SóProvas


ID
2496388
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Na Espanha, após seis meses de trabalho parlamentar intenso e com 66 especialistas discutindo com a subcomissão do Congresso criada com este objetivo, as forças políticas chegaram finalmente a um pacto de Estado contra a violência de gênero. O acordo deve dar um novo impulso a uma luta que corria o risco de ficar __________ pela impotência ou conformismo. [...]

      O conjunto de medidas inclui mudanças legais e de reorganização dos dispositivos, __________ de assegurar uma resposta rápida, eficaz e homogênea em todo o país. Uma das medidas mais importantes é a mudança de critérios na definição de vítima. Até agora, para que as mulheres pudessem ter acesso aos serviços de ajuda e proteção, era preciso que tivessem feito antes a denúncia. Este requisito __________ o pedido de assistência, pois muitas mulheres ameaçadas não se sentem suficientemente fortes para enfrentar o abusador. A partir de agora, poderão ter acesso a proteção e ajuda através de uma acreditação como vítima que pode ser emitida tanto por órgãos judiciais como policiais e sociais específicos. Outros acordos importantes são a proteção específica dos menores, a supressão do atenuante de confissão, restrições na aplicação da guarda compartilhada e compromisso de estudar uma fórmula para evitar que a __________ da obrigação de declarar por parte da vítima favoreça a impunidade do abusador.

      Do ponto de vista organizativo, é preciso destacar a recuperação de competências dos municípios. Por estar a administração mais próxima, é mais capaz de detectar os casos e, portanto, pode ser mais eficaz. A falta de coordenação entre instituições e a pouca especialização de alguns serviços é a causa da desigualdade nos resultados. O pacto prevê medidas para garantir que, quando um caso é detectado, seja ativado de forma rápida um sistema de acompanhamento da vítima, para evitar sua desproteção. A casuística demonstra que o momento de maior perigo é a fase posterior à ruptura ou à denúncia. A existência de unidades multidisciplinares treinadas especificamente para esse tipo de problema certamente vai melhorar a resposta. [...]

(El País, julho 2017. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2017/07/24/opinion/1500919987_655643.html> .)

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas deixadas no texto.

Alternativas
Comentários
  • d) paralisada – a fim – freava – dispensa. (gabarito)

  • A fim = locução de finalidade, equivale a para.

    Ex: estudou a fim de ter salário fixo.

    Afim = semelhante, que tem finalidade. 

    Ex: nossos valores sempre foram afins

     

    FONTE: Duda Nogueira

  • Despensa é o local da casa onde você costuma guardar mantimentos. Ex: “A despensa está cheia! Vamos comer muito no final de semana”. 

    Dispensa é a forma derivada do verbo “dispensar”, e é a palavra que usamos quando alguém nos desobriga de alguma função. 

     

    Na conjugação do verbo Frear, no tempo pretérito imperfeito a vogal “i” não aparece. Embora este verbo seja derivado de “freio”, não é correto dizer freiar ou que alguém freiou o carro. 

    Vejamos: 

    Eu freava
    Tu freavas
    Ele freava
    Nós freávamos
    Vós freáveis
    Eles freavam

  • GABARITO D.

  • paralisada – a fim – freava – dispensa. 

  • A forma “paralisada”, derivada do verbo “paralisar”, grafa-se com “s”. Por quê? Como substantivo “paralisia” possui “s” com som de “z” em sua grafia, o verbo derivado será grafado com ISAR, com “s”.

    Deve-se empregar a forma “a fim” separado, pois esta expressa o sentido de finalidade.

    A forma correta é “freava”, sem o “i”. O “i” somente se fará presente nos verbos de terminação EAR (nomear, renomear, frear, falsear, etc.) apenas nas formas rizotônicas do presente do indicativo e do presente do subjuntivo.

    Por fim, deve-se empregar a forma “dispensa”, derivada do verbo “dispensar”. Não confunda com “despensa”, que significa “pequeno compartimento”.

    Resposta: D

  • GABARITO= D

    PARALISAR = PARALISADA

    A FIM

    FREAVA

    DISPENSA= ATO DE DISPENSAR

    DESPENSA = ONDE GUARDA MÁQUINA DE LAVAR.

  • frear

    despesa da casa

    dispensou o pessoal

    paraliSar

  • ISAR X IZAR   

    FINALIZARà verdadeiro sufixo

    REALIZAR

    ANALISARà terminação verbal em AR, já possuem o “s”

  • Resumindo a explicação do professor:

    As alternativas que estão erradas são as que não estão certas.

  • Tempo: Presente do Indicativo (indica, principalmente, uma ação que ocorre no exato momento em que se narra a ação. Indica também uma ação habitual, uma característica do sujeito, um estado permanente de uma situação ou a verdade científica dos fatos.) .

    Eu freio (tem i)

    Tu freias (tem i)

    Ele freia (tem i)

    Nós freamos

    Vós freais

    Eles freiam (tem i)

    Tempo: Pretérito perfeito do Indicativo  (indica que a ação verbal aconteceu num determinado momento do passado, tendo o seu início e o seu fim no passado).

    Eu freei

    Tu freaste

    Ele freou

    Nós freamos/freámos

    Vós freastes

    Eles frearam

    Tempo: Pretérito imperfeito do indicativo (se refere a um fato ocorrido no passado, mas que não foi completamente terminado. Expressando, assim, uma ideia de continuidade e de duração no tempo. É usado em lendas e fábulas e confere um caráter mais polido a pedidos e afirmações.

    OBS: a vogal “i” não aparece. Embora este verbo seja derivado de “freio”, não é correto dizer freiar ou que alguém freiou o carro. 

    Eu freava

    Tu freavas

    Ele freava

    Nós freávamos

    Vós freáveis

    Eles freavam

  • Bizu! Quando a questão trouxer o verbo "frear", a conjugação deve ser feita como o verbo "passear"

    Por exemplo: Eu passeio - freio; Nós passeamos - freamos [...]

    Outros verbos irregulares que se conjuga na mesma forma que o verbo "passear"

    Mnemônico "MARIIO gosta de passear!

    Mediar; Ansiar; Remediar; Intermediar; Incendias; Odiar

    #PERTENCEREMOS

  • Nesse caso, não tem muito segredo: o correto é “paralisação”, grafada com “s”. A palavra “paralização” não existe na língua portuguesa. O substantivo “paralisação” se refere ao ato de imobilizar, parar, interromper uma atividade. Ou simplesmente “paralisar”, verbo de onde deriva a palavra.

  • frear com passear.

    a fim de = conjunção final.

    afim = igual.

  • Freio é o pedal, a ação é FREAR!!

  • Paralisar deriva de paralisia e não de parar, por isso deve ser escrita com S.

  • DISPENSA vem do verbo “dispensar” e quer dizer “licença, cancelamento de obrigação”. Exemplo: “O aluno teve dispensa da professora para sair”.

    Já DESPENSA “é o lugar da casa onde se guardam itens comestíveis para uso”. Exemplo: “A despensa da casa que eles compraram é muito pequena”.