SóProvas


ID
2493001
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Segundo Goodman (2012), os distúrbios degenerativos caracterizam-se pela perda progressiva e irreversível dos neurônios localizados em regiões específicas do cérebro. São exemplos a esclerose lateral amiotrófica e as doenças de Parkinson, Huntington e Alzheimer.

Como grupo, estes distúrbios são relativamente comuns e acarretam problemas médicos e sociais significativos. Hoje os tratamentos disponíveis para os distúrbios neurodegenerativos atenuam os sintomas da doença, mas não alteram a evolução do processo neurodegenerativo.

Assinale a opção correta sobre os fármacos usados comumente no tratamento dos distúrbios neurodegenerativos.

Alternativas
Comentários
  • Levodopa é precursor metabólico da dopamina.

    Os Inibidores da monoamino-oxidase causam a reação do queijo se o paciente ingerir alimentos ricos em tiramina e fizer uso de farmacos dessa classe.

    Entacapona não é utilizado no Alzheimer, no Alzheimer ocorre uso de anticolinesterásicos como a galantamina, tacrina, rivastigmina e donezepila ou da memantina que é antagonista dos receptores NMDA.

  • Sobre o riluzol, ele atua apenas na liberação e acao glutamatergica pós-sináptica

  • a) A LEVODOPA é o precursor metabólico da dopamina e, isoladamente, é o fármaco mais eficaz para o tratamento da doença de Parkinson.

    b) donepezila, rivastigmina e galantamina são fármacos amplamente utilizados no tratamento da doença de Alzheimer com a finalidade de ampliar a transmissão colinérgica.

    c) O riluzol é um fármaco utilizado no tratamento da esclerose lateral amiotrófica que inibe a liberação do glutamato, mas também inibe os canais de sódio dependentes da voltagem.

    d) A fluoxetina é eficaz no tratamento da depressão e da irritabilidade demonstradas pelos pacientes com doença de Huntington sintomática.

    e) A selegilina e a rasagilina são inibidores seletivos da MAO-B utilizados no tratamento da doença de Parkinson que não produzem o chamado “efeito do queijo”. fenelzina é inibidor inespecífico da MAO