SóProvas


ID
2498893
Banca
IBFC
Órgão
PM-BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Penal
Assuntos

Assinale a alternativa correta considerando os preceitos normativos e doutrinários básicos sobre a figura jurídica específica que denomina a situação em que não se pune a tentativa quando, por ineficácia absoluta do meio ou por absoluta impropriedade do objeto, é impossível consumar-se o crime.

Alternativas
Comentários
  • GAB. D

    Código Penal

    "Art. 17. Não se pune a tentativa quando, por ineficácia absoluta do meio ou por absoluta impropriedade do objeto, é impossível consumar-se o crime ."

  • Podia cair assim em minha prova...

  • Gab D

  • Essa prova de direito penal foi uma mamata!!

  • Art. 17 Não se pune a tentativa quando, por ineficácia absoluta do meio ou por absoluta impropriedade do objeto, é impossível consumar-se o crime. 

    Tentativa Indonea. Ex; agente tenta matar uma pessoa Morta. - Crime Impossivel

  • A tentativa Irreal é conhecida como tentativa supersticiosa. Ela ocorre quando o agente acredita numa situação típica irrealizável. Em verdade, o bem jurídico em nenhum momento chega, sequer, a correr perigo de lesão, e, daí, reflete o crime impossível ou delito putativo.


    Fonte: LFG


  • Crime oco, crime impossível, tentativa inidônea ou tentativa impossível são SINÔNIMOS. Assim, qualquer uma dessas nomenclaturas pode aparecer em nossas provas.

  • A questão em comento pretende avaliar o conhecimento do candidato a respeito da classificação doutrinária e legal dada à especial forma de tentativa de crime, que não se consuma por absoluta ineficácia do meio utilizado ou por absoluta impropriedade do objeto.
    Como exemplo de ineficácia absoluta do meio, podemos citar uma tentativa de homicídio em que o agente pretende matar a vítima com tiros de festim.
    Já a absoluta impropriedade do objeto, se caracteriza quando, por exemplo, o agente pretende matar uma pessoa que já está morta.
    Assim, pela exemplificação, fica fácil inferir tratar-se de crime impossível, assim como dispõe o art. 17 do CP.

    GABARITO: LETRA D



     
  • O PROBLEMA É UMA PESSOA TENTAR MATAR OUTRA COM SAL NA COMIDA < SABENDO QUE O ALVO TEM PROBLEMA DE CORAÇÃO , E ESSE ALVO VEM A MORRER POR CONTA DO SAL QUE ACELEROU OS BATIMENTOS DO CORAçÃo ...... homicidio doloso

  • Melhor dar a pontuação da questão de graça do que perguntar isso... MEU DEUS!!

  • Crime impossível: Não se pune a tentativa quando, por ineficácia absoluta do meio ou por absoluta impropriedade do objeto, é impossível consumar-se o crime.

    Exemplo de ineficácia absoluta: SR. M tenta disparar contra SR. L e no momento da tentativa a arma está quebrada, com isto o disparo não acontece.

    Exemplo de Absoluta impropriedade do objeto: Uma pessoa MORTA > SR. M VAI NO VELÓRIO E DAR VÁRIOS TIROS NESSA PESSOA - não tem como ter praticado um crime.

  • Essa quem assistiu as aulas do Evandro lembrou da pistolinha d'água. (Heithor Pacífico) kkkkkkk

    "Art. 17. Não se pune a tentativa quando, por ineficácia absoluta do meio ou por absoluta impropriedade do objeto, é impossível consumar-se o crime ."

  • questão podre, aí eu lhe pergunto, do que adianta estudar para uma prova com uma banca dessas? Aonde vc estuda, e o índividuo que não sabe nem do q se trata, acerta, pelo fato da resposta está na própria questão

  • É COMO SE "A" TENTAR COMETER O CRIME PREVISTO DO ART. 121 DO CP CONTRA "B", UTILIZANDO UMA ESPONJA MOLHADA ARREMESSANDO-A CONTRA "B". CRIME IMPOSSIVEL.

