-
Letra B - Não é o alto grau de padrozinação, e sim o alto drau de diferenciação que cria o sentimento de lealdade nos clientes.
Com a padronização, fica mais fácil um cliente trocar de um fornecedor para outro, e aumenta-se a sensilibilade ao preço. Por exemplo, se você vai comprar um pet de coca-cola, não tem dessa de lealdade, pois não importa se vai comprar no extra ou no carrefour, pois o produto é o mesmo. Já se fosse um tipo de chocolate que só se venda na cacau show (diferenciado), você não teria outra escolha senão comprar lá (diferenciação criou lealdade).
-
Essa letra A está uma confusão!! Mas a B está mais errada ainda.
-
Com a padronização é uma desvantagem competitiva que dá margem a novos entrantes ofertando o mesmo produto. Isso não atrai lealdade.
-
A alternativa A esta correta na medida que Os CUSTOS DE MUDANÇA Representam de fato uma barreira de entrada para novos concorrente, os custos de mudança dizem respeito aos custos que o consumidor incorre em mudar de um fornecedor para o outro. Um ex: é trocar de um aparelho de celular da MICROSOFT X APPLE, geralmente quem já está familiarizado com o primeiro tem uma barreira a mudança, pois irá incorrer em um CUSTO DE MUDANÇA PSICOLÓGICO, na medida que as operações de um modelo para o outro é totalmente diferente, o que irá resultar em um tempo para se adaptar, dificultando deste modo a troca.
Outros ex. De BARREIRAS DE ENTRADAS SÃO :
1) ECONOMIA DE ESCALA
2)DIFERENCIAÇÃO DO PRODUTO/SERVIÇO
3) NECESSIDADE DE CAPITAL
4)CUSTO DE MUDANÇA
5)ACESSO AOS CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO
6)DESVANTAGENS DE CUSTO IMDEPENDENTES DE ESCALA:
a) TECNOLOGIA PATENTEADA DE PRODUTOS
b) ACESSO FAVORÁVEL ÀS MATÉRIAS-PRIMAS
c) LOCALIZAÇÃO FAVORÁVEL
d) SUBSÍDIOS OFICIAIS
e) CURVA DE EXPERIÊNCIA OU DE APRENDIZAGEM
-
não entendi a letra E
-
Marciele Munaro,
a) O poder de negociação dos compradores é uma das forças competitivas e pode ser observado, por exemplo, em negociações em que o comprador adquire grandes volumes em relação ao total de vendas do vendedor. Quando os clientes da empresa são poucos e com isto se tornam poderosos. E sabem que se caso queiram trocar de fornecedor, o custo será baixo, e com isto é um ponto negativo para a empresa que poderá perder esses poucos clientes.
-
O alto grau de padronização do produto significa que as empresas estabelecidas têm sua marca identificada e desenvolvem um sentimento de lealdade em seus clientes, que foram atingidos a partir do esforço passado pela publicidade, configurando uma barreira de entrada.
Esta falando sobre a padronização e não sobre o conceito principal de Porter que é o mercado concorrencial a padronização é inerente a maioria dos produtos.
-
é a diferenciação que cria a lealdade.
-
A questão versou sobre o tema “Modelos das cinco forças competitivas de Porter”.
Para Porter (apud Chiavenato e Sapiro, 2020), cada uma dessas forças contribuem que haja um nível de competividade setorial.
________________________..._____(1) Novos Entrantes
(2) Fornecedores __.........__ (5) Concorrentes No Mercado_...____((3) Compradores
________________________.._.___(4) Produtos Substitutos
1- Ameaça de novos entrantes: Quando novas organizações entram no negócio, isso força as demais a serem mais eficazes e a concorrerem em um nível mais elevado. Algumas barreiras de entrada são as seguintes:
- a) Economia de escala (maior quantidade produzida ao preço final menor);
- b) Diferenciação (produtos únicos e exclusivos na visão do cliente causam fidelidade);
- c) Capital (Recursos iniciais);
- d) Custos de mudança;
- e) Acesso a canais de distribuição.
- f) desvantagens de custo independente de escala (refere-se ao jeito que empresa já faz sua produção e suas vantagens já estabelecidas: tecnologia patenteada, localização, acesso à melhor matéria prima, bons fornecedores);
- g) Políticas governamentais: regulações;
- h) Retaliação Prevista: dificuldade que as empresas existentes irão criar para a entrante. Por exemplo: baixar os preços dos produtos próximos ao lançamento dos produtos do novato.
2- Poder de barganha ou negociação dos fornecedores: São poderosos se: são poucos, não há substitutos, se a organização não for prioridade do fornecedor.
3- Poder de barganha ou negociação dos compradores: Os clientes são poderosos quando não há diferenciação de produtos; quando o cliente adquire uma grande parcela da produção da organização e etc.
4- Ameaça de produtos substitutos: Produtos diferentes que vem fora do setor e podem prejudicar a organização. Exemplo: café x chá.
5- Intensidade da rivalidade entre os concorrentes.
Analisando as alternativas:
A- CORRETA. Penetração de mercado dos concorrentes. Os novos entrantes devem consideras os custos da mudança como uma barreira de entrada naquele mercado.
B- INCORRETA. Essa barreira refere-se à diferenciação dos produtos/serviços, pois essa é a que causa a fidelidade do cliente. Quando não há diferenciação, o cliente torna-se mais poderoso, pois ganha poder de barganha.
C- CORRETA. Refere-se a mais de uma empresa atuando naquele mesmo mercado e de forma competitiva.
D- CORRETA. A assertiva versou corretamente sobre a ameaça dos produtos substitutos.
E- CORRETA. A assertiva versou corretamente sobre o poder de barganha dos compradores. Os clientes são poderosos quando, por exemplo, não há diferenciação de produtos; quando o cliente adquire uma grande parcela da produção da organização e etc.
Fonte: CHIAVENATO, I; SAPIRO, A. Planejamento Estratégico: da intenção aos resultados. 4ª ed. São Paulo, Atlas. 2020.
GABARITO DA MONITORA: LETRA B