SóProvas


ID
2500939
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2017
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O processo de saída do Reino Unido da União Europeia — conhecido em inglês como Brexit — coloca desafios tanto para o governo britânico quanto para os demais países europeus. A esse respeito, julgue (C ou E) o item a seguir.


Embora a opção de saída (leave) tenha sido vitoriosa na contagem total dos votos, os eleitores da Escócia e da Irlanda do Norte votaram majoritariamente contra a saída (remain) do Reino Unido da União Europeia.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO.

    Os resultados do referendo sobre a permanência do Reino Unido na União Europeia desenham um país profundamente dividido, com Londres, Escócia e Irlanda do Norte adeptos do europeísmo e o norte da Irlanda e Gales partidários da ruptura.

    A Escócia, como estava previsto, apoiou continuar na UE. E, agora, ante a Brexit, quer pedir um novo referendo de independência. A chefe de governo, Nicola Sturgeon, declarou pouco depois dos resultados oficiais que a Escócia via "seu futuro na União Europeia". A Irlanda do Norte também votou a favor de continuar na UE.

    O Sinn Fein, ex-braço político do Exército Republicano Irlandês (IRA), pediu um referendo sobre uma Irlanda unificada. O partido republicano destacou que o referendo sobre a UE tinha "consequências enormes sobre a natureza do Estado britânico", já que a Escócia e a Irlanda do Norte votaram por ficar na UE.

     

    Fonte: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2016/06/resultados-da-votacao-da-bretix-mostram-um-pais-desunido.html

  • A geografia mostra resultados dissipados pelo território do Reino Unido. Em Londres, por exemplo, cerca de 60% dos eleitores preferiram que o Reino Unido continuasse fazendo parte do bloco; (AS OUTRAS REGIÕES ONDE A MAIORIA VOTOU PELA PERMANÊNCIA FORAM A "ESCÓCIA E A IRLANDA DO NORTE")

  • GABARITO: CERTO.

     

    Das quatro nações que compõem o Reino Unido, o sentimento pró-europeu é maior em Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales do que na Inglaterra — que representa 85% do eleitorado e onde a desconfiança em relação à UE tem crescido nos últimos anos. Entre os norte-irlandeses o tema divide políticos e a população — os católicos republicanos são mais pró-Europa do que os nacionalistas protestantes. Mesmo assim, há grande apoio à permanência no bloco, já que a região tem recebido, nas últimas décadas, bilhões de euros para consolidar o processo de paz e desenvolver a economia.

    Leia mais: https://oglobo.globo.com/mundo/pro-ue-escocia-irlanda-do-norte-se-unem-contra-brexit-19554909#ixzz4rSWkCSQF 
    stest 

  • GABARITO CERTO

     

    De acordo com dados publicados no portal do jornal The Telegraph, o próprio Reino Unido dividiu-se:

    o 'brexit'  venceu em Inglaterra (53,2%) e no País do Gales (51,7%),

    enquanto na Escócia (62%) e na Irlanda do Norte (55,7%) a maioria votou a favor da permanência no bloco.

     

    A Escócia, onde a permanência venceu, pode continuar na UE?

    Com a divulgação do resultado do referendo, a primeira-ministra escocesa, Nicola Sturgeon, destacou o apoio à permanência no bloco, e afirmou que pretende “tomar todas as medidas possíveis para garantir nosso lugar na UE”, indicando que uma nova consulta popular sobre a independência deve ser realizada.

     

    O Parlamento escocês votou nesta terça (fev/2017) a favor de realizar um segundo referendo para promover a independência do país do Reino Unido, diante da perspectiva de que a região fique fora da União Europeia (UE), apesar de a maioria dos escoceses ter votado contra o "Brexit". 

    Pouco depois da votação, o governo britânico declarou que não vai entrar em negociações com a Escócia sobre a realização do novo referendo. A manobra é uma tentativa de bloquear a realização da consulta até a conclusão do processo de afastamento do Reino Unido da União Europeia - o que está previsto para demorar dois anos.

