SóProvas


ID
2500168
Banca
IF-ES
Órgão
IF-ES
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

As condições ambientais em que um ramo de negócio opera são fatores de influência na determinação das regras competitivas às quais as empresas daquele setor estão submetidas. Porter (2004) afirma que o grau de concorrência em um setor depende de cinco forças competitivas básicas. Sobre essas forças, é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Letra B - Não é o alto grau de padrozinação, e sim o alto drau de diferenciação que cria o sentimento de lealdade nos clientes.

     

    Com a padronização, fica mais fácil um cliente trocar de um fornecedor para outro, e aumenta-se a sensilibilade ao preço. Por exemplo, se você vai comprar um pet de coca-cola, não tem dessa de lealdade, pois não importa se vai comprar no extra ou no carrefour, pois o produto é o mesmo. Já se fosse um tipo de chocolate que só se venda na cacau show (diferenciado), você não teria outra escolha senão comprar lá (diferenciação criou lealdade).

  • Essa letra A está uma confusão!! Mas a B está mais errada ainda.

  • Com a padronização é uma desvantagem competitiva que dá margem a novos entrantes ofertando o mesmo produto. Isso não atrai lealdade.

  • A alternativa A esta correta na medida que Os CUSTOS DE MUDANÇA Representam de fato uma barreira de entrada para novos concorrente, os custos de mudança dizem respeito aos custos que o consumidor incorre em mudar de um fornecedor para o outro. Um ex: é trocar de um aparelho de celular da MICROSOFT X APPLE, geralmente quem já está familiarizado com o primeiro tem uma barreira a mudança, pois irá incorrer em um CUSTO DE MUDANÇA PSICOLÓGICO, na medida que as operações de um modelo para o  outro é totalmente diferente, o que irá resultar em um tempo para se adaptar, dificultando deste modo a troca.

    Outros ex. De BARREIRAS DE ENTRADAS SÃO :

    1) ECONOMIA DE ESCALA

    2)DIFERENCIAÇÃO DO PRODUTO/SERVIÇO 

    3) NECESSIDADE DE CAPITAL 

    4)CUSTO DE MUDANÇA 

    5)ACESSO AOS CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO 

    6)DESVANTAGENS DE CUSTO IMDEPENDENTES DE ESCALA:

    a) TECNOLOGIA PATENTEADA DE PRODUTOS

    b) ACESSO FAVORÁVEL ÀS MATÉRIAS-PRIMAS 

    c) LOCALIZAÇÃO FAVORÁVEL 

    d) SUBSÍDIOS OFICIAIS 

    e) CURVA DE EXPERIÊNCIA OU DE APRENDIZAGEM

  • não entendi a letra E

  • Marciele Munaro,

    a) O poder de negociação dos compradores é uma das forças competitivas e pode ser observado, por exemplo, em negociações em que o comprador adquire grandes volumes em relação ao total de vendas do vendedor. Quando os clientes da empresa são poucos e com isto se tornam poderosos. E sabem que se caso queiram trocar de fornecedor, o custo será baixo, e com isto é um ponto negativo para a empresa que poderá perder esses poucos clientes.  

  • O alto grau de padronização do produto significa que as empresas estabelecidas têm sua marca identificada e desenvolvem um sentimento de lealdade em seus clientes, que foram atingidos a partir do esforço passado pela publicidade, configurando uma barreira de entrada.


    Esta falando sobre a padronização e não sobre o conceito principal de Porter que é o mercado concorrencial a padronização é inerente a maioria dos produtos.

  • é a diferenciação que cria a lealdade.

  • A questão versou sobre o tema “Modelos das cinco forças competitivas de Porter”.

    Para Porter (apud Chiavenato e Sapiro, 2020), cada uma dessas forças contribuem que haja um nível de competividade setorial.

    ________________________..._____(1) Novos Entrantes 

    (2) Fornecedores __.........__ (5) Concorrentes No Mercado_...____((3) Compradores

    ________________________.._.___(4) Produtos Substitutos 

    1- Ameaça de novos entrantes: Quando novas organizações entram no negócio, isso força as demais a serem mais eficazes e a concorrerem em um nível mais elevado. Algumas barreiras de entrada são as seguintes:

    • a) Economia de escala (maior quantidade produzida ao preço final menor);
    • b) Diferenciação (produtos únicos e exclusivos na visão do cliente causam fidelidade);
    • c) Capital (Recursos iniciais);
    • d) Custos de mudança;
    • e) Acesso a canais de distribuição.
    • f) desvantagens de custo independente de escala (refere-se ao jeito que empresa já faz sua produção e suas vantagens já estabelecidas: tecnologia patenteada, localização, acesso à melhor matéria prima, bons fornecedores);
    • g) Políticas governamentais: regulações;
    • h) Retaliação Prevista: dificuldade que as empresas existentes irão criar para a entrante. Por exemplo: baixar os preços dos produtos próximos ao lançamento dos produtos do novato.

    2- Poder de barganha ou negociação dos fornecedores: São poderosos se: são poucos, não há substitutos, se a organização não for prioridade do fornecedor.

    3- Poder de barganha ou negociação dos compradores: Os clientes são poderosos quando não há diferenciação de produtos; quando o cliente adquire uma grande parcela da produção da organização e etc.

    4- Ameaça de produtos substitutos: Produtos diferentes que vem fora do setor e podem prejudicar a organização. Exemplo: café x chá.

    5- Intensidade da rivalidade entre os concorrentes.

    Analisando as alternativas:

    A- CORRETA. Penetração de mercado dos concorrentes. Os novos entrantes devem consideras os custos da mudança como uma barreira de entrada naquele mercado.

    B- INCORRETA. Essa barreira refere-se à diferenciação dos produtos/serviços, pois essa é a que causa a fidelidade do cliente. Quando não há diferenciação, o cliente torna-se mais poderoso, pois ganha poder de barganha.

    C- CORRETA. Refere-se a mais de uma empresa atuando naquele mesmo mercado e de forma competitiva.

    D- CORRETAA assertiva versou corretamente sobre a ameaça dos produtos substitutos.

    E- CORRETA. A assertiva versou corretamente sobre o poder de barganha dos compradores. Os clientes são poderosos quando, por exemplo, não há diferenciação de produtos; quando o cliente adquire uma grande parcela da produção da organização e etc.

    Fonte: CHIAVENATO, I; SAPIRO, A. Planejamento Estratégico: da intenção aos resultados. 4ª ed. São Paulo, Atlas. 2020.

    GABARITO DA MONITORA: LETRA B