SóProvas


ID
2492287
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2017
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Analise as sentenças abaixo sobre Decreto nº 1.171, de junho de 1994, que trata do Código de Ética do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal.


I. É considerado como dever fundamental do funcionário público exercer suas atribuições com rapidez e rendimento, procurando prioritariamente resolver situações procrastinatórias, de qualquer outra espécie de atraso na prestação dos serviços pelo setor em que exerça suas atribuições, com o fim de evitar dano moral ao usuário;

II. Manter-se atualizado com as instruções, as normas de serviço e a legislação pertinentes ao órgão onde exerce suas funções é uma obrigação do funcionário público;

III. É permitido ao servidor público deixar de utilizar os avanços técnicos e científicos ao seu alcance ou do seu conhecimento para atendimento do seu mister.


Marque a opção CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • XIV - São deveres fundamentais do servidor público:

     

    b) exercer suas atribuições com rapidez, perfeição e rendimento, pondo fim ou procurando prioritariamente resolver situações procrastinatórias, principalmente diante de filas ou de qualquer outra espécie de atraso na prestação dos serviços pelo setor em que exerça suas atribuições, com o fim de evitar dano moral ao usuário;

     

    q) manter-se atualizado com as instruções, as normas de serviço e a legislação pertinentes ao órgão onde exerce suas funções;

     

    XV - E vedado ao servidor público;

    e) deixar de utilizar os avanços técnicos e científicos ao seu alcance ou do seu conhecimento para atendimento do seu mister;

  • Erro do item I

    exercer suas atribuições com rapidez e rendimento, procurando prioritariamente resolver situações procrastinatórias, de qualquer outra espécie de atraso na prestação dos serviços pelo setor em que exerça suas atribuições, com o fim de evitar dano moral ao usuário; (errado)

    exercer suas atribuições com rapidez, perfeição e rendimento, pondo fim ou procurando prioritariamente resolver situações procrastinatórias, principalmente diante de filas ou de qualquer outra espécie de atraso na prestação dos serviços pelo setor em que exerça suas atribuições, com o fim de evitar dano moral ao usuário; (CERTO)

  • Erenita Sampaio, errado. O item I está CORRETO! Não é porque omitiu-se "principalmente diante de filas" que deixa o item errado.

     

    "Exercer suas atribuições com rapidez, perfeição e rendimento, pondo fim ou procurando prioritariamente resolver situações procrastinatórias,principalmente diante de filas ou de qualquer outra espécie de atraso na prestação dos serviços pelo setor em que exerça suas atribuições, com o fim de evitar dano moral ao usuário". Isto é o que diz a lei, como você colocou, e eu destaquei o que, na minha opinião, injustifica o erro da questão. Quando dizemos - "UM OU OUTRO" -, a simples omissão de qualquer um dos dois, não gera erro, como por exemplo: "Você pode fazer macarrão ou arroz" e "Você pode fazer macarrão" ou até "Você pode fazer arroz".

     

    O que acontece é que a assertativa E, que está certa, não indica igual as outras alternativas a palavra: "APENAS". 

    Os itens I e II estão corretos, na minha humilde opinião.

    Abs

  • Item I e II estão corretos. Reparem que a C diz que os intes I e II são INcorretos. Maldade do examinador.

  • Para aqueles que não leram "incorretos" na letra (C), curte ai. Lamentável rsrs

  • I. É considerado como dever fundamental do funcionário público exercer suas atribuições com rapidez e rendimento, procurando prioritariamente resolver situações procrastinatórias, de qualquer outra espécie de atraso na prestação dos serviços pelo setor em que exerça suas atribuições, com o fim de evitar dano moral ao usuário; (CORRETO)

    II. Manter-se atualizado com as instruções, as normas de serviço e a legislação pertinentes ao órgão onde exerce suas funções é uma obrigação do funcionário público; (CORRETO)

    Os itens I e II estão corretos!!! A maldade está nas respostas que depende de interpretação apenas

    a) Apenas o item I está correto. (NÃO, ALÉM DO 1 O 2 TAMBÉM  ESTÁ CORRETO)

    b) Apenas o item III está correto. (NÃO, ESTÁ ERRADO O ITEM 3)

    c) Os itens I e II estão incorretos. (NÃO, AMBOS ESTÃO CORRETOS)

    d) Os itens II e III estão corretos. (NÃO, O ITEM 3 ESTÁ ERRADO)

     e) O item II está correto. (SIM, NÃO QUER DIZER QUE O ITEM 2 NÃO ESTEJA, POIS A RESPOSTA NÃO FALOU EM APENAS)

     

  • Mas sério que o I está incorreto?

