SóProvas


ID
2501035
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2017
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A Argentina é, historicamente, uma prioridade para a política externa brasileira. Em seu estágio atual, as relações entre os dois países caracterizam-se pela busca da integração econômica e da cooperação política. A respeito da política externa Argentina, julgue (C ou E) o item que se segue.


Durante o primeiro período de Juan Domingo Perón na presidência argentina (1946-1955), a diplomacia do país resolveu o problema da demarcação dos limites fronteiriços nos Andes Patagônicos, aceitou a reivindicação uruguaia relativa ao limite fronteiriço no estuário do rio da Prata e propôs uma coordenação política entre Argentina, Brasil e Chile para tratar dos assuntos internacionais mais importantes.

Alternativas
Comentários
  •  GABARITO: ERRADO

     

    Perón resolveu a antiga e desgastante questão de limites no Rio da Prata com o Uruguai quanto à soberania e ao uso do estuário pelos dois países. Em novembro de 1973, foi assinado o Tratado del Río de la Plata y su Frente Marítimo, que não estabeleceu limites no rio, “mas, sim,um estatuto para o uso de suas águas de acordo com uma série de parâmetros”.

     

    Getúlio Vargas e Juan Domingo Perón, um ditador civil o outro de origem militar, tinham muito em comum. Além de dominarem por largos anos os dois maiores países da América do Sul, o Brasil e a Argentina, eram providos de carisma e consagraram-se como estadistas. Ambos foram impressionantes reformadores sociais, reconhecendo a importância dos sindicatos e das organizações operárias em geral, aproximando-as do convívio com o poder. Todavia, um deles, Getúlio Vargas nunca fez questão de aproximar-se do outro, de Juan Domingo Perón, mantendo com ele relações frias.

     

    http://funag.gov.br/loja/download/1089-O_Brasil_no_Rio_da_Prata.pdf

    http://educaterra.terra.com.br/voltaire/mundo/2002/09/23/000.htm

  • A tentativa de coordenação política entre Brasil, Chile e Argentina só ocorreu na década de 1960, quando o presidente dessa nação era Arturo Frondizi.

    Fonte: BANDEIRA, Moniz. O Governo João Goulart. São Paulo: Ed. Unesp, 2010.

  • O erro da questão é somente a aceitação do limite fronteiriço no estuário do Rio da Prata. Os comentários de MoYSéS . e Arthur Barros estão errados quanto à não proposição de uma coordenação política entre Argentina, Brasil e Chile por parte de Perón, pois houve sim tal proposição por parte da Argentina no Governo de Perón, que ficou conhecida como Pacto do ABC:

    "No início de 1953, o presidente argentino Juan Domingo Perón procurou o presidente brasileiro, Getúlio Vargas, visando o estabelecimento de um programa comum entre as três nações, para que juntas formassem um bloco continental alternativo à polarização mundial entre Estados Unidos e União Soviética.Perón, publicamente, anunciou os preparativos para a revitalização do chamado “Pacto ABC”."

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pacto_do_ABC

  • Bom dia, Lucas e Moyses. Ficou confusa a explicação tanto de um como o outro.

    Poderiam dividir a frase correta e a errada. 

     

  • A questão das fronteiras na Patagônia até hoje não foi resolvida. A do Rio da Prata foi no segundo, e não no primeiro, período.

  • ERRADO

     

    Durante o primeiro período de Juan Domingo Perón na presidência argentina (1946-1955), a diplomacia do país...

     

    resolveu o problema da demarcação dos limites fronteiriços nos Andes Patagônicos

    Andes Patagônicos = região sul Chile/Argentina. Perón NÃO resolveu nada: João Paulo II chegou a intervir na década de 80.

     

    aceitou a reivindicação uruguaia relativa ao limite fronteiriço no estuário do rio da Prata e

    Erro cronológico.  Isso ocorreu no 2º governo Perón (1973) e a questão se refere ao primeiro período.

     

    propôs uma coordenação política entre Argentina, Brasil e Chile para tratar dos assuntos internacionais mais importantes. 

    Novo pacto ABC. NÃO vingou.

  • O texto de apoio aborda as relações diplomáticas entre Brasil e Argentina e afirma (no contexto de 2017) que a cooperação política e integração econômica são prioridades para ambos. O item aborda o primeiro governo de Juan Domingo Perón e sua politica externa.

    O problema de demarcação de fronteiras entre Argentina e Chile só foi totalmente resolvido com a mediação do líder do catolicismo Papa João Paulo II em 1978. ITEM ERRADO.



    Considerações finais:

    A América do Sul é rica em conflitos de fronteira sendo o último conflito armado envolvendo Equador e Peru de 1998 portanto, relativamente recente. Para além de conflito armado ainda há diversos casos em litígio como Chile e Bolívia que como resultado de conflito anterior perdeu sua saída para o mar e a reivindica sem sucesso há muitos anos.

    Gabarito: Errado.
  • O Pacto ABC proposto por Perón era principalmente econômico, a questão erra ao dizer que era uma coordenação política. Fora isso, o comentário do futuro ex-concurseiro está completo.