-
Gabarito C
Pessoas com transtorno de ansiedade chegam, por exemplo, a observar um mesmo ambiente repetidas vezes, à procura de estímulos ameaçadores que, uma vez localizados, são evitados e controlados com dificuldade.
-
c) Pessoas com transtorno de ansiedade chegam, por exemplo, {SEPARA-SE POR VIRGULA EXPRESSÕES EXPLICATIVAS} a observar um mesmo ambiente repetidas vezes, à procura de estímulos ameaçadores que, uma vez localizados, {SEPARA-SE POR VIRGULA ORAÇÕES INTERCALADAS} são evitados e controlados com dificuldade.
-
A vírgula é empregada para separar palavras e expressões de natureza explicativa, continuativa, conclusivas, ou enfáticas de um modo geral, como:
, além disso, aliás, a saber, assim, com efeito, então, isto é, ou seja, por assim dizer, por exemplo, ou melhor, etc.
Ex.: Fez o que mais queria, [ou seja], viajou e descansou.
Professora Isabel.
-
Gabarito C.
Erros das outras:
A) Pessoas com transtorno de ansiedade chegam por exemplo, a observar um mesmo ambiente repetidas vezes à procura de estímulos ameaçadores que uma vez localizados, são evitados e controlados com dificuldade. – preste atenção na locução verbal “chegam a observar”, a vírgula está separando o verbo principal do verbo auxiliar modal, não pode!
B) Pessoas com transtorno de ansiedade chegam, por exemplo a observar um mesmo ambiente repetidas vezes, à procura de estímulos ameaçadores que, uma vez localizados são evitados, e controlados com dificuldade. – de novo, vírgula separando termos da locução verbal, mas agora a vírgula veio antes do termo “por exemplo”.
D) Pessoas com transtorno de ansiedade chegam por exemplo a, observar um mesmo ambiente repetidas vezes, à procura de: estímulos ameaçadores, que uma vez localizados, são: evitados e controlados com dificuldade. – de novo, separou termos da locução verbal, mas agora a vírgula veio após a preposição “a”.
E) Pessoas com: transtorno de ansiedade; chegam por exemplo, a observar um mesmo ambiente, repetidas vezes à procura de estímulos ameaçadores que uma vez localizados são evitados, e controlados com dificuldade. – aqui tem um monte de erros, fica até difícil ler. Uso errado dos dois pontos; ponto e vírgula isolando sujeito do complemento; vírgula separando a locução verbal.
Obs:note que o termo "por exemplo" é um adjunto adverbial curto, podendo vir sem vírgulas ou intercalado com vírgulas. Por isso, quando temos apenas 1 vírgula no meio da locução, torna a frase gramaticalmente errada.
-
erro da A,B,D,E = vírgula solteira, ou usa vírgula ou não usa.
-
identifiquem o aposto...identificou, marcou!
Sem "mirabolantismo"
-
Você sabendo que a expressão "por exemplo" sempre deve vir entre vírgulas, já matava a questão.
-
vale lembrar da ordem direita: SUJEITO - VERBO - COMPLEMENTO ( não podem ser separados por vírgulas)