-
CORRETO.
O Tratado de Tordesilhas, assinado na povoação castelhana de Tordesilhas em 7 de junho de 1494, foi um tratado celebrado entre o Reino de Portugal e a Coroa de Castela para dividir as terras "descobertas e por descobrir" por ambas as Coroas fora da Europa. Este tratado surgiu na sequência da contestação portuguesa às pretensões da Coroa de Castela, resultantes da viagem de Cristóvão Colombo, que um ano e meio antes chegara ao chamado Novo Mundo, reclamando-o oficialmente para Isabel, a Católica (1474-1504).
O Oceano Pacífico somente foi avistado pelos europeus no início do século XVI, inicialmente pelo explorador espanhol Vasco Núñez de Balboa, que cruzou o Istmo do Panamá em 1513 e nomeou-o como Mar del Sur(Mar do Sul), e depois pelo explorador português Fernão de Magalhães, que navegou o Pacífico durante a sua circum-navegação entre 1519 e 1522.
-
Questão CORRETA, baseada nas páginas páginas 71-72 da obra "Navegantes, bandeirantes, diplomatas", do embaixador Synesio Sampaio Goes Filho:
"A verdade é que o tratado [de Tordesilhas] foi concebido exclusivamente para o Atlântico, o 'mar oceano', como então se chamava, pois o Pacífico não existia para os europeus daquela época. Só anos depois de sua assinatura, com o estabelecimento dos portugueses e espanhóis no Oriente, é que o antimeridiano de Tordesilhas passou a ser considerado também o divisor das terras nas 'Índias', região que, durante o século XVI, tem muito mais importância para Portugal do que o Brasil. Em 1529, pela chamada Escritura de Saragoça, estabeleceu-se que Carlos V cedia a D. João III, por 350 mil ducados, os direitos que pretendia ter sobre as Molucas e se estabelecia que a linha divisória entre as duas nações coloniais seria o antimeridiano que passava a 17º a oriente das referidas ilhas."
Fonte: http://funag.gov.br/loja/download/1118-Navegantes_bandeirantes_diplomatas%20_(08-06-15).pdf
-
Excelente referência Joaquim Prado! E obrigado por mencionar a fonte.
-
CORRETO. A extensão do meridiano para o Pacífico só foi feita mais tarde, por meio da Capitulação de Saragoça.
-
Polêmico!
-
E eu que fiz essa prova, errei, e aí o próximo livro que fui ler era do Synesio. Que tristeza, hahah
-
Realmente, o Tratado de Tordesilhas não ia até o Pacífico, mas o Atlântico sim, pelo menos parte dele.
-
Gabarito: CERTO
"A linha divisória estabelecida pelo Tratado de Tordesilhas dizia respeito apenas ao Atlântico. O antimeridiano desta linha constitui marco divisório entre Espanha e Portugal apenas na década de 1520, com o Tratado de Saragoça. Recorda-se que o Tratado de Tordesilhas se deu sem intervenção papal e estendeu a divisão Leste/Oeste para o meridiano situado a 370 léguas de Cabo Verde. Assim, a parte do território do atual Brasil passou a constituir os domínios ultramarinos portugueses."
Livro: 1.600 Questões Comentadas
-
Gabarito: Certo
O Tratado de Tordeselhas foi firmado entre Portugal e Espanha, no ano de 1494, sendo o principal documento sobre as fronteiras entre as colonias dos dois países até meados do século XVIII. Determinou-se que a divisão das terras conhecidas ou não do Oceano Atlântico seriam divididas entre Portugal e Espanha segundo um meridiano a 370 léguas da ilha de Cabo Verde. Coube a Portugal tudo o que estava a leste do meridiano e a Espanha tudo que estivava além.
Décadas depois, Portugal e Espanha se lançariam nas "Questões Moluscas", onde discutiriam os seus direitos de posse na Ásia, bem como nos domínios do Oceano Pacífico. Assim, foi assinado o Tratado de Saragoça em 1529, estabelecendo uma divisão semelhante à realizada no Atlântico, só que agora no Pacífico.
Portanto, item CERTO.
-
O Tratado de Tordesilhas foi um documento assinado em junho de 1494, na vila espanhola de Tordesilhas. Os protagonistas foram Portugal e Espanha, que delimitaram, através de uma linha imaginária, as posses portuguesa e espanhola no território da América do Sul, chamado de “Novo Continente”.
-
Safadeza perguntar uma parada dessa !
-
O Tratado de Tordesilhas foi assinado por Portugal e Espanha no dia 7 de junho de 1494. As duas nações dividiriam o Oceano Atlântico em com uma linha imaginária, localizada a 370 léguas a oeste das ilhas de Cabo Verde. O que estivesse a leste da linha de Tordesilhas pertenceria a Portugal e a oeste pertenceria à Espanha.
O Objetivo era que não houvesse mais disputas territoriais no continente “descoberto". No Século XVIII houve a necessidade de outros acordos territoriais, pois o Tratado de Tordesilhas não estava mais funcionando na prática.
O tratado de Tordesilhas somente fala das águas entre as ilhas de Cabo Verde e a América, portanto o Oceano Atlântico. Esta afirmativa está correta, pois não há menção sobre as águas do Oceano Pacífico.
É o tratado de Saragoça, assinado entre os dois países em 1529 que divide as possessões na Ásia , “ dividindo" o oceano Pacífico
Gabarito do Professor: CERTO.
-
Esse gabarito foi uma forçada de barra, já que o tratado de Tordesilhas dividiu o mundo a ponto do rei francês, no período da França Antártica dizer: "gostaria de ler o testamento de Adão no qual ele deixa o mundo para portugueses e espanhóis."
-
Tratado de Saragoça (1529) - delimitava as zonas de influência portuguesa e castelhana na Ásia.
- solucionava a chamada "Questão das Molucas", em que ambos os reinos reclamavam para si aquelas ilhas, considerando-as dentro da sua zona de exploração estabelecida n Tratado de Tordesilhas de 1494. O conflito nascera em 1520, quando as explorações de ambos os reinos atingiram o Oceano Pacífico, dado que não fora estabelecido um limite a leste.