Antigamente Max Weber desenvolveu três argumentos segundo os quais se baseava a personalidade humana e partiu do princípio que existem três tipos de personalidades: a carismática, a tradicional e a racional-legal.
Com base na personalidade carismática, partia do pressuposto de que era uma forma de personalidade humana na qual o ser humano era visto na figura de um herói pelos seus atos. Temos como exemplo os líderes, os profetas, guerreiros dentre outros. Sobre a personalidade tradicional, Weber salienta que era baseada nos costumes e tradições, ou seja, na figura dos senhores feudais e patriarcas que foram garantidos pelos costumes religiosos e crenças de uma sociedade. Além disso, temos uma nova personalidade na tentativa de se difundir com o sistema industrial a racional-legal, que para Max Weber era a melhor forma de organização social, tendo como fundamento a legitimação das regras que visavam um melhor desempenho nas atividades industriais que estava surgindo no final do século XIX e início do século XX.
ALTERNATIVA A) Ford. Seguiu os conceitos de Taylor e desenvolveu a produção em massa e a linha de montagem móvel, sendo que o trabalhador ficava estático e o trabalho vinha até ele. Criou os seguintes princípios:
· Princípio da produtividade: produzir mais em menos tempo;
· Princípio da economicidade: pagar a matéria prima com o próprio dinheiro da venda;
· Princípio da intensificação: diminuir o tempo e o ciclo de duração do capital circulante, fazer e logo vender.
ALTERNATIVA B) CORRETA. Weber. Esse pensador NÃO pertencia à escola clássica da Administração, mas sim à escola da burocracia. Tirando esse equívoco, realmente Weber formulou as características das organizações formais: formalidade, impessoalidade e profissionalismo. Para maiores informações > http://www.portal-administracao.com/2014/01/max-weber-e-teoria-das-organizacoes.html
ALTERNATIVA C) Mintzberg desenvolveu os 5P da estratégia:
>Estratégia como PLANO: com a finalidade de assegurar que os objetivos organizacionais sejam alcançados.
>Estratégia como PRADRÃO: uma consistência de comportamento ao longo do tempo, que se torna um padrão na forma de atuar.
>Estratégia como POSIÇÃO: a maneira como a organização se posiciona perante o ambiente externo.
>Estratégia como PERSPECTIVA: relaciona-se com a visão de mundo expressa nos valores e que traz uma maneira própria de lidar com as incertezas e tomar decisões.
>Estratégia como PRETEXTO (estratagema): trata-se de uma manobra intencional para enganar um concorrente. A organização induz seus competidores a terem uma percepção errônea de seus movimentos competitivos.
ALTERNATIVA D) Chester Barnard. Foi um pensador da escola das relações humanas e um dos primeiros a estudar os processos de tomada de decisão, o tipo de relações entre as organizações formais e informais e o papel e as funções do executivo. Ele analisou questões como a liderança, a cultura.
ALTERNATIVA E) Etzioni. Um dos autores mais importantes da Abordagem Estruturalista, mais precisamente da Teoria Estruturalista da Administração. diferentes tipos de organizaçõesm classificando-as em três categorias, analisando e comparando o controle e a autoridade.
1) Organizações especialistas: alto nível de especialização das pessoas, predominando autoridade e técnica;
2) Organizações não especilizadas: atividade de produção de bens; definição de objetivos específicos e controle de metas;
3) Organização de serviços: atividades de serviços; as pessoas não são vinculadas a organização, tendo uma atividade temporária que pode ser definida por uma tarefa específica; o vínculo se dá por contrato.