-
CORRETO.
Bandeirantes é a denominação dada aos sertanistas do período colonial, que, a partir do início do século XVI, penetraram nos sertões da América do Sul em busca de riquezas minerais, sobretudo o ouro e a prata, abundante na América espanhola, indígenas para escravização ou extermínio de quilombos. Contribuíram, em grande parte, para a expansão territorial do Brasil além dos limites impostos pelo Tratado de Tordesilhas, ocupando o Centro Oeste e o Sul do Brasil. E foram os descobridores do ouro em Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso. Os mais famosos bandeirantes nasceram no que é hoje o estado de São Paulo.
-
Sertanista era uma pessoa que se embrenhava nos sertões à caça de riquezas, como os bandeirantes. Em seu sentido atual, a palavra designa alguém que é grande conhecedor do sertão e dos hábitos sertanejos, como os irmãos Villas-Bôas.
-
No enunciado,a banca colocou 'América do Sul',os sertanistas de São Paulo desbravaram o Brasil,no que hoje conhecemos como entradas e bandeiras,de onde vem o termo bandeirante.
-
Tal se deve à União ibérica de Felipe II e à consequente relativização do tratado de Tordesilhas.
-
Sandro Costa,
não existia o "Brasil" que conhecemos hoje e as terras que os bandeirantes desbravaram não seriam de Portugal, considerando o tratado de Tordesilhas. Se o enunciado fosse "...penetraram no interior do Brasil...", ele seria anacrônico.
Bons estudos!
-
Patrocinados por fazendeiros ou comerciantes, os bandeirantes partiam para descobrir novas terras, arranjar escravos e descobrir depósitos minerais. Eram viagens arriscadas, e muitas vezes sangrentas, organizadas para explorar o território brasileiro à procura de riquezas minerais, novas terras e escravos.
Insta: @missaopmal
-
Movimento de entradas e bandeiras(bandeirantes) que tinha como objetivo adentrar o interior brasileiro, em busca de novos produtos, escravos/índios fugidos, novas terras, etc. Movimento de deu inicio ao ciclo do ouro, o ouro de aluvião, este encontrado à margem do rio com facilidade.
-
América do Sul é um termo que generaliza a questão: Brasil, Paraguai, Uruguai, Argentina, Venezuela etc. O correto seria o Brasil!