SóProvas


ID
2501146
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

      O Brasil é, na América Latina, um dos países que mais reorganizou sua atividade agropecuária desde meados do século XX. Desde então, a reestruturação produtiva da agricultura brasileira tem-se norteado pela racionalidade com funcionamento regulado pelas relações de produção e distribuição globalizadas, direcionando-se, cada vez mais, ao atendimento da crescente demanda do mercado urbano interno e à produção de commodities para a exportação, in natura ou após passarem por algum tipo de transformação industrial, o que aumenta seu valor agregado.

Denise Elias. Globalização, agricultura e urbanização no Brasil. Internet: (com adaptações).

Tendo esse fragmento de texto como referência inicial, julgue (C ou E) o item seguinte, acerca da estruturação e do funcionamento do agronegócio no Brasil.


Para atender, principalmente, ao mercado internacional, adotam-se, nas áreas do bioma Cerrado, os modelos de ocupação do território e de produção desenvolvidos pelo agribusiness nos países centrais do capitalismo global, que favorecem a produção em larga escala, intensiva em tecnologia, a partir dos latossolos de média e alta fertilidade.

Alternativas
Comentários
  • Para atender, principalmente, ao mercado internacional, adotam-se, nas áreas do bioma Cerrado, os modelos de ocupação do território e de produção desenvolvidos pelo agribusiness nos países centrais do capitalismo global, que favorecem a produção em larga escala, intensiva em tecnologia, a partir dos latossolos de média e alta fertilidade.

    Latossolo →  Principal tipo de solo do Brasil, presente principalmente no cerrado. São solos profundos e intensamente lixiviados, sendo, portanto, rico em ferro e alumínio. Consequentemente, SÃO POBRES NUTRICIONALMENTE E ÁCIDOS, o que é resolvido pela adubação e calagem (adição de pó calcário para diminuir a acidez). Já foi considerado impróprio para a agricultura, no entanto, seu fácil manejo devido ao seu relevo suave e sua alta porosidade transformaram o cerrado brasileiro no principal núcleo de grãos do país.

    Conceitos importantes:

    Lixiviação → Solos que submetidos a intensas chuvas têm seus sais minerais dissolvidos e transportados a outros locais. Apenas os sais menos solúveis em água, como o ferro e o alumínio permanecem.

    Argissolo → Solo rico em argila e bastante susceptível a erosão.

    Cambissolo → Presente em locais de relevo movimentado (grande atuação do intemperismo químico e físico). Solo raso com uma pequena camada superficial composta por matéria orgânica. Abaixo se localiza a rocha parcialmente fragmentada e, por fim, a rocha sã.

    Neossolo litólico → Solo bastante raso, presente em locais onde o intemperismo quimíco é pouco eficiente, como nos desertos e semi-áridos.

    Fonte: https://portaldoestudante.wordpress.com/tag/latossolo

  • Mata a questão a partir de ... latossolos de média e alta fertilidade?!!

    nãao! 

    Só lembrar que o cerrado há a prática da calagem, justamente para correção do solo, devido aos baixos nutrientes!

     

     

  • Commodities; são produtos que funcionam como matéria-prima, produzidos em escala e que podem ser estocados sem perda de qualidade, como petróleo, suco de laranja congelado, boi gordo, café, soja e ouro. Commodity vem do inglês e originalmente temsignificado de mercadoria

    agribusiness; Agronegócio (também chamado em ingles agrobusiness) é o conjunto de negócios relacionados à agricultura e pecuária dentro do ponto de vista econômico.

    Latossolos; são solos minerais, homogêneos, com pouca diferenciação entre os horizontes ou camadas, reconhecido facilmente pela cor quase homogênea do solo com a profundidade.

     

  • Correção Elys, 

    A prática da calagem, ocorre para a correção do solo quanto sua acidez e não pelos baixos nutrientes em si. Esses decorrem devido a acidez. 

  • Acredito que o trecho "alta tecnologia" também torne a questão incorreta. No cerrado o que prevalece é a agricultura extensiva. O que acham?

  • EMBRAPA!

     

  • QUESTÃO ERRADA!

    LATOSSOLOS SÃO DE BAIXA FERTILIDADE, IMPOSSÍVEL TER DE MÉDIA E ALTA FERTILIDADE.

  • É alta tecnologia, inclusive para a correição do solo. 

  • Eu acertei essa questão pois sou geógrafo. Como disse nossa amiga Renata Ferreira os solos do cerrado tem baixa fertilidade. Mas quero deixar claro para o Cassio Dias que existe muita tecnologia na agricultura de Goiás, tanto é que a feira agrícola Tecnoshow em Rio Verde - GO traz o que tem de mais moderno em agricultura.

