-
Falta e infraestrutura. Cert
-
Da forma curta como foi colada essa questão ficou bem discutível.
Um dos fatores responsáveis por essa situação foi o aumento da concorrência externa, seja do açúcar de beterraba europeu, seja do açúcar de cana produzido em larga escala nas Antilhas, com destaque para Cuba. A considerável ampliação da oferta resultou em uma tendência para baixo nos preços do produto.
A perda de competitividade da lavoura açucareira brasileira deve também ser associada à maneira pela qual se organizou a produção. Em Pernambuco, principal polo açucareiro do Império, a estrutura produtiva se baseava na grande disponibilidade de terras e de mão de obra e em métodos rotineiro de trabalho. Poucos foram os lavradores que investiram em inovações técnicas que pudessem representar ganhos de produtividade, como por exemplo o uso do vapor como força motriz para movimentar as moendas. Outros problemas alegados pelos produtores eram o alto custo do crédito e a falta de infraestrutura adequada para o escoamento da produção.
-
Atentar-se para o marco temporal estabelecido no cabeçalho: Segundo Reinado!!!
Nesse momento, a infraestrutura da lavoura de cana-de-açúcar no Nordeste já não era adequada. Da mesma maneira, não havia investimentos suficientes, uma vez que o eixo dinâmico da economia brasileira era a cultura do café.
-
Corretíssimo, faltou grana pra portugal, sendo os holandeses os financiadores
-
Inicialmente pensei que a questão estivesse errada, mas lendo com calma está correta o enunciado traz: "Entre os principais problemas" a concorrencia tb foi um deles!
Está Certa a questão!
-
a questão fala do segundo reinado, não tem a ver com a concorrência da produção de cana dos holandeses nas Antilhas, mas sim com a economia voltada para a produção de café do segundo reinado, faltando assim investimentos e condições para produção de cana.