SóProvas


ID
2500957
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2017
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Com referência à evolução recente do Mercado Comum do Sul (MERCOSUL), que já conta com vinte e cinco anos de existência, julgue (C ou E) o item que se segue.


O MERCOSUL tem buscado ampliar o número de acordos com outros países e blocos, o que pode ser exemplificado pela retomada das negociações para um acordo com a União Europeia e pela busca de maior cooperação com a Aliança do Pacífico.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO.

    Os presidentes dos países do Mercosul se reuniram, em julho de 2017 na Argentina, em busca de se aproximar de um acordo comercial com a Aliança do Pacífico e de facilitar o progresso nas negociações com a União Europeia.

    O Mercado Comum do Sul tenta um consenso para aliviar as barreiras tarifárias e incentivar a produtividade em setores-chave, tais como grãos e alimentos, nos quais os membros Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai são grandes exportadores, e outros itens, como tecnologia.

    As negociações com a União Europeia podem começar a dar frutos este ano (2017) e há bastante otimismo sobre um pacto com a Aliança do Pacífico, cujos membros Chile, Colômbia, México e Peru enviaram representantes à cúpula.

  • GABARITO: CERTO

     

    Algumas coisas para você anotar, (e eu também...) :

    Aliança Pacífico (México, Colômbia, Peru e Chile)

    Associação Europeia de Livre Comércio, integrada por Noruega, Suíça, Islândia e Liechtenstein

    Mercosul: Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai ... e a Venezuela que tá suspensa.

    UE : 28 países...

     

    ( 07 de abril de 2017)    Reunião ministerial Mercosul-Aliança do Pacífico: Comunicado Conjunto

    .....Os Ministros trocaram opiniões sobre a conjuntura internacional e concordaram sobre a importância de responder aos desafios atuais por meio da intensificação dos esforços  em favor do livre comércio e da integração regional.

    Nesse sentido, acordaram continuar a aproximação entre o MERCOSUL e a Aliança do Pacífico e consideraram oportuno estabelecer linhas de trabalho em facilitação do comércio, cooperação aduaneira, promoção comercial, apoio às Pequenas e Médias Empresas e identificação de possíveis cadeias de valor regional, as quais foram identificadas por ambos os blocos em maio de 2016.

    http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/sem-categoria/16082-reuniao-ministerial-mercosul-alianca-do-pacifico-comunicado-conjunto

     

    20/07/2017 

    Em nota oficial, o Palácio do Planalto informou na última quarta-feira que “no que diz respeito à agenda externa do bloco, o Presidente Temer (que chegará a Mendoza na noite desta quinta) ressaltará a prioridade atribuída às negociações do Mercosul com a União Europeia, negociações que se espera concluir o quanto antes. O Presidente assegurará, da mesma forma, a atenção da presidência brasileira para as negociações com a Associação Europeia de Livre Comércio, integrada por Noruega, Suíça, Islândia e Liechtenstein”. “Quanto a novas frentes negociadoras, o Presidente Temer deverá mencionar o diálogo exploratório com o Canadá e com parceiros asiáticos. O Presidente atribui, ainda, especial relevância ao movimento de aproximação do MERCOSUL com os países da Aliança do Pacífico, o que constituirá outra prioridade da presidência brasileira”, informou o governo brasileiro.

    https://oglobo.globo.com/economia/paises-do-mercosul-se-reunem-para-avancar-em-negociacoes-com-europa-21610193

     

  • Em 2017, inclusive, houve reunião dos representantes do Mercosul a fim de tratar sobre a aproximação deste bloco com a União Europeia e a Aliança do Pacífico.

    Em 2019, o bloco conseguiu selar um acordo com a União Europeu, um momento histórico para o bloco.

    Resposta: Certo