SóProvas


ID
2501026
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2017
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

      O Brasil, no contexto das chamadas “nações periféricas”, foi um dos países que mais participou do sistema internacional no último século e meio de surgimento, consolidação e expansão dos organismos econômicos multilaterais.

Paulo Roberto Almeida. Relações internacionais e política externa do Brasil. Rio de Janeiro: LTC, 2012, p. 213.

Tendo o fragmento de texto anterior como referência inicial, julgue (C ou E) o próximo item, a respeito da atuação do Brasil no âmbito do multilateralismo econômico, financeiro e político.


Instituição subordinada ao Fundo Monetário Internacional, o Clube de Paris atua na coordenação de renegociação de dívidas contraídas entre Estados e dele o Brasil desfiliou-se tão logo saldou a totalidade de sua dívida pública externa.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.

    O Clube de Paris é uma instituição informal (não possui vínculo com o FMI) constituída por 22 países cuja missão é ajudar financeiramente países com dificuldades econômicas. O primeiro encontro aconteceu em 1956, quando a Argentina concordou em reunir-se com seus credores na cidade de Paris. Atualmente ocorrem cerca de 10 a 11 encontros por ano dos membros do clube.

    O Brasil já realizou desde 1961, ano em que ocorreu o primeiro contrato, seis acordos com o Clube. Estes acordos foram totalmente quitados em janeiro de 2006, quando o governo federal despendeu cerca de R$ 2,6 bilhões para pagar antecipadamente as duas últimas parcelas do compromisso firmado em 1992 e que venceriam em dezembro de 2006. Como membro permanente do Clube de Paris, o Brasil não se desfiliou.

  • Forçando amizade.... Brasil desfiliou-se tão logo saldou a totalidade de sua dívida pública externa.

  • PARA OS DESINFORMADOS...

     

    https://noticias.uol.com.br/economia/ultnot/2006/01/10/ult1767u58456.jhtm

  • Pessoal, temos que tomar cuidado com as informações publicadas! O Brasil só passou a se tornar membro permanente do Clube de Paris em 2016. Até então, tratava-se de membro observador!


    Além disso, o Clube de Paris é um grupo independente do FMI, que serve para renegociar dívidas soberanas (e não para ajudar países com dificuldades econômicas, esse papel é do FMI).

  • O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, participou nesta sexta-feira da cerimônia de formalização da entrada do Brasil no Clube de Paris, em Brasília. A instituição foi reconhecida como o principal fórum para a reestruturação de dívidas soberanas. Data: 30/12/2016

     

  • Brasil NÃO TEM PAGO sua dívida externa, ela continua até hoje, o que aconteceu foi simplesmente que pela primeira vez na história, o país tinha os recursos e reservas suficientes para pagar essa dívida, mas não o fez!

  • > O Brasil, desde 1961, já realizou 6 acordos com o "Acordo de Paris";

    > 2006, durante o governo Lula, houve quitação antecipada e integral de todas as dívidas com os credores (contraídas em 1992 com vencimento em dez/2006);

    > Polonetas: Brasil, França, Polônia e Itália concordaram em conceder desconto de 50% dos títulos das dívidas públicas aos Poloneses;

    > O Brasil ainda é signatário desse Acordo Internacional;

    _/\_

    Fonte: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Clube_de_Paris>

  • O Brasil de fato possui longa tradição de relações internacionais com forte presença em fóruns e organizações multilaterais.

    Análise da afirmativa:

    O Clube de Paris é um fórum informal não subordinado ao Fundo Monetário Internacional, ao qual o Brasil filiou-se formalmente no ano de 2016, passando da condição de devedor para a de credor de outras nações que renegociam suas dívidas por lá. Afirmativa errada.  


    Gabarito do professor: Errada.
  • O Clube de Paris é uma instituição informal (não possui vínculo com o FMI) constituída por 22 países cuja missão é ajudar financeiramente países com dificuldades econômicas.

    Errado

  • Fundado em 1956, o Clube de Paris é uma instituição informal formada por 22 países, que se colocam como credores internacionais. Os compromissos estipulados no âmbito do Clube dizem respeito à relação entre países, não guardando relação necessária com aqueles assinados junto ao Fundo Monetário Internacional. O Brasil realiza acordos com o Clube desde 1961, tendo quitado todas as dívidas negociadas sob aquele marco em 2006. Em dezembro de 2016, o governo brasileiro passou a integrar a lista de sócios do Clube de Paris, em função de seu papel como credor de países em desenvolvimento.

    Como passar concursos diplomacia e chancelaria (p. 607). Editora Foco.