  • Questão safadinha...

  • juro que li "Os itens I e II estão corretos"

  • Senhor, eu juro que não  li incorretos. Questão  safadinha  viu.

     

     

  • que maldade!!! kkkkkkkkk

  • Que maldade, meu Deus!

    .

     

    I. É considerado como dever fundamental do funcionário público exercer suas atribuições com rapidez e rendimento, procurando prioritariamente resolver situações procrastinatórias, de qualquer outra espécie de atraso na prestação dos serviços pelo setor em que exerça suas atribuições, com o fim de evitar dano moral ao usuário; CORRETA

    II. Manter-se atualizado com as instruções, as normas de serviço e a legislação pertinentes ao órgão onde exerce suas funções é uma obrigação do funcionário público; CORRETA

    III. É permitido ao servidor público deixar de utilizar os avanços técnicos e científicos ao seu alcance ou do seu conhecimento para atendimento do seu mister. ERRADA.

    .

    a) Apenas o item I está correto.  (Como o examinador usou o advérbio "apenas" deixou a alternativa errada. O item I está correto, mas não apenas ele)

    b) Apenas o item III está correto.

    c) Os itens I e II estão incorretos.

    d) Os itens II e III estão corretos.

    e) O item II está correto. 

     

  • O que torna as opções A e B incorretas é o uso do termo "Apenas", sendo que, o item II também está correto.

     

    Gabarito: Alternativa Echo

  • Questão muito maldosa, lamentável.

  • Para minha alegria..  não foi somente eu o qual não conseguiu enxegar o "incorretos" da letra C Risos

    puta merda!

  • Passada!!!

  • QUESTÃO  :

     

    Analise as sentenças abaixo sobre Decreto nº 1.171, de junho de 1994, que trata do Código de Ética do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal.

     

    I. É considerado como DEVER fundamental do funcionário público exercer suas atribuições com rapidez e rendimento, procurando prioritariamente resolver situações procrastinatórias que , de qualquer outra espécie de atraso na prestação dos serviços pelo setor em que exerça suas atribuições, com o fim de evitar dano moral ao usuário : ERRADO .

     

    II. Manter-se atualizado com as instruções, as normas de serviço e a legislação pertinentes ao órgão onde exerce suas funções é uma obrigação do funcionário público : CORRETO .

     

    III. É permitido ao servidor público deixar de utilizar os avanços técnicos e científicos ao seu alcance ou do seu conhecimento para atendimento do seu mister : ERRADO. 

     

    MARQUE A CORRETA :

     

    E ) Item II : CORRETO. 

  • Quaaaase que u errava kkkk. Ainda cheguei a marcar a letra C! Por pouco o "incorreto" passava despercebido. Essa é a famosa peneira em concursos públicos, só os mais atentos se salvam!

  • O decreto 1171/94 sequer cita a palavra obrigação. O item II traz um DEVER do servidor. Ao pé da letra, está incorreta. Bastava a banca "querer" considerá-la incorreta que seria. O fato é que não basta saber o que a lei traz exatamente, temos que interpretar a cabeça da banca. Temos:

    XIV - São deveres fundamentais do servidor público:

    q) manter-se atualizado com as instruções, as normas de serviço e a legislação pertinentes ao órgão onde exerce suas funções;

    Gabarito E com ressalvas.

  • ALTERNATIVA E)

     

    Paula Anjos a palavra DEVER no dicionário significa obrigação. A banca poderia, sem nenhum problema, fazer a substituição que fez.

     

    dever

    verbo

    1.

    regência múltipla

    ter de pagar; ter dívidas ou obrigações.

    2.

    transitivo direto e bitransitivo

    estar em agradecimento; estar obrigado por.

     

  • Questão caberia recurso! Pq a informação do item I pode está incompleto, mas isso não torna o item errado!

  • O item I está correto mas não há nas alternativas a opção de I e II corretos ou somente III errado, note que alternativa E diz que o item II está correto e não que apenas o II está correto.

  • A alternativa I e II estão corretas, entretanto, não há alternativa para ambas, mas, se prestarem bem atenção verão que na letra A diz "apenas o item I está correto", sendo assim considera-se apenas uma correta, enquanto que na E "o item II está correto", dando a entender que outra alternativa pode estar correta. Pegadinha!!

  • errei por causa do IN