-
A partir dos fundamentos, foram constituídos oito critérios de excelência, que permitem às organizações medirem seus esforços no sentido de avaliar se estão ou não sendo excelentes, ou, ao menos, caminhando rumo à excelência. O Caderno da FNQ (2011) apresenta os seguintes critérios de excelência:
• Liderança. Examina o sistema de liderança da organização e o comprometimento pessoal dos membros da Direção no estabelecimento, disseminação e atualização de valores e princípios organizacionais que promovam a cultura da excelência, considerando as necessidades de todas as partes interessadas. Também examina como é implementada a governança, como é analisado o desempenho da organização e como são implementadas as práticas voltadas para assegurar a consolidação do aprendizado organizacional.
• Estratégias e planos. Examina, em detalhe, o processo de formulação das estratégias, enfatizando a análise do setor de atuação, do macroambiente e do modelo de negócio da organização. Também examina o processo de implementação das estratégias, incluindo a definição de indicadores, o desdobramento das metas e planos para todos os setores da organização e o acompanhamento dos ambientes internos e externos.
• Clientes. Examina como a organização identifica, analisa e compreende as necessidades e expectativas dos clientes e dos mercados; divulga seus produtos, marcas e ações de melhoria; e estreita seu relacionamento com os clientes. Também examina como a organização mede e intensifica a satisfação e a fidelidade dos clientes em relação a seus produtos e marcas, bem como avalia a insatisfação.
-
Sociedade. Examina como a organização contribui para o desenvolvimento econômico, social e ambiental de forma sustentável – por meio da minimização dos impactos negativos potenciais de seus produtos e operações na sociedade –, e como interage com a sociedade de forma ética e transparente.
• Informações e conhecimento. Examina a gestão e a utilização das informações da organização e de informações comparativas pertinentes, bem como a gestão de seus ativos intangíveis.
• Pessoas. Examina como são proporcionadas as condições para o desenvolvimento e utilização plena do potencial das pessoas que compõem a força de trabalho, em consonância com as estratégias organizacionais. Também examina os esforços para criar e manter um ambiente de trabalho e um clima organizacional que conduzam à excelência do desempenho, à plena participação e ao crescimento das pessoas.
• Processos. Examina como a organização identifica os processos de agregação de valor; e identifica, gerencia, analisa e melhora os processos principais do negócio e os processos de apoio. Também examina como a organização gerencia o relacionamento com os fornecedores e conduz a sua gestão financeira, visando à sustentabilidade econômica do negócio.
• Resultados. Examina os resultados da organização, abrangendo os econômico-Financeiros e os relativos aos clientes e mercados, sociedade, pessoas, processos principais do negócio e de apoio, assim como os relativos ao relacionamento com os fornecedores.
-
"A antiga mandala dá lugar ao Diagrama do MEG, com seus oito Fundamentos da Gestão para Excelência, que substituem os antigos Critérios de Excelência."
Desatualizada!
-
Em resumo...
*Governança: exercício da liderança pela alta administração;
*Estratégia e planos: formulação e implementação da estratégia;
* Público-alvo: relacionamento do órgão/entidade com o publico-alvo, envolvendo imagem e conhecimento;
* Interesse público e cidadania: observância do regime adm, a participação e o controle social;
* Informação e conhecimento: gestão da informação e do conhecimento da organização;
* Pessoas: sistema de trabalho, desenvolvimento profissional e qualidade de vida
* Processos: gestão dos processos finalísticos e os processos financeiros, de integração de políticas públicas, de atuação descentralizada, de compras e contratos, de parcerias com entidades civis e de gestão do patrimônio público;
* Resultados: resultados apresentados pelo órgão/entidade.
Relacionando-os com o PDCA, teremos:
P -> governança, estratégia e planos, público-alvo, interesse público e cidadania.
D -> pessoas e processos.
C -> resultado
A -> informação e conhecimento
-
Critérios:
1. Liderança
2. Estratégias e Planos
3. Clientes
4. Sociedade
5. Informações e Conhecimentos
6. Pessoas
7. Processos
8. Resultados
*OBS.: geração de valor é fundamento!
(https://www.fnq.org.br/criterios_completo_isbn_pdf_-_FINAL.pdf)
Bons estudos!!!
-
CRITÉRIOS DE EXCELENCIA - peguei no qc
'CLIPE LISO INCOMODA,PROCURE PLAES(PAZ)''
CLIientes
PEssoas
LIderança
SOciedade
INformações
COnhecimento
PROcessos
REsultados
PLAnos
EStratégias
-
A antiga mandala dá lugar ao Diagrama do MEG, com seus oito Fundamentos da Gestão para Excelência, que substituem os antigos Critérios de Excelência. >http://fnq.org.br/aprenda/metodologia-meg/modelo-de-excelencia-da-gestao
-
Os Critérios de Excelência são características tangíveis, mensuráveis quantitativa ou qualitativamente, propostas na forma de questões que abordam processos gerenciais e solicitações de resultados.
Liderança
Estratégias e Planos
Clientes
Sociedade
Informações e Conhecimento
Pessoas
Processos
Resultados