SóProvas


ID
2501020
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2017
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

      O Brasil, no contexto das chamadas “nações periféricas”, foi um dos países que mais participou do sistema internacional no último século e meio de surgimento, consolidação e expansão dos organismos econômicos multilaterais.

Paulo Roberto Almeida. Relações internacionais e política externa do Brasil. Rio de Janeiro: LTC, 2012, p. 213.

Tendo o fragmento de texto anterior como referência inicial, julgue (C ou E) o próximo item, a respeito da atuação do Brasil no âmbito do multilateralismo econômico, financeiro e político.


O Brasil fez parte do grupo de países que defendeu a criação da Organização para a Proibição de Armas Químicas, agência especializada da ONU diretamente subordinada ao secretário-geral desse organismo internacional.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.

    O Brasil faz parte da Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ), porém trata-se de uma organização internacional independente, que faz um de trabalho de cooperação com as Nações Unidas.

  •  

    Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ) não é subordinada a niguém. Ela e uma organização internacional independente.

  • A Convenção sobre Armas Químicas é um acordo sobre controle de armas, que proíbe a produção, o armazenamento e o uso de armas químicas. Seu nome completo é a Convenção sobre a Proibição do Desenvolvimento, Produção, Armazenagem e Utilização de Armas Químicas e sobre sua Destruição. O acordo é administrado pela Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ), que é uma organização independente com sede em Haia, nos Países Baixos.

    A principal obrigação ao abrigo da convenção é a proibição de uso e produção de armas químicas, bem como a destruição de todas os estoques desse tipo de armamento. As atividades de destruição são verificadas pela OPAQ.

  •   Errado

     

     

    Nações periféricas são aquelas que dependem dos países centrais, têm economias pouco desenvolvidas, possuem pouca influência no cenário internacional.

     

     

    https://brainly.com.br/tarefa/1910069

     

     

    A Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAC) tem como missão velar pelo cumprimento de um tratado multilateral vigente desde 1997 que proíbe o desenvolvimento, a produção, o armazenamento e o uso de armas químicas, prevendo sua destruição total.

     

     

    A OPAQ conta com 189 países-membros, que representam 98% da população mundial. Sete países, incluindo a Síria, não fazem parte da organização. Cinco países - Síria, Coreia do Norte, Angola, Egito e Sudão do Sul - não assinaram o tratado e os dois restantes, Israel e Mianmar, assinaram o documento em 1993, mas não o ratificaram.

    http://g1.globo.com/mundo/noticia/2013/09/a-organizacao-para-a-proibicao-de-armas-quimicas-opaq.html.

     

     

    Lideranças

    A organização é independente, mas tem sua hierarquia interna.

    A organização é liderada pelo Director-Geral que é diretamente nomeado pela Conferência para um máximo de dois mandatos de quatro anos.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Organiza%C3%A7%C3%A3o_para_a_Proibi%C3%A7%C3%A3o_de_Armas_Qu%C3%ADmicas

  • A questão induziu ao erro com o enunciado

  • Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ) (em inglês: Organisation for the Prohibition of Chemical WeaponsOPCW) é uma organização internacional criada em 1997[1] pelos países que já participavam da Convenção de Armas Químicas. A Organização recebeu o Prémio Nobel da Paz em 2013.[2]

     

    Tem a finalidade de fazer que esta Convenção seja colocada em prática.

     

    A OPAQ é uma organização internacional independente, e faz um trabalho de cooperação com as Nações Unidas.

    Todos os países-membros contribuem para o orçamento da organização anualmente.

     

     

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Organiza%C3%A7%C3%A3o_para_a_Proibi%C3%A7%C3%A3o_de_Armas_Qu%C3%ADmicas

    GABARITO: ERRADO

  • A OPAQ é uma organização internacional independente, e faz um trabalho de cooperação com a ONU.

  • O texto de apoio relata antiga tradição diplomática brasileira de relações internacionais baseadas no multilateralismo. O item aborda a criação da Organização para a Proibição de Armas Químicas.

    A OPAQ não é uma agência da ONU apesar da grande cooperação entre ambas as organizações. ITEM ERRADO.


    A Organização para a Proibição de Armas Químicas OPAQ na sigla em português é uma organização criada em 1997, conta com mais de 190 países membros, possui sede em Haia na Holanda, atuou em diversos conflitos com destaque para o sírio por qual recebeu o prêmio Nobel  da Paz em 2013 e segue atuando por todo o mundo.
    Gabarito: Errado.
  • 1. OPAQ é uma organização independente.

    2. No organograma da ONU, a OPAQ consta como "related organization", e não como "specialized agency"

    3. "...report to the Security Council and the General Assembly (GA)"

    Fonte: organograma ONU

  • O Brasil fez parte do grupo de países que defendeu a criação da Organização para a Proibição de Armas Químicas - OPAQ .(...) Incorreto. O Brasil faz parte do grupo de países que defendeu a criação da Organização para a Proibição de Armas Químicas.

    (...) agência especializada da ONU diretamente subordinada ao secretário-geral desse organismo internacional. Incorreto. A OPAQ é uma organização internacional independente, não está subordinada a nenhum outro organismo (não está diretamente subordinada a ONU), apenas faz um trabalho de cooperação com as nações Unidas.

    Incorreta, portanto, a assertiva.

    Professora: Heloisa Samagaio Coutinho

  • ERRADO.

    O Brasil faz parte da Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ), porém trata-se de uma organização internacional independente, que faz um de trabalho de cooperação com as Nações Unidas.