SóProvas


ID
2496400
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Com relação à concordância verbal, assinale a alternativa que está de acordo com a norma padrão.

Alternativas
Comentários
  • Letra c 

    Verbo aparecer concordando corretamente com  Brasil.

     

    Verbo ter concordando corretamente com Índia e China, pois ele está acentuado devido à regra de acentuação para verbos no plural.

     

  • Letra A: "... um dos que..." concordância opcional - acredita ou acreditam

  • Alguém pode dizer os erros das outras alternativas?

  • alguem sabe o erro da e?

  • Erros

    A - Acredita (errado) - não tenho certeza

    B - Houveram (no sentido de exstir não há sujeito, logo deve ficar no singular)  ---> Houve

    D -  Essa letra D não compreendi. O verbo serem refere-se às medidas, porém eu creio que a palavra importante deveria ser no plural

    E - Deixar - concorda com vulcões imensos, logo ----> Deixarem

  •  a) O psicólogo e linguista norte-americano Steven Pinker é um dos que acredita que está havendo declínio da violência no mundo.

    - no uso das expressões UM DOS QUE (caso da questão) ou UMAS DAS QUE, o verbo deve ir para o plural, pois significa parte de um grupo.

    CORRETO SERIA: O psicólogo e linguista norte-americano Steven Pinker é um dos que acreditam que está havendo declínio da violência no mundo.

     

    b) Os resultados de uma recente pesquisa publicada na revista Nature dão conta de que não houveram avanços na diminuição da violência no mundo.

    - o verbo haver, quando indica existência, acontecimento ou tempo, é IMPESSOAL, devendo permanecer na 3ª pessoa do singular;

    CORRETO SERIA: Os resultados de uma recente pesquisa publicada na revista Nature dão conta de que não houve avanços na diminuição da violência no mundo.

     

    c) No ranking dos países mais populosos do mundo, o Brasil aparece na quinta colocação, muito distante da China e da Índia, que têm cerca de 1,3 bilhão cada um.

    - expressões que indicam quantidade aproximada (no caso, cerca de) seguida de numeral: verbo concorda com o numeral contido na expressão. Há polêmica, mas prevalece que quando esse numeral for abaixo de 2 (no caso é pouco mais de 1bilhão), usa-se no singular;

    ITEM C É O GABARITO DA QUESTÃO

     

    d) As medidas aprovadas pelo Congresso foram anunciadas com entusiasmo, por serem importante para o enfrentamento da crise

    - acredito que o erro esteja relacionado à palavra "importante", pois aparentemente o verbo ser (que é bem chato de concordar), está correta, pois "As medidas aprovas...são importanteS para o enfrentamente da crise". 

    CORRETO SERIA: As medidas aprovadas pelo Congresso foram anunciadas com entusiasmo, por serem importantes para o enfrentamento da crise.

     

    e) Não é novidade que Marte tem vulcões imensos, hoje não ativos, mas altos o bastante para deixar o nosso Monte Everest baixinho. 

    - a palavra "deixar" está relacionada aos "vulcões imensos", deveria, portanto, estar no plural, não no singular.

    CORRETO SERIA:  Não é novidade que Marte tem vulcões imensos, hoje não ativos, mas altos o bastante para deixarem o nosso Monte Everest baixinho. 

     

    É isso. Salvo melhor juízo.

  • sEgundo Flávia rita:

    - Um dos...que - Uma das que-- o verbo fica na 3 pessoa do singular ou 3 pessoa do plural

    ex: Ele foi um dos alunos que se manifestou ( AQUI O MANIFESTOU CONCORDA COM UM)

    EX: Ele foi um dos alunos que se manifestaram ( AQUI O MANIFESTARAM CONCORDA COM ALUNOS)

  • Então a letra A também está correta?

  • Bom dia,

     

    Discordo plenamente pois já está bem pacificado que os vocábulos (um dos que, uma das quais...) aceita a concordância tanto na 3° P do singular quanto na 3° P do Plural.

     

    Ex: Steven Pinker é um dos que acredita    -  Steven Pinker é um dos que acreditam

     

    Na realidade, para não se errar essas questões pelo entendimento da banca temos de ir no edital e olhar exatamente qual a sugestão de material, o autor etc e analisar exatamente como aquele cidadão considera determinado assunto.

     

    Bons estudos

     

     

  • a O psicólogo e linguista norte-americano Steven Pinker é um dos que acreditam que está havendo declínio da violência no mundo.

    b Os resultados de uma recente pesquisa publicada na revista Nature dão conta de que não houve avanços na diminuição da violência no mundo.

    c correto 

    d As medidas aprovadas pelo Congresso foram anunciadas com entusiasmo, por serem importantes para o enfrentamento da crise. 

    e Não é novidade que Marte tem vulcões imensos, hoje não ativos, mas altos o bastante para deixarem o nosso Monte Everest baixinho. 

  • Na letra c também há um erro! O "têm" não não deveria ser acentuado indicando plural do verbo, pois aparece a expressão "cada um"...

