SóProvas


ID
2501011
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2017
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O tema da segurança, nacional e coletiva, faz parte da história da política exterior do Brasil. A respeito desse tema, julgue (C ou E) o item seguinte.


Criada por resolução da Assembleia Geral da ONU em 1986, a Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul é integrada por países banhados por esse oceano, inclusive o Brasil, e realizou várias reuniões ministeriais.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO.

    A Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul (ZOPACAS) foi estabelecida em 1986, por meio da Resolução 41/11 da Assembleia Geral das Nações Unidas. É integrada por 24 países banhados pelo Atlântico Sul: África do Sul, Angola, Argentina, Benin, Brasil, Cabo Verde, Cameroun, Congo, Côte d’Ivoire, Gabão, Gâmbia, Gana, Guiné-Conacri, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Libéria, Namíbia, Nigéria, República Democrática do Congo, São Tomé e Príncipe, Senegal, Serra Leoa, Togo e Uruguai.

    Desde sua criação, já foram realizadas sete Reuniões Ministeriais da ZOPACAS: Rio de Janeiro (1988), Abuja (1990), Brasília (1994), Somerset West (1996), Buenos Aires (1998), Luanda (2007) e Montevidéu (2013).

  • GABARITO: CORRETO

     

    - A Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul (ZOPACAS) foi estabelecida em 1986

     

    - A ZOPACAS é integrada por 24 países banhados pelo Atlântico Sul (incluindo o Brasil)

     

    - A ZOPACAS é o principal foro para o tratamento de temas relativos à segurança do Atlântico Sul.

     

    Trata-se de uma iniciativa que busca articular ações em benefício da paz, da estabilidade e do desenvolvimento sustentável do Atlântico Sul, por meio do fortalecimento da coordenação e cooperação entre seus Estados-membros.

     

    - Desde sua criação, foram realizadas sete Reuniões Ministeriais da ZOPACAS.

     

    http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/politica-externa/paz-e-seguranca-internacionais/151-zona-de-paz-e-cooperacao-do-atlantico-sul

  • Correto

     

    A ZOPACAS é integrada por 24 países banhados pelo Atlântico Sul: África do Sul, Angola, Argentina, Benin, Brasil, Cabo Verde, Cameroun, Congo, Côte d’Ivoire, Gabão, Gâmbia, Gana, Guiné-Conacri, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Libéria, Namíbia, Nigéria, República Democrática do Congo, São Tomé e Príncipe, Senegal, Serra Leoa, Togo e Uruguai, e desde 1986, a Assembleia-Geral aprovou 22 resoluções sobre ZOPACAS. A resolução mais recente foi adotada em 2015 e enfatizou o papel da ZOPACAS como fórum para interação crescente e apoio mútuo entre os Estados do Atlântico Sul.

  • A afirmativa aborda um acordo de cooperação do Atlântico Sul que, ao contrário do que poderia sugerir, a comparação com a Organização do Atlântico Norte não é uma aliança militar e sim um instrumento de políticas multilaterais sobre as águas internacionais do Atlântico Sul. 


    Análise da afirmativa:

    Composta por cerca de vinte e três países, sendo três sul-americanos e os outros vinte africanos, a ZOPACAS, tem como objetivo evitar a introdução de armas de destruição em massa na região, zelar pela paz, preservação dos recursos naturais de águas territoriais dos signatários e a livre navegação de águas internacionais no Atlântico Sul. Afirmativa correta. 



    Gabarito do professor: Certo.