SóProvas


ID
2492773
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Robbins (2010) destaca os métodos de socialização como uma das forças importantes na manutenção da cultura. Quanto às opções de práticas de socialização, coloque V (Verdadeiro) ou F (Falso), nas afirmativas abaixo, assinalando a seguir a opção que apresenta a sequência correta.


( ) Quanto mais o novo funcionário for segregado do ambiente normal do trabalho e diferenciado de alguma forma para explicitar seu papel de recém-chegado, mais formal será a socialização.

( ) A programação dentro da qual os recém-chegados devem fazer a transição de "de fora" para “de dentro" pode ser fixa ou variável. Na programação fixa, existem estágios padronizados de transição enquanto, no sistema variável, as transições no cronograma não são anunciadas.

( ) A socialização seriada é caracterizada pela utilização dos modelos de papéis que treinam e incentivam o novato, tendo como exemplo o programa de aprendizes. Já na socialização aleatória, os modelos são deliberadamente omitidos e o novo funcionário é deixado sozinho para resolver como fazer as coisas, como no programa de mentores.

( ) A socialização de despojamento parte do princípio de que as qualidades e as qualificações dos novatos são ingredientes necessários ao sucesso e, por isso, são confirmadas e apoiadas. A socialização do tipo investidura, ao contrário, tenta eliminar algumas características dos novos contratados.

( ) Os novos membros podem ser socializados individualmente como também podem ser agrupados e expostos simultaneamente às mesmas experiências.

Alternativas
Comentários
  • (F ) A socialização seriada é caracterizada pela utilização dos modelos de papéis que treinam e incentivam o novato. Os programas de aprendizes e de mentores são exemplos disso. Na socialização aleatória, os modelos são deliberadamente omitidos e o novo funcionário é deixado sozinho para resolver como fazer as coisas, [u] como no programa de mentores.[/u]

    ROBBINS 2010, pág 510. 

    (F ) A socialização de investidura parte do princípio de que as qualidades e as qualificações dos novatos são ingredientes necessários ao sucesso e, por isso, são confirmadas e apoiadas. A socialização do tipo despojamento, ao contrário, tenta eliminar algumas características dos novos contratados.