  • ERRADA

    Quase escorrego nessa casca de banana hehe A questão peca apenas ao dizer que o cerrado tem solo médio/alta fertilidade. Na verdade o solo do cerrado brasileiro é pobre, mas isso não quer dizer que ele produz pouco, a tecnologia consegue superar esse fator.

  • O solo do cerrado NÃO é naturalmente fértil. A tecnologia desenvolvida pela EMBRAPA que garante a produção em larga escala e o estabelecimento do agribusiness

  • ERRADO.

    O solo do cerrado é pobre em nutrientes e tem sua acidez corrigida através da calagem.

  • Rogerio Andrade, me responda por gentileza. Latossolos são solos muito desenvolvidos, no sentido de solos produtivos? Dessa forma, não é possível transformar a longoo prazo, o Cerrado em um ''latossolo'? Fiquei na dúvida, pois tenho entendido que o nordeste (pensando específico em BA, PE, MA, PI) está vagarosamente se desenvolvendo com a implementação da tecnologia e agronegócio. Mas no caso, a questão faz referência ao bioma ''cerrado'', o qual seria corretor pensar em MT, GO, MG e talvez BA?


    Minha confusão foi pensar em BA quando a questão trouxe ''cerrado''. Achei a questão complicada. Agradeço a atenção desde já.

  • Agro é pop, agro é tech, agro é business...

  • "a partir dos latossolos de média e alta fertilidade." NO CERRADO ???


  • GABARITO= ERRADO

  • Embrapa, corre aqui! hahaha
  • O gabarito dessa questão está errado!

  • primeiero que o solo do ceerrado nao é fertil, ele é corrigido

    segundo , latossolo nao é fertil produtivo, pois tem muita acidez e aluminio

  • FIXANDO PARA ESTUDO POSTERIOR

    (CESPE)Para atender, principalmente, ao mercado internacional, adotam-se, nas áreas do bioma Cerrado, os modelos de ocupação do território e de produção desenvolvidos pelo agribusiness nos países centrais do capitalismo global, que favorecem a produção em larga escala, intensiva em tecnologia, a partir dos latossolos de média e alta fertilidade. ERRADO

    Latossolo →  Principal tipo de solo do Brasil, presente principalmente no cerrado. São solos profundos e intensamente lixiviados, sendo, portanto, rico em ferro e alumínio. Consequentemente, SÃO POBRES NUTRICIONALMENTE E ÁCIDOSo que é resolvido pela adubação e calagem (adição de pó calcário para diminuir a acidez). Já foi considerado impróprio para a agricultura, no entanto, seu fácil manejo devido ao seu relevo suave e sua alta porosidade transformaram o cerrado brasileiro no principal núcleo de grãos do país.

  • Erro está em solo de média/alta fertilidade.

    O solo do Cerrado é pobre, é muito rico em alumínio. Porém, com o emprego de técnicas é possível a sua "correção"

  • A questão acima tem como tema o bioma Cerrado e sua ocupação econômica. Para responder a questão, o candidato precisa conhecer as características físico-naturais do bioma junto com as causas que fizeram o Cerrado se tornar uma importante fronteira agrícola aqui no país.
    É importante ressaltar, que até em meados da década de 1970, o Cerrado era um bioma pouco explorado economicamente. Tal condição durou até a Revolução Verde, que trouxe uma série de tecnologias para o campo, no sentindo de aumentar a produtividade agrícola.
    Quando chega no Brasil, o governo brasileiro passa a olhar o Cerrado como uma importante área de fronteira agrícola, no sentido de integrar com mais intensidade a região Centro-Oeste à dinâmica econômica do país. Isso ocorreu porque o Cerrado tinha boas potencialidades para o agribusiness, que prevê a produção em larga escala, em que podemos citar o relevo plano - fácil para a mecanização -, a grande quantidade de água disponível no bioma e a grande quantidade de Latossolos - solos desenvolvidos e bem permeáveis -, e uma grande área a ser explorada economicamente.
    Entretanto, os solos do Cerrado não eram férteis, uma vez que eram bastante ácidos, o que inviabilizava qualquer prática agrícola. Contudo, com a Revolução Verde que trouxe várias tecnologias e técnicas para tornar solos inférteis, rapidamente foram implementadas técnicas como a calagem para corrigir essa acidez, e começar a produção em larga escala de commodities, como a soja, a carne bovina, o milho, entre outros. 
    Portanto, a asserção está ERRADA, pois embora o Cerrado seja um bioma que é utilizado pelo agribusiness na produção de larga escala e tenha o predomínio de Latossolos em seu interior, sua fertilidade é bastante baixa, o que tornou necessária a intervenção de técnicas - como a calagem - para tornar o bioma próprio para esse modelo agrícola.
    Gabarito do Professor: ERRADO.