SóProvas


ID
2495944
Banca
PUC-PR
Órgão
TJ-MS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                       Gerente 'amplia' furto de picanha e é preso junto com ladrão em SC

O furto de picanha de um mercado em Brusque (SC) levou tanto o ladrão como o gerente do local para a cadeia. Isso teve um motivo: ao dar queixa à polícia, o funcionário admitiu que, para tentar garantir que o ladrão ficasse preso, mais que triplicou o número de peças furtadas.

O caso gerou polêmica em redes sociais e em sites jurídicos, após o delegado que fez as prisões publicar um artigo intitulado "Não fiz concurso para Batman". No texto, ele defende que a polícia aplique a lei e não tente agradar os que buscam vingança.

Segundo o delegado David Queiroz de Souza, que já foi investigador da Polícia Civil de SP e hoje é titular da Delegacia da Mulher em Brusque, o episódio ocorreu no último sábado (4), quando ele dava plantão na delegacia regional.

O ladrão, que já era monitorado pelos seguranças do mercado por causa de furtos anteriores, foi abordado na saída da loja. A PM foi chamada e o levou à delegacia com 14 peças de picanha.

Queiroz tomou depoimento do gerente do supermercado e, depois, do suspeito, que admitiu o furto, mas destacou que estava levando quatro peças de carne, e não 14. O delegado questionou o gerente.

"Ele falou: 'Vou ser sincero. Se eu trouxesse ele aqui com 4 kg de carne, não ia dar em nada, então eu coloquei mais mesmo'. Eu respirei fundo, tentei me lembrar por que entrei na polícia, há 15 anos, e expliquei para ele, até pessoalmente constrangido, que ele também tinha cometido um crime", diz o delegado.

O ladrão foi preso em flagrante por furto, e o gerente, por fraude processual – cuja pena varia de três meses a dois anos de detenção e multa.

O primeiro não pagou a fiança, arbitrada em um salário mínimo (R$ 788), e foi para o sistema prisional. Já o gerente pagou fiança de cerca de dois salários mínimos e foi liberado. A polícia não informa os nomes deles. (...)

Disponível em:<http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2015/04/1614175-gerente-amplia-furto-de-picanha-e-e-preso-junto-com-ladrao-emsc.shtml> . Acesso em: 09/04/2015. (adaptado).


A coesão é responsável pela ligação das partes dos textos. Uma boa coesão garantirá clareza e fluência na leitura. Sobre esse assunto, marque a alternativa CORRETA.  

Alternativas
Comentários
  • Não aparece palavra em destaque
  • Provavelmente o erro da alternativa "C" se dá pelo pronome "eu" aparecer três vezes, mas em duas delas referem-se ao gerente e na outra referere-se ao delegado.

    Gabarito "E" - Temos que ficar ligados!

  • O erro da letra C é que o pronome "ele" aparece 3 vezes. Que raiva!!! Detalhe bobo!

  • "Ele falou: 'Vou ser sincero. Se eu trouxesse ele aqui com 4 kg de carne, não ia dar em nada, então eu coloquei mais mesmo'. Eu respirei fundo, tentei me lembrar por que entrei na polícia, há 15 anos, e expliquei para ele, até pessoalmente constrangido, que ele também tinha cometido um crime", diz o delegado.

    C)No sexto parágrafo, o pronome pessoal de terceira pessoa “ele” ocorre duas vezes. Nos dois casos, ele tem o mesmo referente. (não tem o mesmo referente, como podem observar abaixo) O mesmo acontece com o pronome pessoal de primeira pessoa “eu”, que ocorre três vezes, mas nesse caso as ocorrências referem-se a pessoas diferentes. 

    Pessoal, eu analisei da seguinte forma=> "Ele (gerente) falou: 'Vou ser sincero. Se eu trouxesse ele (ladrão) aqui com 4 kg de carne...