SóProvas


ID
2501374
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Durante o Primeiro Reinado consolidou-se a independência nacional, construiu-se o arcabouço institucional do Império do Brasil e estabeleceram-se relações diplomáticas com diversos países. Acerca desse período da história do Brasil, julgue (C ou E) o item subsequente.


Originalmente uma questão concernente apenas ao eixo das relações simétricas entre os Estados envolvidos, a Guerra da Cisplatina encerrou-se com a interferência de uma potência externa ao conflito.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO.

    guerra da Cisplatina (ou campanha da Cisplatinafoi um conflito ocorrido entre o Império do Brasil e as Províncias Unidas do Rio da Prata, no período de 1825 a 1828, pela posse da Província Cisplatina, a região da atual República Oriental do Uruguai. Na historiografia argentina é denominada como Guerra do Brasil ou Guerra Contra o Império do Brasil.

    Dado o impasse em terra (Montevidéu e Colônia do Sacramento, as duas maiores cidades do Uruguai permaneceram sob o controle do Brasil durante todo o conflito), o bloqueio naval brasileiro (que impunha consequências econômicas severas às Províncias Unidas), e mar, os altos custos para os beligerantes da continuação da guerra, a pressão britânica para que um acordo fosse firmado, além da precariedade militar e política dos países em conflito, a paz começou a ser negociada, com a mediação da Grã-Bretanha.

    Obs.: Há registros que informam a participação da França na mediação para pôr fim ao conflito.

  • Inglaterra

  • CERTO.

    As Províncias Unidas e o Brasil reconheciam a independência do território que haviam disputado e comprometiam-se a garantir-lhe a integridade.
    Diante do empate paralisador entre os dois adversários, uma questão teoricamente pertencente ao eixo das relações simétricas terminava pela interferência do eixo assimétrico de poder. A solução viria pelas mãos da potência hegemônica na região e no mundo, a Inglaterra. O principal mediador foi o visconde de Ponsonby, representante dos interesses britânicos, primeiro, em Buenos Aires e, em seguida, no Rio de Janeiro, que assim descreveria o desfecho: “Pusemos um algodão entre dois cristais”

    A DIPLOMACIA NA CONSTRUÇÃO DO BRASIL- Rubens Ricupero- P. 139

  • Mediado pela França e pela Inglaterra, que tinham interesses econômicos na região.

  • O Brasil havia anexado a Província Cisplatina. Em 1825  A província declarou guerra ao Brasil e aliou-se à Argentina. 1828  Com o apoio da Inglaterra a Cisplatina conseguiu vencer o Brasil. formado um novo país independente: o Uruguai. Essa guerra causou grandes gastos para economia brasileira. Não podendo pedir ajuda à Inglaterra, utilizouse dos cofres públicos

  • A Inglaterra interfere e dá a independência ao Uruguai, encerrando assim o conflito.

    Gabarito: Certo

  • C

    A Inglaterra entrou na guerra e o Uruguai se torna um país independente.

  • A Inglaterra era boazinha ajudando na independência do Uruguai? que nada! era tudo milimetricamente pensado... seria mais um país para consumir seus produtos industrializados

    Inglaterra sua fafada

  • Podemos considerar que a Guerra da Cisplatina teve dois momentos. O primeiro foi em 1816 quando, por ordem de D. João VI , em represália pelos espanhóis terem permitido a passagem de tropas francesas para a invasão de Portugal, ordenou a invasão da região da colônia de Sacramento, região disputada por espanhóis e portugueses no sul da América do Sul.

    A região passa a fazer parte do Reino de Portugal , Brasil e Algarves, com o nome de Cisplatina, sendo as tropas brasileiras comandadas por Francisco Frederico Lecor. A ocupação da Cisplatina por Portugal aumentou a tensão e o desgaste que existiam na região platina, porque o comandante Lecor indispôs-se bastante com a população local, agindo de maneira autoritária. Além disso, o desgaste do Reino de Portugal com as Províncias Unidas do Prata , sobretudo com a elite de Buenos Aires, aumentou consideravelmente. 

    O segundo momento do conflito aconteceu em 1825, quando, por conta das sempre presentes , e crescentes, tensões na Cisplatina, estourou uma rebelião, em 1825, organizada por Juan Antonio Lavalleja. Nessa rebelião, Lavalleja e seus aliados declararam a separação da Cisplatina do Brasil e a sua vinculação com as Províncias Unidas. 

    Essa atitude de Lavalleja aconteceu porque ele e seus aliados estavam sendo apoiados material e financeiramente pelos portenhos. D. Pedro I intervém para não perder a estratégica província. Em dezembro inicia-se a guerra . As tropas e a marinha brasileiros foram sucessivamente derrotados entre 1825 e 1827. Assim sendo, o Brasil concordou em iniciar negociações para tratar da cessão definitiva da Cisplatina para os uruguaios. O resultado dessa negociação foi a assinatura da Convenção Preliminar de Paz em 27 de agosto de 1828. Nesse momento, o Brasil assinou o fim das suas pretensões territoriais sobre a Cisplatina e aceitou a derrota militar.

    No entanto, a Argentina, apesar de sua intervenção, não atingiu seus objetivos pois a região não se tornou parte das Províncias Unidas do Prata. Tornou-se um Estado independente: o Uruguai. ]

    A afirmativa está correta. A Guerra da Cisplatina teve a interferência de estrangeiros, além dos portenhos : os ingleses que tinham interesses econômicos na região. Foram eles os que articularam a formação da República da Banda Oriental do Uruguai, com controle de uma das margens do estuário do Prata. 

    Gabarito do Professor: CERTO.
  • Guerra da Cisplatina: foi um conflito que ocorreu de 1825 até 1828, envolvendo os países Brasil e Argentina. O motivo desta batalha era pelo domínio da Província de Cisplatina, atual Uruguai, uma região que sempre foi cobiçada pelos portugueses e espanhóis. No ano de 1680, Portugal fundou a região Colônia do Sacramento, que foi o primeiro nome dado à região de Cisplatina. Em 1777, o território passou a ser posse da Espanha. Em 1816, a coroa Portuguesa, que estava no Brasil, ocupou novamente a região, nomeando-a como Província da Cisplatina. No ano de 1825, um novo movimento surge em prol da libertação da província. Mas os moradores de Cisplatina se recusam a fazer parte do Brasil, e João Antonio Lavalleja, organiza um movimento para declarar independência da região. A Argentina por interesse no território da Cisplatina, ajuda no movimento, ofertando, força política, armas, alimentos, etc. O Brasil se revoltou declarando guerra à Argentina e aos revoltosos da região de Cisplatina. Foram muitos conflitos entre os combatentes, e com tudo isso muito dinheiro público foi gasto, desequilibrando a economia brasileira. E além de tudo, o Brasil foi vencido na batalha. No ano de 1828, sob interferência da Inglaterra, foi firmado um acordo entre Brasil e Argentina, que foi marcado pela independência da Província da Cisplatina. Com isso, a situação do Brasil se complicou mais, e os brasileiros ficaram mais insatisfeitos com o governo.

  • Que foi a Inglaterra, que tinha o único objetivo de lucrar em cima das nações