SóProvas


ID
2496364
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O parágrafo abaixo dá início a um texto publicado na revista Galileu, edição de julho de 2017.


Especialistas sugerem que existe um horário ideal para se consumir café. Como explica o estudo, publicado no periódico Frontiers in Psychology, a cafeína pode ajudar a tornar sua memória mais eficiente, mas apenas se consumida nos horários certos.


Numere os segmentos a seguir, determinando a sequência lógica desse texto


( ) Esse cientista explicou como pessoas mais velhas eram afetadas positivamente pelo consumo da substância nos períodos da tarde, momento em que eles se sentiam mais cansados. Sherman se propôs então a verificar qual era o padrão em uma amostragem mais nova, já que, quando jovens, o ponto de menor disposição física das pessoas é pela manhã.

( ) O grupo da tarde, no entanto, não relatou grandes diferenças.

( ) A pesquisa, conduzida pela pós-doutoranda da Universidade de Boston, Stephanie Sherman, tinha como objetivo investigar as consequências que o café poderia ter em nossa memória. A especialista ficou intrigada com o assunto após observar os resultados obtidos por um outro pesquisador, Lee Ryan.

( ) Ela pediu para que um grupo de voluntários entre 18 a 21 anos comparecessem ao laboratório às sete da manhã e outro às duas da tarde, para um teste de memória. Antes de cada sessão, ela perguntava aos participantes o quão acordados eles se sentiam. Depois, eles recebiam um copo de café: metade recebia a substância pura e a outra recebia a versão descafeinada.

( ) Nenhum deles, porém, sabia dessa separação. Os resultados mostraram que o grupo da manhã que recebeu o café puro se beneficiou da ingestão de cafeína: não só relataram se sentirem mais despertos, como também apresentaram melhoras na memória.


Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta dos parênteses, de cima para baixo

Alternativas
Comentários
  • Especialistas sugerem que existe um horário ideal para se consumir café. Como explica o estudo, publicado no periódico Frontiers in Psychology, a cafeína pode ajudar a tornar sua memória mais eficiente, mas apenas se consumida nos horários certos.

    (2) O grupo da tarde, no entanto, não relatou grandes diferenças.

    (5) Nenhum deles, porém, sabia dessa separação. Os resultados mostraram que o grupo da manhã que recebeu o café puro se beneficiou da ingestão de cafeína: não só relataram se sentirem mais despertos, como também apresentaram melhoras na memória.

    (1) Esse cientista explicou como pessoas mais velhas eram afetadas positivamente pelo consumo da substância nos períodos da tarde, momento em que eles se sentiam mais cansados. Sherman se propôs então a verificar qual era o padrão em uma amostragem mais nova, já que, quando jovens, o ponto de menor disposição física das pessoas é pela manhã.

    (3) A pesquisa, conduzida pela pós-doutoranda da Universidade de Boston, Stephanie Sherman, tinha como objetivo investigar as consequências que o café poderia ter em nossa memória. A especialista ficou intrigada com o assunto após observar os resultados obtidos por um outro pesquisador, Lee Ryan.

    (4) Ela pediu para que um grupo de voluntários entre 18 a 21 anos comparecessem ao laboratório às sete da manhã e outro às duas da tarde, para um teste de memória. Antes de cada sessão, ela perguntava aos participantes o quão acordados eles se sentiam. Depois, eles recebiam um copo de café: metade recebia a substância pura e a outra recebia a versão descafeinada.

     

  • Não entendi.

     

  • o meu foi 3 1 4 5 2

  • Nunca tinha me deparado com essas questões. Muito criativa e interessante!

  • Nossa não entendi! Por favor, alguém pode me explicar esse tipo de questão? :(

     

  • Coesão = conexão, ligação, harmonia entre os elementos. Já coerência é a relação lógica entre as ideias. Nesse caso você tem que rever os tipos de coeões e interliga-las em cada paragrafo. No final do primeiro parágrafo ele citou o nome do pesquisador Lee e na sequencia do segundo paragrafo ele continuou com o pronome 'esse' cientista que fez uma conexão harmoniosa no texto. Coesão e Coerência. Letra A.

