-
CORRETO.
Durante o período imperial, a agricultura no Brasil detinha um papel extremante importante: 80% das pessoas em atividade dedicavam-se ao setor agrícola, 13% ao de serviços e 7% ao industrial. No interior do país havia uma agricultura realizada pelos próprios produtores (sem a utilização de escravos), abastecendo o mercado local. Na região norte e nordeste ocorria o cultivo de algodão em conjunto com culturas de alimentos (para a própria subsistência e venda nos mercados locais), que era produzido por pequenos e médios lavradores. As grandes distâncias, que encareciam o custo do transporte, mais os impostos interprovinciais para o trânsito de mercadorias, restringiam consideravelmente a capacidade de distribuição por parte dos produtores destes setores voltados ao mercado interno.
-
A força econômica do café foi tamanha que garantiu o superávit da balança comercial brasileira entre 1861 e 1885.
-
Certo.
Entre as regiões do Brasil cuja a agricultura estava com foco o mercado interno podemos destacar a região do charque do Rio Grande do Sul e a região serrana do Rio de Janeiro.
-
CERTO.
"O extremo sul do Brasil desenvolveu uma economia regional que não se voltou para o mercado externo. Desde o século XVIII, sua organização produtiva baseou-se no abastecimento da região mineratória. Mais tarde, no século XIX, o Rio Grande do Sul vai se especializar, sobretudo, na produção de alimentos para o mercado interno". (PAULA, João Antônio de. O Processo Econômico. In: SCHWARCZ, Lilia. História do Brasil Nação:1808-2010. Vol. 2. A construção nacional: 1830-1889).
-
Apesar de a agricultura brasileira, historicamente, ter se caracterizado como uma produção voltada para o mercado exterior, no Segundo Reinado já havia colônias de imigrantes europeus que cultivavam bens para o consumo próprio no sul do país.
Gabarito: Certo.
-
Questao ambigua demais ein, e generalista. Do ponto de vista economico, a exportacao era pauta principal ate porque deveria manter a balanca favoravel.
-
APRENDIR COM ESSA QUESTÃO QUE DEVE-SE CONFERIR O ENUNCIADO MESMO QUE ELE NÃO TE ACRESCENTE EM NADA . SEGUNDO REINADO, JÁ NÃO HAVIA MAIS PACTO COLONIAL , SÓ NISSO MATAVA A QUESTÃO
-
Em algumas regiões. A questão não generalizou!