SóProvas


ID
2491324
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Civil
Assuntos

Marque a opção correta, de acordo com o Código Civil brasileiro.

Alternativas
Comentários
  • A)Incorreta - Art. 124. Têm-se por inexistentes as condições impossíveis, quando resolutivas, e as de não fazer coisa impossível.

    B)Correta - Art. 127. Se for resolutiva a condição, enquanto esta se não realizar, vigorará o negócio jurídico, podendo exercer-se desde a conclusão deste o direito por ele estabelecido.

    C)Incorreta - Art. 130. Ao titular do direito eventual, nos casos de condição suspensiva ou resolutiva, é permitido praticar os atos destinados a conservá-lo.

    D)Incorreta - Art. 135. Ao termo inicial e final aplicam-se, no que couber, as disposições relativas à condição suspensiva e resolutiva.

    E)Incorreta- Art. 129. Reputa-se verificada, quanto aos efeitos jurídicos, a condição cujo implemento for maliciosamente obstado pela parte a quem desfavorecer, considerando-se, ao contrário, não verificada a condição maliciosamente levada a efeito por aquele a quem aproveita o seu implemento.

    Qestão maldosa !

  • A - Art. 124, - Tem-se por inexistentes as condições impossíveis, quando resolutivas, e as de não fazer coisa impossível.

    B - Art. 127. Idêntica redação do artigo.

    C - Art. 130 -O titular de direito eventual pode praticar os atos destinados a conservá-lo tanto nos casos de condição suspensiva quanto nos casos de condição resolutiva.

    D - Art. 135. O artigo fala que aplicam-se, NO QUE COUBER, as disposições relativas à condição suspensiva e resolutiva.

    E - Art. 129 - Reputa-se verificada, quanto aos efeitos jurídicos, a condição cujo implemento for maliciosamente obstado pela parte a quem DESFAVORECER, considerando-se, ao contrário, não verificada a condição maliciosamente levada a efeito por aquele A QUEM APROVEIR O SEU IMPLEMENTO.

     

  • Art. 127. Se for resolutiva a condição, enquanto esta se não realizar, vigorará o negócio jurídico, podendo exercer-se desde a conclusão deste o direito por ele estabelecido.

  • A questão trata dos elementos acidentais do negócio jurídico.

    A) São inválidas as condições impossíveis, quando resolutivas, e as condições de não fazer coisa impossível.

    Código Civil:

    Art. 124. Têm-se por inexistentes as condições impossíveis, quando resolutivas, e as de não fazer coisa impossível.

    São inexistentes as condições impossíveis, quando resolutivas, e as de não fazer coisa impossível.

    Incorreta letra “A”.


    B) Se for resolutiva a condição, enquanto esta se não realizar, vigorará o negócio jurídico, podendo exercer-se desde a conclusão deste o direito por ele estabelecido. 

    Código Civil:

    Art. 127. Se for resolutiva a condição, enquanto esta se não realizar, vigorará o negócio jurídico, podendo exercer-se desde a conclusão deste o direito por ele estabelecido.

    Correta letra “B”. Gabarito da questão.

    C) Ao titular do direito eventual, nos casos de condição resolutiva somente, é permitido praticar os atos destinados a conservá-lo. 

    Código Civil:

    Art. 130. Ao titular do direito eventual, nos casos de condição suspensiva ou resolutiva, é permitido praticar os atos destinados a conservá-lo.

    Ao titular do direito eventual, nos casos de condição suspensiva ou resolutiva, é permitido praticar os atos destinados a conservá-lo.

    Incorreta letra “C”.



    D) Ao termo inicial e final aplicam-se apenas as disposições relativas à condição suspensiva e resolutiva.

    Código Civil:

    Art. 135. Ao termo inicial e final aplicam-se, no que couber, as disposições relativas à condição suspensiva e resolutiva.

    Ao termo inicial e final aplicam-se, no que couber, as disposições relativas à condição suspensiva e resolutiva.

    Incorreta letra “D”.


    E) Reputa-se nula, quanto aos efeitos jurídicos, a condição cujo implemento for maliciosamente obstado pela parte a quem desfavorecer. 

    Código Civil:

    Art. 129. Reputa-se verificada, quanto aos efeitos jurídicos, a condição cujo implemento for maliciosamente obstado pela parte a quem desfavorecer, considerando-se, ao contrário, não verificada a condição maliciosamente levada a efeito por aquele a quem aproveita o seu implemento.

    Reputa-se verificada, quanto aos efeitos jurídicos, a condição cujo implemento for maliciosamente obstado pela parte a quem desfavorecer.

    Incorreta letra “E”.


    Resposta: B

    Gabarito do Professor letra B.

  • GABARITO: LETRA B

    !!!!!!! ATENÇÃO !!!!!!!

    São inválidas as condições impossíveis, quando suspensivas

    São inexistentes as condições impossíveis, quando resolutivas

  • São inválidas as condições impossíveis, quando suspensivas

    São inexistentes as condições impossíveis, quando resolutivas