  • Me amarro em fazer questões desse tipo

  • Para responder questões como esta não nos surpreendamos se o parágrafo inicial da questão começar como um recorte da metade do texto. É o que a banca geralmente apresenta para confundir o candidato, que se sente confuso, por não ter por onde começar. 

    Comecei a resolver assim, eliminando as mais absurdas, no caso, as alternativas C e D. 

    Não tem lógica um texto começar assim: "O grupo da tarde, no entanto, não relatou grandes diferenças".

    Em seguida procurei um parágrafo que tivesse caracterísitca de começo, neste caso, aquele que inicia abordando o assunto do texto, a pesquisa, isto é, a número 1. Assim eu já eliminei mais um item, ficando apenas com a alternativa A e B. 

    Testei a alternativa B e logo percebi que ficaria errada a continuação, pois o parágrafo seguinte ao primeiro foi concluido com um comentário sobre o pesquisador, Lee Ryan, daí não teria lógica seguir um parágrafo seguinte deixando de citá-lo. Por isso o parágrafo mais coerente após a oração:" A especialista ficou intrigada com o assunto após observar os resultados obtidos por um outro pesquisador, Lee Ryan". 

    Seria este: "Esse cientista explicou como pessoas mais velhas eram afetadas​..."

    Resposta, portanto, letra A.

    Espero ter ajudado.

  • Não sei como esse tipo de questão pode avaliar o conhecimento de alguém. 

  • ( ) A pesquisa, conduzida pela pós-doutoranda da Universidade de Boston, Stephanie Sherman, tinha como objetivo investigar as consequências que o café poderia ter em nossa memória. A especialista ficou intrigada com o assunto após observar os resultados obtidos por um outro pesquisador, Lee Ryan.

    ( ) Esse cientista  (Lee Ryan) explicou como pessoas mais velhas eram afetadas positivamente pelo consumo da substância nos períodos da tarde, momento em que eles se sentiam mais cansados. Sherman se propôs então a verificar qual era o padrão em uma amostragem mais nova, já que, quando jovens, o ponto de menor disposição física das pessoas é pela manhã.

    ( ) Ela pediu para que um grupo de voluntários entre 18 a 21 anos comparecessem ao laboratório às sete da manhã e outro às duas da tarde, para um teste de memória. Antes de cada sessão, ela perguntava aos participantes o quão acordados eles se sentiam. Depois, eles recebiam um copo de café: metade recebia a substância pura e a outra recebia a versão descafeinada.

    ( ) Nenhum deles, porém, sabia dessa separação. Os resultados mostraram que o grupo da manhã que recebeu o café puro se beneficiou da ingestão de cafeína: não só relataram se sentirem mais despertos, como também apresentaram melhoras na memória.

    ( ) O grupo da tarde, no entanto, não relatou grandes diferenças.

     

  • Essa UFPR é a única banca "nojenta" que elabora esse tipo de questão em concursos. A minoria das pessoas acertam esse tipo de questão, e ressaltando, não serve de base nenhuma para avaliação de conhecimento. Em resumo: só serve para "quebrar a bicicleta" dos candidatos e tomar um tempo preciosíssimo durante a prova. Tal que é um critério usado, em relação a questões, apenas por ela, raríssimo, quase impossível, se ver esse tipo de questão aplicado por outras bancas, isso sem mencionar o tamanho dos textos, nos quais se gastam muitos minutos para leitura e compreenção, que ela coloca nas provas, que não são nada pequenos, pra se tirar destes 3 ou 4 questões e em seguida já vem outro "jornal". Para uma banca de nome, é muita falta de bom senso apresentada nas questões de português.

  • Pessoal, não acertei nenhuma questão desta banca que segue este tipo de resolução. Que difícil!

     

  • GAB A

     

    Especialistas sugerem que existe um horário ideal para se consumir café. Como explica o estudo, publicado no periódico Frontiers in Psychology, a cafeína pode ajudar a tornar sua memória mais eficiente, mas apenas se consumida nos horários certos.

