-
Os comentários da questão estão sendo bem produtivos...
-
Nesse periodo o brasil mudou bastante ; a industriallização avançou e as cidades cresceram; o Estado se fortaleceu, interveio na economia e procurou estabelecer uma nova relaçao com os trabalhadores urbanos, também vargas procurou atender a interesses de diversos setores, incluindo-se os agrários.
PM/MA 2017
-
Gab: Certo
A crise de 29 afetou profundamente a economia brasileira, puxada pela despencada do preço do café entre 29 e 31, levando a uma queda na capacidade de importar e das receitas fiscais do páis, além de ameaçar levar a cafeicultura á falência. também havia a interrupção dos fluxos financeiros internacionais, que invibializavam o financiamento da dívida externa dos governos.
Para preservar as poucas reservas em moeda forte que o Brasil tinha em caixa, o governo Vargas impôs um rígido controle sobre o câmbio e passou a administrar com rigor as remessas de lucro por empresas estrangeiras. Na tentativa desesperada de compensar os cafeicultores, o governo Vargas aumentou as compras dos excedentes de café durante praticamente toda a década de 30.
-
Contribuindo...
Vargas para combater a crise de 1929 apoiou o dinamismo da indústria sem deixar de lado a cafeicultura. (obs.: não sei se Vargas comprava excedentes. Acredito que ele queimava excedentes)
Ele, como bom político, sabia da importância dos paulistas e a importância do café para a economia.
Criou o Conselho Nacional do Café e a Política de Defesa do Café, o que permitiu recuperação da economia interna. Com esse melhora, a procura por produtos industrializados aumenta. Logo, sem o fornecimento dos países que estão em crise, há a chamada Industrialização por Substituição de Importação.
Um ciclo....
-
Os comentários de Lucas e Danielle são os que melhor respondem à questão.
Acrescento apenas uma pequena dica: quando a questão menciona a conciliação de interesses diversos logo recordo de uma das principais características do populismo da época que era a mediação entre diferentes classes. Para ser fazer do Estado um mediador acima de classes ele adotou políticas que já não favoreciam apenas a oligarquia do café mas tinham em vista a emergente classe operária, a classe média urbana e a emergente burguesia nacional.
-
Devido ao escritos de Furtado, em seu clássico Formação Econômica do Brasil, de 1959, Vargas, a partir de 1930, com a Crise de 1929, ao tomar medidas de desvalorização cambial e de expansão monetária, acabou, ao antecipar os escritos de J. M. Keynes, de 1936, fomentando a industralização brasileira, apesar de sua intenção, em realidade, ser salvar a economia cafeicultora, dos quais foram comprados excedentes de café, para que houvesse, no mercado internacional, a manutenção dos preços do produto. Desse modo, o líder do então estado provisório acabou por atender aos interesses tanto dos cafeicultores, alinhados à economia ricardiana, clássica, quanto da nascente indústria nacional, que beneficiar-se-ia, em tese, do fechamento do mercado com o exterior.
-
CERTO.
Apesar de Getúlio Vargas ter sido um dos primeiros presidentes do Brasil a incentivar a industrialização do país, ele ainda assim manteve os investimentos no setor agrícola, visto esse ser, no período, a principal fonte de exportação brasileira (além de servir para abastecer o mercado interno).
-
Pode-se lembrar a criação do Departamento Nacional do Café em substituição ao Conselho Nacional do Café como exemplo.
-
Getúlio Vargas, a fim de conseguir amplo apoio, estimulou tanto o dinamismo industrial quanto a atividade dos cafeicultores. Sob seu governo, por exemplo, foram criados o Conselho Nacional do Café e a Política de Defesa do Café.
Gabarito CERTO
-
odeio questões assim! PQP! Vargas sequer fez reformas agrárias ou coisa do tipo! se vc pensar demais vc erra por bobagem!
-
Getúlio Vargas, a fim de conseguir amplo apoio, estimulou tanto o dinamismo industrial quanto a atividade dos cafeicultores. Sob seu governo, por exemplo, foram criados o Conselho Nacional do Café e a Política de Defesa do Café.
Gabarito CERTO
-
Os efeitos da crise de 1929 chegam à tona em 1931. O café foi perdendo gradativamente seu valor, por isso: Vargas Incentivou à diversificação de culturas na agricultura, para diminuir a dependência da economia brasileira do café.
Gabarito: Certo
-
ELE COMPROU TODO O CAFÉ DOS PRODUTORES ,ASSIM BENEFICIANDO A CLASSE, JÁ QUE ESTAVA TENDO A CRISE DO CAFÉ + DESVALORIZAÇÃO.
-
O movimento de 1930 , apesar de ter uma aparência de revolução radical na verdade não o foi. Significou, ao menos nos primeiros anos, um reordenamento oligárquico. São Paulo e Minas Gerais havia dominado a esfera federal durante o período conhecido como República Velha.
Com as sucessivas crises da produção e exportação do café, as oligarquias cafeicultoras paulista e mineira não tem condição de construir obstáculos à ascensão política de grupos dominantes de outros estados da federação – como o Rio Grande do Sul – que ainda podemos entender como oligarquias.
Embora Vargas, ao subir ao poder, tivesse um projeto industrializante, não era possível abandonar a proteção à agricultura de exportação, fundamental para a entrada de divisas necessárias ao financiamento do crescimento industrial.
O trabalho de Boris Fausto sobre o movimento de 1930 e sua publicação História Concisa do Brasil explicitam bastante bem a conjuntura de época e as estruturas brasileiras.
Assim é possível concluir que a afirmativa apresentada está correta
Gabarito do Professor: CERTO.