SóProvas


ID
2501332
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A configuração territorial da América portuguesa colonial foi alcançada por meio de um processo histórico dinâmico, iniciado no século XVI. A respeito desse tema, julgue (C ou E) o seguinte item.


No final do século XVI, os portugueses tinham posições fortificadas na foz do rio Amazonas e na margem oriental do rio da Prata.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.

    Por 350 anos após a descoberta do Amazonas pelos europeus, a parte portuguesa da bacia do rio permaneceu um cenário abandonado, servindo exclusivamente como fonte de alimentos obtidos através da coleta e da agricultura pelos povos indígenas que haviam sobrevivido à chegada das doenças trazidas pelos europeus. 

  • A Colônia do Sacramento só foi fundada em 1680 (Séc. XVII) pelos portugueses, no lado oposto do Rio da Prata, a Buenos Aires

  • Boca do Amazonas: Forte Presépio (Belém): 1616; antecedida pela conquista de São Luís (1615). Daí derivou o projeto administrativo do Estado do Maranhão (1621; 1626-1654), separado do restante da América Portuguesa, o Estado do Brasil.

     

    Rio da Prata: Colônia de Sacramento: 1680

  • As fortificações erguidas na Amazônia nos séculos XVII e XVIII representaram a estratégia de portugueses e espanhóis, à sua maneira, de implantar eficientes políticas de defesa.

    Forte do Presépio/ Forte do Castelo (1616)

    Fortaleza do Tapajós – Santarém – Pará (1661)

    Forte de Nossa Senhora do bom Sucesso do Paru/Forte da Vila de Almeirim – Pará (1685-1690)

    Forte de Santo Antônio dos Pauxis de Óbidos – Pará (1697)

    Fortaleza de São José da Barra do Rio Negro – Manaus – AM (1669)

    http://www.revistanavigator.com.br/navig20/art/N20_art3.pdf

     

    A “Praça-forte Colônia do Sacramento” localizava-se na margem esquerda da foz do Rio da Prata, na atual cidade de Colonia del Sacramento, departamento de Colônia, no Uruguai. Remonta à fundação da Colônia do Santíssimo Sacramento por forças portuguesas em 1680. 

  • A maioria das fortificações no norte do país se deu durante o surto de bandeirismo na segunda metade da Uniçao Ibérica. 

    Quanto aos portugueses na margem oriental, sabemos que a data fundacional de Sacramento é 1680, e é tida como uma data histórica pois significou uma expansão sem precendetes das ambições territoriais portuguesas.

    Errado!

  • Gabarito: ERRADO

    "No final do século XVI, os portugueses ainda não tinham posições fortificadas na foz do Rio Amazonas, nem muito menos na margem oriental do Rio do Prata. A referência, aqui, é à fundação do Forte do Presépio, que se deu em 1616, e à fundação de Colônia do Santíssimo Sacramento, que somente ocorreu em 1680."

     

    Livro: 1.600 Questões Comentadas

  • Para uma análise do processo de formação territorial do Brasil é preciso entender o processo de ocupação vinculado à lógica da colonização portuguesa. 
    A interiorização, ou não, no território, caminhou de acordo com as necessidades de defesa ou da economia da metrópole. Isto porque a lógica da colonização mercantilista estava vinculada à construção de fornecedor exclusivo de produtos que tivessem alto valor de revenda no mercado internacional. 
    Se o que é interessante é conseguido no  litoral, não há motivos para interiorização no território. Os portugueses conseguem lucros e riquezas nas  costas do território do que é o Brasil. Daí o que é dito acerca do dominador português na América: “ no litoral como caranguejos".
    A princípio o escambo de pau-brasil com os nativos satisfez a ânsia de lucro dos mercadores e da coroa. Com o esgotamento da atividade e a necessidade de novos lucros, até mesmo porque o comércio de especiarias com o oriente começou a ficar saturado e começou-se a plantar a cana. 
    O plantio da cana-de-açúcar também se fez em áreas costeiras, na região NE (atuais estados de Pernambuco e Alagoas) e, na capitania de São Vicente, região no atual estado de SP. A entrada do braço africano para ser escravizado e trabalhar nos engenhos de açúcar era feita majoritariamente pelo litoral da Bahia.  Não há uma maior interiorização no território, apesar das expedições das Entradas e Bandeiras saídas de SP. Elas não atingem a margem oriental do  rio da Prata nem a foz do Rio Amazonas (no norte). 
    Desta forma conclui-se que a afirmativa está incorreta. No século XVI, no princípio da aventura da colonização, não há, ainda a exploração do rio Amazonas e a região do Prata não é ocupada de forma efetiva nem mesmo por espanhóis.

