SóProvas


ID
2501023
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2017
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

      O Brasil, no contexto das chamadas “nações periféricas”, foi um dos países que mais participou do sistema internacional no último século e meio de surgimento, consolidação e expansão dos organismos econômicos multilaterais.

Paulo Roberto Almeida. Relações internacionais e política externa do Brasil. Rio de Janeiro: LTC, 2012, p. 213.

Tendo o fragmento de texto anterior como referência inicial, julgue (C ou E) o próximo item, a respeito da atuação do Brasil no âmbito do multilateralismo econômico, financeiro e político.


No contexto das estreitas relações entre o governo de Castelo Branco e os Estados Unidos da América, o Brasil enviou tropa para participar da Força Interamericana de Paz, criada em 1965 pela Organização dos Estados Americanos para contribuir na pacificação da República Dominicana, então abalada por uma guerra civil.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO.

    A Força Interamericana de Paz - FIP (em inglês: IAPF - Inter-American Peace Force) foi organizada pela Organização dos Estados Americanos, em 23 de maio de 1965, após uma intervenção de forças militares dos Estados Unidos na República Dominicana. Foi composta majoritariamente por 42.600 militares norte-americanos, mais as seguintes tropas enviadas pelos seguintes países: Brasil – 1.130, Honduras – 250, Paraguai - 184, Nicarágua – 160, Costa Rica - 21 policiais militares, El Salvador - 3 oficiais. O Brasil substituiu os Estados Unidos em 1966 e a Força Interamericana de Paz que foi desativada em 1967.

  • O Brasil de fato possui longa tradição de relações internacionais com forte presença em fóruns e organizações multilaterais. 

    Análise da afirmativa:

    O Brasil, em 1965, que já estava sob o regime militar e no contexto geral da Guerra Fria e da proximidade com os EUA, aceitou participar da operação antiguerrilha na República Dominicana, sob o mandato da Organização do Estados Americanos para evitar uma virada de posicionamento político na nação caribenha similar a realizada por Cuba. Afirmativa correta. 




    Gabarito do professor: Certo.
  • Correto.

    O Brasil enviou tropas à República Dominicana, “em missão de paz e de preservação da democracia” a pedido da Organização dos Estados Americanos, em maio de 1965. A decisão foi tomada por Castelo Branco, em reunião do Conselho de Segurança Nacional, e precisou ser chancelada pelo legislativo.

    Curiosamente, praticamente todo o PSD e mesmo setores do PTB na Câmara dos Deputados votaram a favor do envio de soldados para compor a Força Interamericana de Paz, que foi aprovada por 190 votos a 99 (Verbete CPDOC, “Força Interamericana de Paz”, disponível em http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-tematico/forca-interamericana-de-paz-fip).

    O destacamento brasileiro ficou conhecido como Faibrás e foi comandado pelo coronel Carlos de Meira Matos. As tropas ficaram na República Dominicana de maio de 1965 até setembro de 1966, após a chegada de Joaquin Balaguer à presidência dominicana.

    Como passar concursos diplomacia e chancelaria (p. 607). Editora Foco.