    Ministro da Defesa e premiê britânicos afirmam que não há necessidade de segunda consulta sobre separação da Escócia do Reino Unido. Em 2014, 55,3% dos escoceses votaram contra a independência.O ministro da Defesa britânico, Michael Fallon, disse nesta quinta-feira (02/02) que Londres não vai apoiar a realização de um segundo referendo sobre a separação da Escócia do Reino Unido até o fim da atual legislatura parlamentar, em 2020.

     

    http://g1.globo.com/mundo/noticia/parlamento-escoces-apoia-novo-referendo-sobre-a-independencia.ghtml

    http://www.tsf.pt/internacional/interior/brexit-escocia-e-irlanda-do-norte-ja-dao-sinais-de-afastamento-5245953.html

    https://oglobo.globo.com/mundo/brexit-que-muda-na-europa-com-saida-britanica-da-ue-19584641

  • CORRETO.

     

    Escócia e Irlanda do Norte votaram para ficar na UE.

     

    O Reino Unido mostrou-se muito dividido no referendo. A saída do Reino Unido da União Europeia perdeu na Escócia e Irlanda do Norte mas ganhou em Inglaterra e no País de Gales.

     

    Os eleitores britânicos decidiram que o Reino Unido vai sair a União Europeia, depois de o 'Brexit' ter conquistado 51,9% dos votos no referendo de quinta-feira, segundo os resultados finais.

    Os defensores da saída do Reino Unido do bloco europeu tiveram 17,41 milhões de votos, indicam os dados divulgados no portal da BBC após ter terminado o apuramento em todos os 382 círculos eleitorais.

    Já os partidários da permanência do Reino Unido na União Europeia obtiveram 16,14 milhões de votos, 48,1%.

    A taxa de participação no referendo foi de 72,2% e saída do Reino Unido da União Europeia ganhou em Inglaterra e no País de Gales e perdeu na Escócia e na Irlanda do Norte.

    De acordo com dados publicados no portal do jornal The Telegraph, o próprio Reino Unido dividiu-se: o 'brexit' venceu em Inglaterra (53,2%) e no País do Gales (51,7%), enquanto na Escócia (62%) e na Irlanda do Norte (55,7%) a maioria votou a favor da permanência no bloco.

    A primeira-ministra escocesa, Nicola Sturgeon, já afirmou que a Escócia vê o seu futuro como "parte da União Europeia".

    "A Escócia vê o seu futuro como parte da UE. A Escócia votou de forma clara e decisiva para permanecer como parte da União Europeia, 62 contra 38 por cento", afirmou a primeira-ministra, em declarações à BBC.

     

    VEJA MAIS EM: 

    http://www.dn.pt/mundo/interior/brexit-venceu-com-519-dos-votos-escocia-e-irlanda-do-norte-votaram-contra-5246094.html

     

     

     

     

     

  • O pessoal está de parabéns pelos comentários postados! Contudo, seriam melhor comentários mais concisos com seus respectivos links no final para quem quiser ler mais ou conferir a fonte. Já que os links já estão nos comentários não é preciso transcreve-los como se fosse um clipping. Basta uma resposta objetiva e concisa.
  • muito bom esse comentário

  • Resumindo:

    Essa decisão de saída reacendeu os movimentos separatistas no Reino Unido. A Escócia voltou a almejar sua independência do Reino Unido após ter votado pela permanência do Reino Unido no bloco europeu, assim como a Irlanda do Norte.

  • Reino Unido é a junção da Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte.

     

    Foi realizado um referendo em que 51% da população votou para a saída da União Europeia, sendo a maioria da Inglaterra e País de Gales.

     

    Escócia e Irlanda do Norte votaram contra a saída.

  • No País de Gales e no interior da Inglaterra, o voto majoritário foi pela saída do bloco europeu, enquanto em Londres, na Escócia e na Irlanda do Norte o voto que prevaleceu foi pela permanência na União Europeia.

    Resposta: Certo