SóProvas


ID
2496496
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A cultura organizacional é uma variável amplamente estudada para permitir um melhor entendimento do comportamento organizacional. A cultura em uma organização cumpre algumas funções. São funções da cultura organizacional, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • A cultura organizacional ou cultura corporativa é o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhados por todos os membros da organização.

     

    Ela refere-se ao sistema de significados compartilhados por todos os membros e que distingue uma organização das demais. Constitui o modo institucionalizado de pensar e agir que existe em uma organização.

     

    A essência da cultura de uma empresa é expressa pela maneira como ela faz seus negócios, a maneira como ela trata seus clientes e funcionários, o grau de autonomia ou liberdade que existe em suas unidades ou escritórios e o grau de lealdade expresso por seus funcionários com relação à empresa.

     

    A cultura organizacional representa as percepções dos dirigentes e funcionários da organização e reflete a mentalidade que predomina na organização. Por esta razão, ela condiciona a administração das pessoas.

     

    Em outras palavras, a cultura organizacional representa as normas informais e não escritas que orientam o comportamento dos membros de uma organização no dia-a-dia e que direcionam suas ações para o alcance dos objetivos organizacionais.

     

    O que é cultura

    Cultura é o termo genérico usado para significar duas acepções diferentes. De um lado, o conjunto de costumes, civilização e realizações de uma época ou povo, e, de outro lado, artes, erudição e demais manifestações mais sofisticadas do intelecto e da sensibilidade humana, consideradas coletivamente. A cultura organizacional nada tem a ver com isto.

     

    No estudo das organizações, a cultura equivale ao modo de vida da organização em todos os seus aspectos, como idéias, crenças, costumes, regras, técnicas, etc. Neste sentido, todos os seres humanos são dotados de cultura, pois fazem parte de algum sistema cultural. Em função disso, toda pessoa tende a ver e julgar as outras culturas a partir do ponto de vista de sua própria cultura. Daí o relativismo: as crenças e comportamentos só podem ser compreendidos em relação ao seu contexto cultural.

  • GABARITO D

  • D

    O certo seria para o público interno essa sinalização.

  • Item D

    Não é função da Cultura: sinalizar para o público externo quais características são relevantes para a organização. 

    o que a empresa faz questão de sinalizar para o publico externo são os valores e não as características. 

  • Gabarito: D.

    Pode ser que a cultura organizacional não possua dentre suas principais funções esta de sinalizar para o público externo as características relevantes da organização, mas a cultura produz perante a sociedade a imagem corporativa da organização.

  • Estou de acordo com a Moácia Cavalcante, a questão trata das funções principais da cultura organizacional dentre as quais sinalizar para o público externo as características relevantes da organização pode até não estar. Contudo, é fato que a cultura reproduz a identidade da organização e a imagem corporativa da mesma perante a sociedade. Então não acho que a alternativa esteja de todo errada, apenas que dentre as outras funções apresentadas nas demais alternativas, esta seja, talvez, a menos relevante. 

     

    ------------------- 

    Gabarito: D

  • Questão semelhante: Q928555

    Ano: 2018 Banca: CESPE Órgão: IPHAN Prova: Analista I - Área 4

    Julgue o item seguinte, referente à cultura organizacional.

    Cabe à cultura organizacional sinalizar para o público externo quais características são relevantes para a organização.

    Resposta: ERRADO

  • Principais funções da cultura organizacional

    1.    Estabelece limites

    2.    Transmite um senso de identidade

    3.    Facilita o compromisso

    4.    Fortalece a estabilidade

    5.    Dar sentido ao modo de fazer as coisas

    6.    Influencia o comportamento

    7.    Aumenta a interação

    8.    Expressa a memória histórica da organização

    9.    Constitui um fator de aglutinação

    10. Permite a adaptação ao ambiente externo

    11. Expressa o caráter distintivo da organização.

    Referência

    Sociologia das organizações. Reinaldo Dias.