  • Crime irreal: A chamada “tentativa irreal ou supersticiosa” seria um exemplo de “crime impossível” em seu grau máximo, de forma a inviabilizar a punição sequer da tentativa, seja diante da adoção de uma teoria objetiva (como faz nosso ordenamento), seja diante da opção por uma teoria subjetiva do crime tentado.

    Crime consumado: É o crime que reúne todos os elementos de sua definição legal, ou seja, quando o fato concreto se subsume ao tipo abstrato descrito na lei penal, de acordo com o artigo 14, inciso I, do Código Penal Brasileiro.

    Crime hediondo: É considerado crime inafiançável e insuscetível de graça, anistia ou indulto. São considerados crimes hediondos: homicídio, quando praticado em atividade típica de grupo de extermínio, ainda que cometido por um só agente (art. 121 do CP)

    Crime impossível: "Art. 17. Não se pune a tentativa quando, por ineficácia absoluta do meio ou por absoluta impropriedade do objeto, é impossível consumar-se o crime ." O crime impossível é também chamado pela doutrina de quase-crime, tentativa inadequada ou inidônea.

    Crime famélico: Furto famélico ocorre quando alguém furta para satisfazer uma necessidade urgente e relevante. Consiste basicamente na subtração de coisa alheia móvel, como dispõe o artigo 155 do CP, por quem que se encontra em estado de penúria e que busca fartar sua própria fome ou de sua família.

  • Meios ou objetos RELATIVAMENTE INIDÔNEOS --> CRIME TENTADO

    Meios ou objetos ABSOLUTAMENTE INIDÔNEOS --> CRIME IMPOSSÍVEL

  • GABARITO D

    Crime impossível 

    Art. 17 - Não se pune a tentativa quando, por ineficácia absoluta do meio ou por absoluta impropriedade do objeto, é impossível consumar-se o crime

    Crime impossível por ineficácia absoluta do meio

    A inidoneidade absoluta do meio se verifica quando falta potencialidade causal, pois os instrumentos postos a serviço da conduta não são eficazes para a produção do resultado.

    Crime impossível por impropriedade absoluta do objeto

    Quando a pessoa ou a coisa que representa o ponto de incidência da ação delituosa (objeto material) não serve à consumação do delito. A inidoneidade do objeto se verifica tanto em razão das circunstâncias em que se encontra (objeto impróprio) quando em razão de sua inexistência (objeto inexistente)

    Fonte: Manual de Direito Penal, parte geral - Rogério Sanches

  • Esse tipo de questão além de aumentar a nota de corte, chama o candidato de "jumento".

  • Artigo 17 do código penal

  • Olá, colegas concurseiros!

    Há algum tempo venho utilizando os MAPAS MENTAIS PARA CARREIRAS POLICIAIS, e o resultado está sendo proveitoso, pois nosso cérebro tem mais facilidade em associar padrões, figuras e cores.

    Estou mais organizada e compreendendo maiores quantidades de informações;

    Serve tanto pra quem esta começando agora quanto pra quem já é avançado e só esta fazendo revisão.

     Baixe os 390 mapas mentais para carreiras policiais.

    Link: https://go.hotmart.com/N52896752Y

     Estude 13 mapas mentais por dia.

     Resolva 10 questões aqui no QC sobre o assunto de cada mapa mental.

    → Em 30 dias vc terá estudado os 390 mapas e resolvido aproximadamente de 4000 questões.

    Fiz esse procedimento e meu aproveitamento melhorou muito!

    P.s: gastei 192 horas pra concluir esse plano de estudo.

    Testem aí e me deem um feedback.

    Agora já para quem estuda estuda e estuda e sente que não consegui lembrar de nada a solução esta nos macetes e mnemônicos que são uma técnica de memorização de conceitos através de palavras e imagens que é utilizada desde a Grécia antiga e que é pouco explorada por muitos estudantes mas é muito eficaz. Acesse o link abaixo e saiba mais sobre 200 macetes e mnemônicos.

    Copie e cole o Link no seu navegador:  https://go.hotmart.com/C56088960V

     

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Pessoal, denunciem esse comentário da amanda santos.

    Ela ganha 30 reais a cada venda.

    Os Mapas Mentais são ótimos, mas eles custam R$97 e não R$127.

    Link com o preço real dos Mapas Mentais:

    https://abre.ai/d3vf