SóProvas


ID
2501041
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2017
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A Argentina é, historicamente, uma prioridade para a política externa brasileira. Em seu estágio atual, as relações entre os dois países caracterizam-se pela busca da integração econômica e da cooperação política. A respeito da política externa Argentina, julgue (C ou E) o item que se segue.


Em 1990, os governos brasileiro e argentino criaram o grupo de trabalho binacional denominado Grupo Mercado Comum, para elaborar e propor medidas que propiciassem a criação do mercado comum Brasil-Argentina até o ano de 1994.


Alternativas
Comentários
  • CORRETO.

    Em 6 de julho de 1990, o presidente do Brasil, Fernando Collor, e o da Argentina, Carlos Menem, assinaram a Ata de Buenos Aires, visando a total integração alfandegária entre os dois países. Foi decidido que todas as medidas para a construção da união aduaneira deveriam ser concluídas até 31 de dezembro de 1994. Para assegurar o cumprimento dos prazos, foi criado o Grupo de Trabalho Binacional, órgão que teve como responsabilidade, definir métodos para a criação do mercado comum entre as duas nações. Em setembro, os governos de Paraguai e Uruguai demonstraram forte interesse no processo de integração regional, levando à plena percepção dos signatários que um tratado mais abrangente era necessário.

  • Caro Daniel Gonçalves, sou nova nesse assunto de relações internacionais, mas fiquei me perguntando se esta questão está correta.

    Em minhas buscas pelo termo Grupo Mercado Comum, encontrei a seguinte definição "O Grupo Mercado Comum é  órgão decisório executivo do Mercosul, responsável de fixar os programas de trabalho, e de negociar acordos com terceiros em nome do MERCOSUL, por delegação expressa do CMC. O GMC se pronuncia por Resoluções, e está integrado por quatro membros titulares e quatro membros alternos por país, dentre os quais constar necessariamente representantes do Ministérios das Relações Exteriores, dos Ministérios da Economia (ou equivalentes) e dos Bancos Centrais. O Grupo Mercado comum será coordenado pelos Ministérios das Relações Exteriores."

    Esse orgão possui representações dos 4 páises.

     

    Vi no entando que sua resposta vem do livro de Leonardo Granato de onde a questão parece ter sido copiada ipsis litteris.

    Procurado um pouco mais, encontrei o artigo de Alessandro W. Candeas em que diz que 

    " Em 1990, os presidentes Menem e Collor assinam a “Ata de Buenos

    Aires”, que prevê a conformação do espaço econômico comum em cinco

    anos, reduzindo para 1995 o prazo anterior (1998) previsto pelo Tratado

    de Integração de 1988. Sobre essa base será assentada a primeira fase do

    Mercosul".

    Com tantas disparidades, fica difícil acertar a questão...

     

  • ERRADO

    Daniel;

    Você fala de "Grupo de Trabalho Binacional" e a questão fala de "Grupo Mercado Comum", em sua afirmativa você diz, que são a mesma coisa?

    Não seria o Grupo Mercado Comum, para elaborar e propor medidas que propiciassem a criação do MERCOSUL.

    Segundo o Wikipédia;

    O Grupo Mercado Comum foi criado através do ratado de Assunção "1991" (artigos 13-15), adotando a sua atual estrutura e funções pelo rotocolo de Ouro Preto (artigos 10-15).

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Grupo_Mercado_Comum - acesso em 27/04/2020

  • 1990 - ATA DE BUENOS AIRES

    Presidentes: Fernando Collor e Carlos Menem.

    Brasil e Argentina criaram o Grupo Mercado Comum (GMC), de caráter binacional.

  • As relações internacionais do Brasil devem ser acompanhadas com atenção, sobretudo as que envolvem países vizinhos, como o caso da Argentina.

    Análise da afirmativa:

    No início da década de 90, estava em voga estudos sobre os efeitos da globalização, políticas de liberação do comércio mundial e o sucesso da cooperação internacional na União Europeia estimulou o debate sobre a criação de blocos de integração regional por todo o mundo. Na América do Sul, não foi diferente e o Mercado Comum do Sul surgiu como um bloco de integração inicialmente econômica, mas que evoluiu para fórum de decisões sobre políticas comuns sobre a circulação de bens e pessoas e demais práticas consagradas de integração. Afirmativa correta.


    Gabarito do professor: Certo.