SóProvas


ID
2500963
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2017
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

O governo de Juscelino Kubitschek (1956-1960) foi caracterizado pela ênfase nos projetos de desenvolvimento econômico, por meio de ações voltadas para a industrialização e de investimentos em infraestrutura. Essa agenda interna influenciou também a formulação de sua política externa. A respeito da atuação externa do Brasil durante a gestão de Juscelino Kubitschek (JK), julgue (C ou E) o próximo item.


O governo de JK buscou ativamente o apoio norte-americano para o desenvolvimento da América Latina, por meio da Operação Pan-Americana. Seus esforços, porém, encontraram resistências nos Estados Unidos da América e nas instituições financeiras internacionais. A dificuldade em obter acesso a financiamentos externos levou, inclusive, ao rompimento do Brasil com o Fundo Monetário Internacional em 1959.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO.

    Em 1957, o governo JK pleiteou empréstimos junto ao Fundo Monetário Internacional (FMI) e ao Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), conhecido como Banco Mundial.

    Porém, no dia 17 de junho de 1959, tornou-se público o rompimento de Juscelino com o FMI, provocado pela recusa do governo brasileiro em ceder às exigências do órgão para a concessão de financiamentos.

  • tá mas os Estados Unidos eram a favor da OPA, não?!?!?!

  • Não, Mariana, os EUA não eram favoráveis. Os esforços americanos ainda estavam concentrados no combate ao comunismo mundial e eles consideravam a América Latina como um todo uma zona de baixa pressão. Isso só mudou depois da Crise dos Mísseis e, mesmo passando a apoiar o desenvolvimento regional, eles ainda submetiam o desenvolvimento a questões de segurança.