Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre os modelos teóricos de administração pública. No caso desta questão, a alternativa a ser marcada tem a ver com a administração burocrática.
A - incorreta. O Ministério da Desburocratização surge em 1979 e vai até 1986, com o objetivo de reduzir os impactos da burocracia a vida dos brasileiros.
B - correta. A reforma burocrática na administração pública brasileira tem início em 1936, sob a liderança de Getúlio Vargas. Naquele ano que foi criado o Conselho Federal do Serviço Público, consolidado dois anos depois no Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP), criado pelo Decreto-Lei n° 579/1938, no início do Estado Novo.
Na administração brasileira, a instauração do sistema burocrático apresentou quatro fases, sendo elas:
Modelo Clássico:
- Envolve o período de 1936-1945, até o fim do Estado Novo (deposição de Vargas);
- Enfatiza a reforma dos meios, tendo o DASP como órgão responsável pela implantação da burocracia clássica weberiana;
A volta do clientelismo:
- Vai de 1945-1951;
- Com o fim do autoritarismo inerente ao Estado Novo, o DASP perde muitas atribuições, e com isso, algumas práticas patrimonialistas, como o clientelismo (troca de favores), acabam ressurgindo.
Tentativa de retomada do projeto inicial:
- Acontece de 1951-1963
- Com o retorno de Vargas ao poder, ocorre uma nova tentativa de completar a implantação de uma administração pública burocrática.
Regime Militar e a Reforma Desenvolvimentista:
- Ocorre de 1964-1985;
- Implantação de um regime autoritário modernizador, burocrático-capitalista;
- Procede-se à reforma administrativa de 1967, materializada no decreto-lei n° 200/67. É a primeira tentativa de abandonar a rigidez burocrática, apresentando práticas gerencialistas, como a descentralização para a Administração Indireta. Ocorrendo, com isso, a introdução do chamado paradigma pós-burocrático, caracterizado por uma série de práticas contrárias á burocracia, tais como a descentralização para a administração indireta, busca por resultados e orientação para o cidadão.
C - incorreta. Falando da burocracia brasileira, Bresser-Pereira (2002) afirma que “o Brasil nunca foi capaz de ter um serviço público similar ao francês ou até mesmo ao americano”. Em síntese, o Brasil nem chegou perto da burocracia weberiana pura, como aponta Paludo (2020).
D - incorreta. O patrimonialismo, sim, deve-se mais à política do café-com-leite que ao início do processo de industrialização.
E - incorreta Mesmo que tenha perdido espaço coma adoção do gerencialismo, não foi completamente substituído pelo modelo gerencial implantado ao final do século XX.
Sendo assim, concluímos que a alternativa "B" é a correta.
GABARITO: B
Fonte:
PALUDO, A. Administração Pública. Salvador: Juspodivm, 2020.