SóProvas


ID
2492398
Banca
FUNDATEC
Órgão
IGP-RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Na soldagem, as tensões de origem térmica são decorrentes da contração do metal em sua transição do estado líquido para o sólido, resultantes do processo de aquecimento e subsequente resfriamento. A contração do metal depositado na sua transição do estado líquido para o sólido provoca tensões de tração que podem empenar a peça. Todas as medidas citadas abaixo podem ser tomadas para aliviar as tensões de soldagem e podem ser tomadas previamente para reduzir o empenamento, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Martelamento da solda

    As tensões de contração do cordão de solda são aliviadas por meio de martelamento. Nesse caso, o cordão sofre um escoamento fazendo com que a peça não apresente deformações indesejáveis.

    http://essel.com.br/cursos/material/01/Manutencao/08manu.pdf

    https://www.youtube.com/watch?v=GxQhStJngac

  • Alguém explica a letra D?

  • Rauny Pansera aí vai:

    Seguir uma ordem para aplicação dos cordões de forma a equilibrar as forças produzidas. Observe as indicações na figura.

    https://www.esab.com.br/br/pt/education/blog/dilatacao-e-contracao-dos-metais-na-soldagem-10-dicas-para-evitar.cfm

  • O que eu achei estranho é que o livro do Wainer cita explicitamente que a corrente de soldagem é inversamente proporcional à velocidade de resfriamento, ou seja: aumentado a corrente, a taxa de de resfriamento é menor, o que seria uma fator benéfico.

    Há algum erro nesse raciocínio?