    RESPOSTA: ERRADO
  • Gabarito: Errado

    Vamos destacar dois erros nesta questão. Primeiro, no período citado, houve uma unificação das Coroas Ibéricas, ou seja, em 1580, portanto, neste período, a América portuguesa estava sendo controlada pela Coroa espanhola. Ademais, Portugal só recuperaria sua independência formal frente à Espanha, em 1640. Este então é o primeiro erra da questão, usar o termo “portugueses” indevidamente.

    A União Ibérica foi a unidade política que teve o papel de reger a Península Ibérica, resultante da união dinástica entre as monarquias portuguesas e espanholas, ocorrida após a Guerra da Sucessão Portuguesa. Com isso, houve a junção das coroas, assim como de suas respectivas posses coloniais.

     

    Já em relação ao rio da Prata, importante informar que Portugal só teve presença em sua margem oriental formalmente legal na região após a assinatura do Tratado de Madri, ocorrida em 1750. Acrescente-se ainda que a colônia portuguesa de Sacramento, na margem oriental do Prata, foi fundada somente em 1680.

    Ao final do século XVI, estava em vigor o Tratado de Tordesilhas, de modo que a Coroa portuguesa não possuía jurisdição sobre a região do Prata. Lembrem-se ainda que Martim Afonso de Souza fundou a colônia de São Vicente na latitude determinada pela cartografia espanhola, que estava mui distante do Prata.

     

    Quanto à foz do rio Amazonas, esta, só se apresentou como um problema de fato, no século XVII por ocasião das expedições de proteção. Neste período, as Coroas estavam unificadas.

    Portanto, item ERRADO.

  • pmal 2021

  • PRIMEIRAS VILAS E FORTIFICAÇÕES

    - 1503: Cabo Frio (1ª feitoria do Brasil)(fundada por Américo Vespúcio)

    - 1532: São Vicente (fundada por Martin Afonso de Sousa) 

    - 1537: Olinda (elevada a vila em 1539)

    - 1549: Salvador (Bispado de SSA, pelo Pe Antônio da Nóbrega)

    - 1565: SS do RJ (Paz de Iperoig em 1563)

    - 1585: Nossa Senhora das Neves (João Pessoa)

    - 1612: São Luís (França Equinocial)

    - 1616: Forte do Presépio (Belém)

    - 1680: Sacramento 

    - 1711: Vila Rica (ouro de MG)

    - 1752: Vila Bela (400km de Cuiabá; ouro do Guaporé)

  • Em 1761, Portugal e Espanha assinaram o Tratado de El Pardo, anulando o Tratado de Madri. Voltava-se, assim, às incertezas da divisão de Tordesilhas, embora, na prática, nenhuma nação renunciaria a suas conquistas territoriais ou seus títulos jurídicos. Foi justamente nessa época – período pombalino – que se construíram os grandes fortes que até hoje balizam as fronteiras do Brasil: Macapá, São Joaquim, São José de Marabitanas, Tabatinga, Príncipe da Beira, Coimbra etc. O período pombalino se dá na segunda metade do século XVII, época em que Portugal fortificou suas posses na região amazônica. Assim, o erro na questão está em "no final do século XVI".

    Fonte: "Navegantes, bandeirantes e diplomatas", de Synesio Sampaio Goes Filho

    Gabarito: Errada.