    2 - ( ) Esse cientista explicou como pessoas mais velhas eram afetadas positivamente pelo consumo da substância nos períodos da tarde, momento em que eles se sentiam mais cansados. Sherman se propôs então a verificar qual era o padrão em uma amostragem mais nova, já que, quando jovens, o ponto de menor disposição física das pessoas é pela manhã.

    5 - ( ) O grupo da tarde, no entanto, não relatou grandes diferenças.

    1 - ( ) A pesquisa, conduzida pela pós-doutoranda da Universidade de Boston, Stephanie Sherman, tinha como objetivo investigar as consequências que o café poderia ter em nossa memória. A especialista ficou intrigada com o assunto após observar os resultados obtidos por um outro pesquisador, Lee Ryan.

    3 - ( ) Ela pediu para que um grupo de voluntários entre 18 a 21 anos comparecessem ao laboratório às sete da manhã e outro às duas da tarde, para um teste de memória. Antes de cada sessão, ela perguntava aos participantes o quão acordados eles se sentiam. Depois, eles recebiam um copo de café: metade recebia a substância pura e a outra recebia a versão descafeinada.

    4 - ( ) Nenhum deles, porém, sabia dessa separação. Os resultados mostraram que o grupo da manhã que recebeu o café puro se beneficiou da ingestão de cafeína: não só relataram se sentirem mais despertos, como também apresentaram melhoras na memória.

  • Essa banca é muito semelhante a Cops-Uel, alto grau de complexidade nas questões.

  • Janaina Barcala, não vá diretamente ao texto se atente as afirmativa e vai eliminado as que não fazem mínimo sentido, em seguida, vai ordenando seu paragrafo no sentido correto, faço dessa mameira ajuda muito nesse tipo de questão vide comentário da nossa colega Ariane camargo.

    Espero ter ajudado.

  • EU SOU RUIM NESSAS QUESTÕES.

    ACERTEI COM ESSE RACIOCÍNIO:

    3)  A pesquisa, conduzida pela pós-doutoranda da Universidade de Boston, Stephanie Sherman, tinha como objetivo investigar as consequências que o café poderia ter em nossa memória. A especialista ficou intrigada com o assunto após observar os resultados obtidos por um outro pesquisador, Lee Ryan. ( LEE RYAN = MASCULINO)

    1) Esse cientista explicou como pessoas mais velhas eram afetadas positivamente pelo consumo da substância nos períodos da tarde, momento em que eles se sentiam mais cansados. Sherman se propôs então a verificar qual era o padrão em uma amostragem mais nova, já que, quando jovens, o ponto de menor disposição física das pessoas é pela manhã.

    TERMO (ESSE= RETORNA LEE RYAN)

    LOGO, CONCLUI 1 e 3 estão perto.

    2 – 5 – 1 – 3 – 4.

    GABARITO= A

    DEUS.

  • BIZU: Quase sempre a alternativa onde a primeira não se repete nas demais alternativas estará errada. Repare a E, é a única em que o 1 não se repete nas demais. Logo basta escolher uma das restante em que se repetem, veja qual faz mais sentido e você já eliminou 3, restando somente duas. É um bizu que utilizo, quase nunca erro essas questões.

    OBS: Lembrando que QUASE SEMPRE não significa SEMPRE. Em todas as questões desse tipo que já resolvi, sempre esteve errada.

  • Fácil

  • Tomo café, logo existo para estudar pra essa banca doidaça !

  • Quem fez essa questão com um tanque de café na mão dá um gostei!

  • Ache a 1. So nessa, vc ja elimina 3 alternativas.

    Ache a 2. Provavelmente aqui vc ja mata a questao. Se nao, da 3 nao passa!

  • Quer melhorar pra esse tipo de pergunta? Leia mais textos, livros, jornais ...isso vai ajudar!

    Gab A

  • difícil, porém não impossível, é tipo montar quebra cabeça, tente achar duas que se encaixe, que o resto vai que vai
  • rumo a pc pr papi