  • Não sei se mais alguém chegou a reparar, mas o comando da questão pede que a análise seja feita em cima da concordância verbal. Nesse sentido, também considero a alternativa d correta, visto que o verbo ser concorda perfeitamente com o seu sujeito. Enfim, questão bizarra.

  • o erro da letra D é de concordância nominal e não verbal, ambos os verbos se referem a "as medidas", não há error de concordância verbal nessa alternativa, daí.

  • "As medidas aprovadas são impontantes"

  • Pessoal,  sobre a letra A :

    "um dos que" admite as duas formas tanto no plural quanto no singular. Diferente de " Um dos meninos quebrou a janela."(não tem o "que" logo, deve ficar no singular. 

     

    Vamos indicar para comentário!!!!

     

  • A) "Com a expressão 'um dos que', embora alguns gramáticos considerem a concordância facultativa, a preferência é pelo uso do verbo no plural, para concordar com a palavra que antecede o pronome relativo 'que'." Fonte: http://www.soportugues.com.br/secoes/sint/sint51.php

    B) "Haver" no sentido de "existir" indica sujeito inexistente, para esse tipo de sujeito o verbo deve ficar no singular.

    C) CORRETO.

    D) Quando o sujeito for coisa, o verbo "ser" concorda com o predicativo do sujeito. Nesse caso, o verbo "ser" deve concordar com "importante", ou seja, deve ficar no singular.

    E) O verbo "deixar" deve concordar com "vulcões imensos", portanto o verbo deve ficar no plural.

     

  • Sobre a letra A, o professor Décio Terror disse que a concordância pode ser singular ou plural, dependendo da intenção comunicativa do texto. Anulem!

  • Segundo material aqui do QC, achei o seguinte em relação a letra A;

    "Com a expressão um dos (das) que, o Português contemperâneo dá larga preferência ao plural, salvo quando há ideia de exclusão necessária.

    Ex.: Dos mestres, sou um dos que vão dar aula.

    Ex.: Lula, muito possivelmente, é um dos candidatos que assumirá a presidência em 2015."

     

  • Sabia que não estava maluco
    - 10 minutos na conta dos estudos..

  • Só pra constar, a questão foi anulada pela banca, o motivo não sei, não entrei com recurso, tinha marcado a dada como certa, letra C kkkk

  • Essa questão foi anulada por conta de haver duas alternativas corretas, sendo elas a letra "A" e a "C".


    É provável que, inicialmente, a banca havia dado como correto o gabarito "C", porém não há erro na alternativa "A", uma vez que o verbo ACREDITA, nesse contexto, pode se flexionar tanto no singular quanto no plural, perceba:

    No singular, o verbo "acredita" retoma o sujeito "psicólogo, neste caso não há erro. (Ele acredita).


    No plural, ele pode retomar "um DOS que", neste caso, se admite a concordância no plural sendo. (Um dos que acreditam).

    Ou seja, segundo a norma culta, as duas formas estão corretas, e o examinador não percebeu esse detalhe, ficando a questão com duas alternativas corretas.


    Mas, como eu sempre digo e repito, no quesito da elaboração das questões de português, tudo se espera da UFPR, e o pior é quando eles batem o pé e não anulam a questão, coisa que sempre acontece.

  • Sobre a letra A:

    "Veja:

    Martinho Lutero foi um dos que lutou para que houvesse mais paz.

    Ou

    Martinho Lutero foi um dos que lutaram para que houvesse mais paz.

    A expressão “um dos” seguido do pronome relativo “que” causa muitas dúvidas porque não se sabe se o verbo fica no singular ou plural.

    A verdade é que devemos ficar atentos, pois o verbo pode ficar tanto em um quanto em outro número, ou seja, tanto no singular, quanto no plural.

    O pronome relativo “que” retoma o antecedente e, por este motivo, alguns gramáticos não aceitam o verbo no singular, pelo motivo do precedente ser “dos” (de+os), o qual está no plural. Essa questão fica mais notória quando há um substantivo mediador: João era um dos jogadores que mais influenciaram positivamente o time. Observe que “jogadores” (substantivo) está no plural.

    No entanto, a maioria dos estudiosos da língua apoia o seguinte pensamento: o que quero realçar na minha oração? O todo ou o sujeito em si?

    Retomando como exemplo as orações iniciais, temos que:

    1. Se minha intenção é dizer que Martinho Lutero foi um dentre outros que existiram, então falarei: Martinho Lutero foi um dos que lutaram para que houvesse mais paz.

    2. Se meu objetivo é dar ênfase a Martinho Lutero, por achar que ele se destacou dentre todos, direi: Martinho Lutero foi um dos que lutou para que houvesse mais paz.

    Veja que no plural inclui-se todos os que tinham a mesma meta de Martinho Lutero e se igualavam a ele. Entretanto, no singular, a referência passa a ser meu sujeito, houve outros, mas “ele lutou”, diferentemente de qualquer um.

    fonte:mundoeducacao.bl.uol.com.br/gramatica... não consegui copiar tudo