SóProvas


ID
2501074
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2017
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A respeito de alguns dos principais paradigmas teóricos referentes ao estudo das relações internacionais, julgue (C ou E) o item que se segue.


A metodologia eclética e pluralista típica da escola inglesa decorre das especificidades das seguintes categorias analíticas: sistema internacional, sociedade internacional e sociedade mundial.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO.

    A Escola Inglesa de relações internacionais (às vezes também denominada Realismo liberal, Escola da Sociedade Internacional ou Institucionalistas Britânicos) sustenta que existe uma “sociedade de estados” a nível internacional, apesar da condição da anarquia (ou seja, falta de um governante global ou de um estado mundial). A escola inglesa defende a convicção de que as ideias, ao invés de simplesmente capacidades materiais, moldam a conduta da política internacional e, portanto, merecem análise e crítica. Nesse sentido, é semelhante ao construtivismo, embora a Escola Inglesa tenha suas raízes mais na história mundial, no direito internacional e na teoria política, e é mais aberta às abordagens normativas do que é geralmente o caso com o construtivismo.

    Possui as seguintes categorias analíticas:

    Sistema Internacional – diz respeito à política de poder entre os Estados e é formado quando dois ou mais Estados tem impacto suficiente sobre as decisões do outro, fazendo cálculos de poder buscando balanceá-lo;

    Sociedade Internacional – parte da premissa da existência de um sistema internacional, a partir do momento em que um grupo de Estados, cientes de certos valores e interesses comuns, estão vinculados por um conjunto comum de regras e participam do funcionamento de instituições comuns;

    Sociedade Mundial – leva em consideração os indivíduos e as ONG’s; sua ordem está baseada em normas e valores compartilhados por indivíduos internacionalmente, transcendendo a ordem dos Estados.

  • Daniel Gonçalves, obrigado pelo comentário. Poderia apontar a fonte bibliográfica do seu comentário ou o material em que se baseou para fundamentá-lo?

  • A Escola Inglesa parte em busca da ordem no sistema internacional, que, na sua ótica, funciona como uma sociedade. Tal como a sociedade de pessoas, a sociedade internacional tem 03 objetivos: a vida (guerra justa), a propriedade (soberania) e a verdade (direito internacional). O objeto de estudo da escola é a manutenção da ordem, tendo como vetores os interesses comuns das nações, as regras internacionais e as instituições. Os Estados são os principais atores do sistema internacional.

  • Classificação errada.

    A questão não trata de "atualidades de 2017"

  • As três principais metodologias analisada pela Teoria das Relações Internacionais são as vertentes marxista, realista e pluralista. Nesta resolução abordaremos os aspectos da vertente realista e da pluralista, por acreditar que elucidam melhor o item. As políticas externas que podem ser analisadas através a vertente realista o Estado tem como objetivo preservar e ampliar a sua segurança e o seu poder enquanto Estado. 

    Os acordos e amizades com outros estados têm por função conseguir mais recursos de poder como lugares estratégicos, combustíveis indispensáveis, ou seja, tudo aquilo que mantenha ou amplie a sua segurança e o poder. O foco das discussões políticas para os Estados , segundo a vertente realista é sempre o próprio Estado, sendo ele o ator por excelência, na arena internacional. Os Estados de ação analisada como realista acreditam que a arena internacional é uma área de conflito e, portanto a ideia de cooperação entre estados só existe quando o objetivo é corroborar a sua própria hegemonia. 

    Os Estados com políticas entendidas de vertente pluralista aceitam uma agenda múltipla de assuntos dentro das discussões na arena internacional, pois existem questões que envolvem os Estado para além das questões referentes à sua segurança e poder. Os pluralistas acreditam na ideia de cooperação que é fruto de um debate político. A cooperação não é simétrica, pois aqueles que possuem mais recursos de poder ganham mais nas negociações na arena internacional. Os pluralistas admitem que os conflitos sejam negociáveis e que é possível resolvê-los ou administra-los. Para isso as organizações internacionais exercem um papel fundamental na arena internacional. 

    O sistema internacional é o resultado das articulações e relações entre os Estados na arena internacional e que não é a resultante do somatório das políticas externas. Podendo acontecer por oposição ou por cooperação, ou até mesmo pelos dois. A sociedade internacional e a sociedade mundial, de acordo com os pluralistas nascem da possibilidade da cooperação. Lembrando que a ideia pluralista de cooperação não significa harmonia e simetria e sim a possibilidade de solução pacífica de conflitos. Os realistas contestam essa visão, uma vez que acreditam que a arena internacional é hobbesiana e assim só há a possibilidade de cooperação se esta estiver relacionada à hegemonia e interesses estratégicos. 

    Esta afirmativa está correta, pois as definições de conceitos apresentados no texto da questão são parte da análise da metodologia pluralista da Teoria das Relações Internacionais. Este é um tema específico de Teoria das Relações Internacionais. O candidato deve estar atento à bibliografia do concurso do Instituto Rio Branco que é extensa e complexa. Portanto nenhuma obra deve ser privilegiada em detrimento de outras. 
    Gabarito do Professor: CERTO.