SóProvas


ID
2501068
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2017
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A respeito de alguns dos principais paradigmas teóricos referentes ao estudo das relações internacionais, julgue (C ou E) o item que se segue.


Nas teorias feministas das relações internacionais é comum o argumento de que questões relativas à reflexividade e à subjetividade devem ser excluídas das pesquisas, de modo a evitar prejuízos ao ideal da objetividade do conhecimento.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.

    Na contemporaneidade, o papel das experiências começa a ser valorizado tanto pelas Ciências Sociais como pela filosofia feminista nos processos de compreensão da produção do conhecimento e da ação social, cujos estudos se contrapõem à ideia de objetividade pura e de sujeito universal.

    Pode-se afirmar que o estudo de Ana María Bach, centrado na categoria de experiência, se apresenta como uma obra importante dentro dos estudos feministas por diferentes fatores, tais como por seu caráter transdisciplinar; por colocar em evidência a necessidade de problematizar e teorizar a experiência como uma categoria epistemológica para a produção do conhecimento, seguindo a mesma insistência de De Lauretis e Alcoff; por oferecer uma síntese das diferentes autoras norte-americanas que em suas teorias estabeleceram certa relação entre experiência, subjetividade, conhecimento, política e linguagem; por mostrar concretamente que a experiência e a consciência da opressão, desde uma posição de classe, raça, etnia e da postura consciente de estar nas margens, têm sido frutíferas para o pensamento feminista, permitindo que esse fosse incorporando novas abordagens teóricas e alternativas de libertação, seja por meio dos processos de construção de saberes, seja pela ação política.

  • Sexism detected!

  • Uso a mesma técnica para perguntas da CESPE... restrições tem indícios de erros

    De coração não tinha noção sobre o assunto...mas ai você lê :

    ".....devem ser excluídas das pesquisas,...."

    Entre botar certo e errado , terá mais chances marcando errado.

     

    Assim como , se a questão tivesse expressões como:  "é possível" "pode ser" a questão teria mais chances de estar certa :)

     

  • ERRADÍSSIMA

     

    Não há no mundo feminista desengajada por mais acadêmica que seja. A objetividade nunca fez parte dos estudos feministas, indissociáveis do movimento feminista desde o princípio.

  • Pensei assim :

    Nas teorias feministas... é comum o argumento de que questões relativas à reflexividade.... (não pois a luta feminina é por mais mais subjetividade.)....

    O ser você..


    Desculpem se falei bobagem, mas acertei a questão pensando assim.



  • "Uma visão reflexivista, construtivista ou pós-estruturalista do mundo de forma alguma se contrapõe a uma preocupação com a realidade objetiva. Ela apenas se preocupa com as formas pelas quais a realidade objetiva é condicionada por idéias – fruto de estruturas de pensamento ao mesmo tempo coletivas e individuais. A “‘ordem simbólica’ não existe sem os mecanismos objetivos da ordem social” (BOURDIEU, 2001, p. 220) e vice-versa. De fato, é o acordo entre a realidade objetiva e as categorias subjetivas que produz o círculo de reprodução social, dando às contingências conformadoras da nossa realidade a aparência de naturalidade, do mundo como evidente em sua essência (BOURDIEU, 1997, p.

    128)."

    Fonte:

  • Fala serio ne!!

    Os polemizadores, radicais e cheios de razão apenas gostam de contrariar, seria muito bom se o indignado também fosse justo, a vítima também fosse pacífica e solidária, mas a razão principal disso tudo e buscar para si tudo aquilo que deseja nos outros, ou seja, pura hipocrisia!!!!!!!!!!!!!!

  • Eu estou impressionada com os comentários absurdos. Só isso. Vão estudar.

  • Classificação errada.

    A questão não trata de "atualidades de 2017", mas sim de "teoria das relações internacionais"

  • Teorias das relações internacionais é dos temas mais recorrentes e importantes a serem estudados dada a tendência de abordagem de perspectivas teóricas neste tipo de prova.

    Análise da afirmativa:

    O feminismo, enquanto movimento, conquistou diversas legislações específicas em países e pactos internacionais relacionados ao combate a violência contra a mulher como a "Convenção de Belém do Pará", de 1994 e por isso não há surpresa em sua abordagem. Assim, na teoria feminista, há grandes especificidades na condição de ser mulher e desta forma a subjetividade não pode ser desconsiderada dada as grandes diferenças nessa vivência em cada país. Afirmativa errada. 



     Gabarito do professor: Errado.
  • ERRADO.

    Na contemporaneidade, o papel das experiências começa a ser valorizado tanto pelas Ciências Sociais como pela filosofia feminista nos processos de compreensão da produção do conhecimento e da ação social, cujos estudos se contrapõem à ideia de objetividade pura e de sujeito universal.

  • PMAL 2021