SóProvas


ID
2501029
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2017
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

      O Brasil, no contexto das chamadas “nações periféricas”, foi um dos países que mais participou do sistema internacional no último século e meio de surgimento, consolidação e expansão dos organismos econômicos multilaterais.

Paulo Roberto Almeida. Relações internacionais e política externa do Brasil. Rio de Janeiro: LTC, 2012, p. 213.

Tendo o fragmento de texto anterior como referência inicial, julgue (C ou E) o próximo item, a respeito da atuação do Brasil no âmbito do multilateralismo econômico, financeiro e político.


Tanto as sessões constitutivas do Acordo Geral sobre Tarifas Aduaneiras e Comércio (1947) quanto a Conferência de Comércio e Emprego das Nações Unidas (1947-1948) contaram com a participação de representantes do Brasil.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO.

    O Brasil participou de ambas as sessões comerciais.

  • GABARITO: CORRETO

     

    GATT é a sigla correspondente a "General Agreement on Tariffs and Trade" (significado em português: Acordo Geral de Tarifas e Comércio), referente a uma série de acordos de comércio internacional destinados a promover a redução de obstáculos às trocas entre as nações, em particular as tarifas e taxas aduaneiras entre os membros signatários do acordo.

    Sua sede, até sua substituição pela OMC (Organização Mundial do Comércio), em 1995, localizava-se em Genebra, na Suíça, dividindo-se em certos órgãos intercomunicáveis, sendo os principais o Secretariado, o Conselho de Representantes e uma Assembleia anual.

    O GATT é na verdade o resultado do insucesso das conversações entre os países para formar a Organização Internacional de Comércio (a futura OMC, que surgiria só em 1995); ......

    O GATT foi então planejado para atuar no lugar da natimorta organização, e mesmo assim, temporariamente, enquanto os países não chegavam a um acordo sob a constituição e funcionamento da OIC. O primeiro dos acordos foi estabelecido em 1947, em Genebra, no âmbito da reunião das Nações Unidas por um total de 23 países, entre eles o Brasil, que foi também um dos membros fundadores do acordo

    ================================================

     

    Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento - Unctad

     

    Objetivos:

    O principal objetivo é aumentar ao máximo as oportunidades de comércio, investimento e progresso dos países em desenvolvimento, ajudando-os a enfrentar os desafios derivados da globalização e a integrar-se na economia mundial em condições eqüitativas.

    A UNCTAD procura alcançar seus objetivos mediante a investigação e análise de políticas econômicas e de desenvolvimento, a cooperação técnica e a interação com a sociedade civil e o mundo da economia.

    O empreendedorismo está presente entre os temas trabalhados pela UNCTAD. Vale citar que o EMPRETEC, seminário internacional oferecido no Brasil pelo Sebrae desde 1993, nasceu de metodologia desenvolvida pela instituição a partir da análise do comportamento empreendedor no mundo.

    Em 2000, o Sebrae patrocinou o I Fórum de Negócios entre América Latina e África, realizado no Rio de Janeiro.

     

     

    https://www.infoescola.com/economia/gatt/

    http://www.mdic.gov.br/legislacao/9-assuntos/categ-comercio-exterior/367-certificado-form-37

    http://ois.sebrae.com.br/comunidades/unctad-conferencia-das-nacoes-unidas-sobre-comercio-e-desenvolvimento/

  • Alguém sabe alguma coisa a respeito dessa "Conferência de Comércio e Emprego das Nações Unidas", entre 1947 e 1948??? 

    Ps: a única coisa que eu sei é que não se trata da UNCTAD, que o Moysés citou. A Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento só surgiu em 1964, por pressão dos países em desenvolvimento. 

  • TAS, a conferência a que se refere foi realizada em Havana, Cuba.  De 21 de novembro de 1947 a 24 de março de 1948. Dutra era o presidente e Azeredo da Silveira foi como secretário executivo da delegação brasileira.

     

    Foi nessa conferência onde foi assinada a "Carta de Havana" que estipulava a criação de uma Organização Internacional de Comércio, que expandiria o comércio mundial e removeria as barreiras que o dificultavam. Apesar de 54 países concordarem com a Carta de Havana, o Congresso dos Estados Unidos não o ratificou e a Organização Mundial de Comércio nunca se constituiu.

     

    Fonte: http://www.fgv.br/Cpdoc/Acervo/arquivo-pessoal/RC/textual/documentos-relativos-a-conferencia-de-comercio-e-emprego-das-nacoes-unidas-realizada-em-21-de-novembro-de-1947-a-24-de-marco-de-1948-em-havana-cub

     

     

  • http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/arquivo-pessoal/RC/textual/documentos-relativos-a-conferencia-de-comercio-e-emprego-das-nacoes-unidas-realizada-em-21-de-novembro-de-1947-a-24-de-marco-de-1948-em-havana-cub 

     

     

  • Considerando que o GATT foi fundado por países em desenvolvimento, dentre eles o Brasil, com o objetivo de progresso comercial internacional com nações desenvolvidas e, em 1948 foi criada a Conferência de Comércio e Emprego das Nações Unidas a partir de reclamação desses países, conclui-se que o Brasil participou de ambos, pois, além de requerer incentivos, posteriormente reclamou da ineficácia de colaboração por parte dos países ricos.

    _/\_

    fontes: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Acordo_Geral_de_Tarifas_e_Com%C3%A9rcio>

    <https://pt.wikipedia.org/wiki/Confer%C3%AAncia_das_Na%C3%A7%C3%B5es_Unidas_sobre_Com%C3%A9rcio_e_Desenvolvimento>

  • O fim da Segunda Guerra Mundial fez com que alguns países decidissem pela construção de organismos capazes de regular os diferentes aspectos da economia mundial. 
    Para os aspectos financeiros e monetários foram criados o Banco Mundial (BIRD) e o Fundo Monetário Internacional. Para o aspecto comercial, a proposta seria a criação de uma Organização Internacional do Comércio . Esta seria uma agência especializada das Nações Unidas. 

    O Acordo Geral sobre Tarifas e Comércios (GATT) foi criado como um tratado internacional provisório até que a OIC fosse elaborada . Entretanto, este tratado durou cerca de 4 décadas. O objetivo do GATT era impulsionar a liberalização comercial e combater práticas protecionistas que impedissem o desenvolvimento econômico dos países integrantes.

    Na primeira rodada, que aconteceu em Havana, foram feitas 45000 concessões e, também foi estabelecido um conjunto de normas. Os países fundadores deste acordo foram África do Sul, Austrália, Bélgica, Birmânia, Brasil, Canadá, Ceilão, Chile, China, Cuba, Checoslováquia, Estados Unidos, França, Holanda, Índia, Líbano, Luxemburgo, Nova Zelândia, Noruega, Paquistão, Reino Unido, Rodésia do Sul e Síria. 

    Esta afirmativa está correta, por que a Conferência das Nações Unidas ocorreu simultaneamente à elaboração do Acordo Geral sobre as Tarifas e Comércio nos anos de 1947 e 1948. O Brasil foi signatário de ambos os documentos que tinham por objetivo a criação da Organização Internacional do Comércio e a consequentemente a criação das regras de comércio, suas respectivas taxas e a organização dos trabalhadores. O material acerca do tema está disponível em formato digital 

    Gabarito do Professor: CERTO.