SóProvas


ID
2499268
Banca
COMPERVE
Órgão
Câmara de Currais Novos - RN
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

No Município de Currais Novos, em dezembro de 2010, foi publicada lei isentando do IPTU os portadores de dificuldade de locomoção decorrente de deficiência nos membros inferiores. O senhor “Y”, portador de “Mal de Parkinson” desde 1999, ajuizou, em fevereiro de 2017, ação contra o município requerendo a anulação de débito referente à cobrança do IPTU de sua residência do ano de 2017 bem como pedindo a repetição do indébito referente aos anos de 2010 a 2016. Nessa situação, segundo literal disposição do Código Tributário Nacional, a ação culminaria em 

Alternativas
Comentários
  • Isenção: abrange a fotos geradores posteriores à lei, sendo para frente. ( princípio da irretroativade tributária ).  A lei insenta é para frente.

  • Gabarito letra D.

     

    A isenção se interpreta literalmente, não podendo ser estendida aos casos não previstos em lei. Aqui poderia incidir tanto a norma do artigo 111, I, quanto a do inciso II, do CTN.

     

    CTN

    Art. 111. Interpreta-se literalmente a legislação tributária que disponha sobre:

    I - suspensão ou exclusão do crédito tributário;

    II - outorga de isenção;

    III - dispensa do cumprimento de obrigações tributárias acessórias.

     

    Art. 175. Excluem o crédito tributário:

    I - a isenção;

    II - a anistia.

  • O IPTU é lançado por período certo de tempo. A autoridade administrativa precisa renovar por despacho o tipo da isenção a cada novo período, e se o interessado não provar que possui o benefício da isenção a cada novo período,os efeitos da isenção cessam. Não tem mais direito. Já elvis..

    Art. 179. A isenção, quando não concedida em caráter geral, é efetivada, em cada caso, por despacho da autoridade administrativa, em requerimento com o qual o interessado faça prova do preenchimento das condições e do cumprimento dos requisitos previstos em lei ou contrato para sua concessão.

            § 1º Tratando-se de tributo lançado por período certo de tempo, o despacho referido neste artigo será renovado antes da expiração de cada período, cessando automaticamente os seus efeitos a partir do primeiro dia do período para o qual o interessado deixar de promover a continuidade do reconhecimento da isenção.

  • Alternativa Correta: Letra D

     

     

    Código Tributário Nacional

     

     

     

    Art. 111. Interpreta-se literalmente a legislação tributária que disponha sobre:

     I - suspensão ou exclusão do crédito tributário;

    II - outorga de isenção;

    III - dispensa do cumprimento de obrigações tributárias acessórias.

  • Para complementar:

    1) O emprego da ANALOGIA não poderá resultar a exigência do tributo, não previsto em lei.

    2) O emprego da EQUIDADE não poderá resultar na dispensa do pagamento do tributo.

    cf. art. 108, parag. 1º e 2º do CTN

    Gabarito: D