SóProvas


ID
2496190
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Os segmentos a seguir fazem parte de um texto sobre a geração Y, publicado no jornal El País (edição on-line) em 13/06/2017. Numere os parênteses, determinando a ordem lógica desses segmentos.


( ) Parte desse “tudo pronto”, muitas vezes, se atribui aos pais. Mas, para a professora Lúcia Villas Boas, pesquisadora da Fundação Carlos Chagas, “a opção por prolongar a permanência na casa dos pais deve ser entendida não somente em função dos ritmos e das formas de inserção profissional, mas também como um efeito geracional em busca de uma nova construção de identidade”.

( ) Ademar Bueno, diretor do Laboratório de Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGV), vai contra essa percepção. “Eles vão se formar novamente, se especializar, e quando chegam ao mercado a história vai se repetir, porque eles estarão ainda mais bem preparados para vagas que não correspondem ao que almejam”.

( ) Para Carla Linhares, professora de Gestão de Pessoas da Fundação Dom Cabral, a geração Y é liderada pelo imediatismo e as mudanças de curso e desistências refletem isso.

O importante, frisa, é que “eles não estão desistindo, apenas estão migrando para ter melhores oportunidades”. Isso pode ser visto, segundo Linhares, como algo positivo.

( ) Essa construção, segundo explica, se apropria de novas formas culturais que envolvem o processo de independência, de desfamiliarização e de transformação da identidade pessoal que, atualmente, vêm sendo construídos sobre novas bases.

( ) Para ele, o que falta é ajustar o processo motivacional do estudante, para que ele saiba lidar com as frustrações e entenda que “a formação exige esforços individuais, que eles precisam estar mais aptos a encarar desafios e projetos, aprender a se situar nesse mundo. Não se trata de entrar em um lugar e receber tudo pronto”, afirma.


Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta dos parênteses, de cima para baixo

Alternativas
Comentários
  • Justamente como a colega comentou: 3-2-5-1-4, mas não há a opção aqui. Houve erro de digitação?

  • "c"

    Para Carla Linhares, professora de Gestão de Pessoas da Fundação Dom Cabral, a geração Y é liderada pelo imediatismo e as mudanças de curso e desistências refletem isso.
    O importante, frisa, é que “eles não estão desistindo, apenas estão migrando para ter melhores oportunidades”. Isso pode ser visto, segundo Linhares, como algo positivo.

    Ademar Bueno, diretor do Laboratório de Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGV), vai contra essa percepção (Posição de Carla Linhares). “Eles vão se formar novamente, se especializar, e quando chegam ao mercado a história vai se repetir, porque eles estarão ainda mais bem preparados para vagas que não correspondem ao que almejam”.
    Para ele (Ademar Bueno), o que falta é ajustar o processo motivacional do estudante, para que ele saiba lidar com as frustrações e entenda que “a formação exige esforços individuais, que eles precisam estar mais aptos a encarar desafios e projetos, aprender a se situar nesse mundo. Não se trata de entrar em um lugar e receber tudo pronto”, afirma.
    Parte desse “tudo pronto”, muitas vezes, se atribui aos pais. Mas, para a professora Lúcia Villas Boas, pesquisadora da Fundação Carlos Chagas, “a opção por prolongar a permanência na casa dos pais deve ser entendida não somente em função dos ritmos e das formas de inserção profissional, mas também como um efeito geracional em busca de uma nova construção de identidade”.
    Essa construção, segundo explica, se apropria de novas formas culturais que envolvem o processo de independência, de desfamiliarização e de transformação da identidade pessoal que, atualmente, vêm sendo construídos sobre novas bases.
     

  • Concordo com o Gustavo Dias...

    Não existe alternativa

  • Como pode começar com.. Essa construção, segundo..

    Essa oq? Tem que vim uma coisa antes

  • Essa questão provavelmente será anulada......

  • PAPOCAWWW

  • A grande jogada era você associar uma sequencia entre o segmento: " Ademar Bueno, diretor do Laboratório de Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGV), vai contra essa percepção. “Eles vão se formar novamente, se especializar, e quando chegam ao mercado a história vai se repetir, porque eles estarão ainda mais bem preparados para vagas que não correspondem ao que almejam”. " e o seguimento: "Para ele, o que falta é ajustar o processo motivacional do estudante, para que ele saiba lidar com as frustrações e entenda que “a formação exige esforços individuais, que eles precisam estar mais aptos a encarar desafios e projetos, aprender a se situar nesse mundo. Não se trata de entrar em um lugar e receber tudo pronto”, afirma.", pois existe somente uma pessoa (homem) citado no texto.

     

  • Questão complicada... Fiquei em dúvida começar o texto com um terno anafórico ....

  • Questão que cobra o aluno a ter uma boa percepção de leitura. Letra C.

  • esse tipo de questão é muito complicada, seria bom os profes comentarem para termos uma luz! 

  • Nesse tipo de questão temos que nos apegar aos detalhes. Por exemplo: "ESSE" refere-se a coisas já citadas, enquanto "ESTE" refere-se a algo que ainda será citado. Além disso é importante atentar-se às referências como "PARA ELE"  e  "vai contra ESSA percepção".

  • Dá para utilizar o Raciocínio Lógico.Imagine que todas as proposições podem ser 1,2,3,4 e 5, portanto:

    1,2,3,4,5 ( ) Parte desse “tudo pronto”, muitas vezes, se atribui aos pais...

    1,2,3,4,5 ( ) Ademar Bueno, diretor do Laboratório de Inovação,...

    1,2,3,4,5 ( ) Para Carla Linhares, professora de Gestão de Pessoas.....

    1,2,3,4,5 ( ) Essa construção, segundo explica, .....

    1,2,3,4,5 ( ) Para ele, o que falta é ajustar o ... entrar em um lugar e receber tudo pronto, afirma.

    Em vermelho expressões que indicam um parágrafo anterior.

    Em azul expressão que indica sequencia entre os parágrafos. 

    Se , as frases A, C e E não podem ser as primeiras, temos:

    a) 2 – 5 – 1 – 3 – 4. (errada)

    b) 4 – 5 – 1 – 2 – 3. (errada)

    c) 4 – 1 – 5 – 2 – 3.

    d) 2 – 1 – 5 – 3 – 4.

    e) 5 – 3 – 2 – 4 – 1. (errada)

    Se , as frases E e A são sequenciais, temos: ou 2→1 ; ou 3→4 ou; 4→5

    Ou seja exclui a opção d.

    c) 4 – 1 – 5 – 2 – 3. (correta)

    d) 2 – 1 – 5 – 3 – 4. (errada)

  • Cristo Redentor, acertei uma dessas!!!!!!!!!!!

    Não acredito kkkkkk

  • Não há gabarito.

    sequencia correta: 32514.

    Segue link do texto:

  • o cara passa 20 minutos para responder uma questão dessa e olhe lá
  • questão encardida não tem gabarito...

  • Simplesmente não existe alternativa correta, ou por erro da banca ou de digitação do QC.

    Deixo aqui o link do texto para quem se interessar

    https://brasil.elpais.com/brasil/2014/02/04/sociedad/1391544951_779657.html