a) Fresa de passo pequeno não é recomendada para operações em ferro fundido.
FALSO - As fresas de passo pequeno são recomendadas para usinagem de ferro fundido. Estas possuem maior número de dentes e por isso o cavaco curto do ferro fundido se aloja bem entre os pequenos espaços entre os dentes.
b) Na utilização de fresas de passo extra pequeno, devem-se evitar velocidades elevadas de avanço;
FALSO - As fresas de passo extra-pequeno permitem altas velocidades de avanço. Uma vez que possuem muitos dentes (mais do que a de passo pequeno) baixas velocidades (de rotação) são compensadas pelo número de dentes (Z) e alta velocidade de avanço. O ideal é manter pelo menos 2 dentes simultaneamente no corte. Por isso altas velocidades de avaço para essa fresa são permitidas.
c) Fresas de passo pequeno geram menor potência de corte que uma fresa de passo grande, mantendo-se o mesmo avanço por volta.
FALSO - Fresas de passo grande geram menor potência de corte que uma fresa de passo pequeno mantendo-se o mesmo avanço por volta, já que, na primeira, o avanço por dente é maior do que na segunda, para um mesmo volume de cavaco gerado na unidade de tempo.
d) Fresa de passo grande é recomendada para desbaste e semiacabamento de aços e onde há tendência à vibração.
CORRETO
e) Operações com fresas de passo pequeno não permitem alta taxa de remoção do cavaco.
FALSO - Permite alta taxa de remoção de cavaco conseguida aumentando-se o avanço por volta e, consequentemente a velocidade de avanço, mantendo-se o avanço por dente no mesmo nível da fresa de passo grande.
O passo das fresas deve ser escolhido em função, principalmente, dos materiais a serem usinados. Temos que:
1 - Para fresas de passo pequeno, há maior exigência de potência motriz, ocorrência de pior acabamento superficial e usada para materiais que gerem cavacos curtos; ressalta-se que, quanto menor o passo, maior a velocidade de avanço suportada por uma fresa
2 - Fresas de passo grande são as que exigem menor potência motriz e devem ser usadas em aços que apresentam tendência à vibração quando em usinagem.
Gabarito: letra D