SóProvas


ID
2501371
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Durante o Primeiro Reinado consolidou-se a independência nacional, construiu-se o arcabouço institucional do Império do Brasil e estabeleceram-se relações diplomáticas com diversos países. Acerca desse período da história do Brasil, julgue (C ou E) o item subsequente.


Nas negociações para o reconhecimento da independência brasileira pela Grã-Bretanha, foi importante o interesse de Pedro I em preservar sua dinastia.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO.

    O primeiro passo para a independência do Brasil aconteceu em Portugal. Depois da Revolução do Porto, em 1820, D. João VI não teve escolha a não ser voltar para seu país natal. Para não deixar o país abandonado, deixou seu filho, D. Pedro I (que ainda não tinha esse nome). Prevendo uma possível revolta no Brasil, desse jeito ele garantiria que a sua dinastia continuasse no poder.

    A independência do Brasil depois disso foi conquistada de um modo relativamente rápido. O apoio da Inglaterra nessa independência foi crucial, usando sua diplomacia. O uso de mercenário ingleses sufocando rebeldes e guerras foi decisivo. Depois disso, ela foi seguindo naturalmente. Inicialmente assustados com a ideia, os comerciantes e funcionários portugueses aceitaram a ideia, já que seus interesses seriam mantidos, já que o imperador era da dinastia de Bragança e herdeiro da Coroa Portuguesa.

    Apesar da importância dos Estados Unidos reconhecerem o desenvolvimento da independência do Brasil, o recente país teria que fazer com que Portugal, na condição de antiga metrópole, reconhecesse o surgimento da nova nação. Nesse instante, a Inglaterra apareceu como intermediadora diplomática que viabilizou a assinatura de um acordo. No dia 29 de agosto de 1825, o Tratado de Paz e Aliança finalmente oficializou o reconhecimento lusitano.

    Na condição de nação recém-formada, o Brasil não tinha condições de pagar a pesada indenização estabelecida pelo tratado de 1825. Nesse momento, os ingleses emprestaram os recursos que asseguraram o pagamento deste valor. Na verdade, o dinheiro nem chegou a sair da própria Inglaterra, já que os portugueses tinham que pagar uma dívida equivalente aos mesmos credores.

  • Correto.

     

    Pelo tratado de reconhecimento, a independência era considerada uma transferência de soberania sobre o Brasil por d. João VI ao seu filho d. Pedro. Isso permitiria que a casa de Bragança herdasse o trono de Portugal e do Brasil, situação essa que ocorreria com a morte de d. João VI em 1826 e desencadearia a luta entre d. Pedro I e seu irmão d. Miguel, absolutista, pelo trono português. Esse envolvimento com assuntos portugueses catalisou o descontentamento contra o imperador, que renunciou em 1831.

  • D. Pedro I continou com a dinastia no Brasil. A Inglaterra, como grande fornecedora de produtos manufaturados ao país, tinha grande interesse em reconhecer a independência do Brasil. Entretanto, a ação política e diplomática britânica temia que tal posição viesse a estabelecer uma crise nas relações entre Portugal e Inglaterra. De tal modo, os britânicos se organizaram a fim de intermediar um acordo de reconhecimento entre autoridades portuguesas e brasileiras. Portugueses e brasileiros assinaram o Tratado de Paz e Amizade. Segundo o acordo firmado, o governo português reconhecia a independência do Brasil a partir do pagamento de uma indenização no valor de dois milhões de libras esterlinas.

  • Grã-Bretanha=Inglaterra

    Pais que Apiaram o brasil na independência 

    Inglaterra

    EUA

    Portugual