SóProvas


ID
2490970
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Um assessor de imprensa orienta um entrevistado a não mencionar determinado assunto durante uma entrevista exclusiva agendada para o dia seguinte com um jornalista da mídia impressa, a não ser para explicar detalhes sobre o motivo de a informação não poder ser publicada, no que é conhecido como:

Alternativas
Comentários
  • B- Off the record: informação passada em sigilo e com exclusividade para jornalistas, e que só deve ser divulgada com o aval do cliente e do assessor. 

  • letra b
    "off the record" - Em inglês, fora dos registros. Designa informação de fonte que se mantém anônima. O oposto de "off" é a informação "on", em que a fonte aparece identificada. No Brasil, a maioria das informações "off the record" são publicadas.

     

    Copidesque é o nome sofisticado que se dá ao redator.

     

    FastNews parece ser um app, mas se alguém souber o que é, favor me enviar uma mensagem.

     

    Media Training, também reconhecido como treinamento de imprensa.

     

    Teoria do Agendamento ( pressupõe que as notícias são como são porque os veículos de comunicação nos dizem em que pensar, como pensar e o que pensar sobre os fatos noticiado) "(...)em consequência da ação dos jornais, da televisão e dos outros meios de informação, o público sabe ou ignora, presta atenção ou descura, realça ou negligencia elementos específicos dos cenários públicos. As pessoas têm tendência para incluir ou excluir dos seus próprios conhecimentos aquilo que o mass media incluem ou excluem do seu próprio conteúdo. Além disso, o público tende aquilo que esse conteúdo inclui uma importância que reflete de perto a ênfase atribuída pelos mass media aos acontecimentos, aos problemas, às pessoas." Donald Shaw , 1979 (In: WOLG , 1994)

  • Não entendi o porquê do gabarito. Off the records não seria manter o anonimato da fonte? Na questão a fonte está identificada. Outro ponto é que a fonte não passou nenhuma informação em off, pois, como diz a prórpia questão, o entrevistado foi orientado apenas a "explicar detalhes sobre o motivo de a informação não poder ser publicada"

  • Bruna Martelli, perfeito o seu comentário (ao menos do meu ponto de vista). Enfim, e aí, como e o que fazer para tentar entender a lógica da Banca nesse caso? Teríamos de tentar conseguir a justificativa da organizadora do certame. Será que valeria o esforço?

  • Vamos por partes. O recurso conhecido como "Off" pode ser tanto uma entrevista, na qual a fonte deseje se manter em anonimato, quanto uma informação na qual a fonte não quer que seja publicada. Mas a fonte não quer que a notícia seja publicada por quê? Pode ser por muitos motivos. Em geral é porque a notícia pode gerar prejuízos ao interesse público, ou até mesmo porque, caso a noticia seja divulgada, fique em evidência que foi a fonte que vazou.

    É comum que algumas fontes tentem utilizar os jornalistas para "plantar" informações em off, tentando direcionar o trabalho investigativo dos jornalistas. Imaginem a seguinte situação: empregado de empreiteira descobre que existe um setor de pagamento de propina dentro da empresa. Por acidente administrativo, o relatório de pagamentos passou pela sua mesa e, em uma análise rápida, ele logo percebeu do que se tratava. Ele devolveu o relatório ao encarregado, mas se sentiu no dever de denunciar, procurando em seguida um jornal de grande circulação. Ocorre, no entanto, que ele não quer se expôr e teme ser demitido, uma vez que seus superiores agora sabem que o relatório passou pelas suas mãos. O que ele faz? Pede para a informação ficar em "off" e orienta os jornalistas a como encontrarem caminhos alternativos que levem ao descobrimento das propinas, sem que ele seja exposto diretamente. É só lembrar do filme "Watergate". Caso muito parecido, na qual a fonte principal, o famoso "Garganta profunda", era um alto funcionário do governo.