SóProvas


ID
2501443
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Em 1945, iniciou-se a redemocratização do Brasil e, no ano seguinte, o general Eurico Gaspar Dutra foi eleito presidente da República por voto popular. No que se refere a esse assunto, julgue (C ou E) o item subsequente.


As Forças Armadas defenderam, homogeneamente, a industrialização pesada e a exploração e o beneficiamento do petróleo, além do ingresso de tecnologia e capitais estrangeiros para viabilizá-las.

Alternativas
Comentários
  • Militares nacionalistas X militares "entreguistas"
  • Gab: Errado

     

    A Revolução de 30 destruiu a hegemonia da burguesia cafeeira, e nenhum outro setor das classes dominantes teve condições de assumi-la. A nova coalizão no poder constituiu um "Estado de compromisso", no qual se equilibraram de forma instável cafeicultores, oligarquias dissidentes (outros setores da burguesia agroexportadora ou produtora para o mercado interno), grandes comerciantes importadores e a burguesia industrial nascente, além das "categorias sociais de Estado" (militares, intelectuais e burocratas), como grupos sociais subordinados.

    Há uma polêmica antiga dividindo os cientistas sociais (em sentido lato; isto é, englobando os economistas) sobre o sentido da política econômico-financeira da primeira era Vargas. Uma corrente interpretativa busca enfatizar o caráter conservador dessa política, que teria sido a responsável pelo atraso da industrialização brasileira.

    Segundo esses autores essa política conservadora seria o resultado de uma grande continuidade política entre a Primeira República e a era de Vargas, ou seja, teria havido uma permanência de uma política econômica antiindustrialista e ortodoxa, que impediu maior diversificação e crescimento da economia brasileira.

    Tanto no Governo Provisório, como no período constitucional (1934-37), como no Estado Novo (1937-45), as grandes linhas da política financeira de Getúlio Vargas tenderiam para a obtenção dos seguintes alvos: a contenção monetária e a manutenção do equilíbrio orçamentário.

    Ou seja, não há consenso.

  • Quando falar em homogeneidade no Brasil, em qualquer período da história, mesmo entre grupos específicos, pode desconfiar!

  • a política utilizada por Gaspar Dutra era a do Plano SALTE: saúde, alimentação, energia e transporte.

  • Politicamente, Dutra afastou-se do varguismo e aliou-se à UDN por meio do Acordo Interpartidário. Economicamente, Dutra aderiu aos princípios liberais, reduzindo os investimentos públicos e promovendo o arrocho salarial. O incentivo às importações dilapidou as reservas de moedas estrangeiras e desequilibrou as contas públicas com o crescimento da inflação. Para contrabalançar a economia estatal, Dutra lançou o Plano SALTE, com postulados intervencionistas próximos aos do varguismo. O Plano SALTE consistiu em um programa econômico quinquenal para o desenvolvimento das áreas da saúde, alimentação, energia e transporte. No entanto, muitas metas desse plano não foram atingidas por falta de recursos.

    Fonte: InfoEscola

  • Matei a questão pelo fato da criação da Petrobras ter sido no governo de Getúlio Vargas em 1953.

    Gabarito: Errado.

  • Em primeiro lugar é preciso prestar atenção quando são aplicadas às sociedades expressões que significam igualdade total, semelhança irrestrita ou concordância de todos. Comunidades são agrupamentos de seres humanos que apresentam similitudes mas não são iguais.

    É raro encontrar unanimidade de ação ou de pensamento em uma comunidade! Desta forma, o início da afirmativa já pode despertar questionamento quando estabelece que: “ As Forças Armadas defenderam, homogeneamente"....

    Em segundo lugar, a questão de industrialização não é exclusiva do regime militar tampouco pensamento unicamente dos militares, mesmo que, desde o início da república estejam vinculados à ideia de progresso.

    Desde a década de 1930, após o movimento de 30 e, a ascensão de Vargas ao poder, houve claramente uma política industrializante. Aliás, diz-se, entre historiadores e economistas, de forma genérica, que foi durante o governo de Vargas que o Brasil passou de “rural agrário a urbano industrial" .

    Durante o regime militar há uma continuidade da política industrializante e, até 1974, dentro do modelo de substituição de importações. Da mesma forma, a exploração e beneficiamento de petróleo são preocupações desde Vargas. A nacionalização do subsolo é da constituição de 1934 e, a criação da Petrobrás foi aprovada pelo congresso em 1954, nos últimos tempos do segundo governo Vargas (1951- 1954).

    Portanto, podemos concluir que a afirmativa não está correta, embora a ideia de entrada de tecnologia e capitais estrangeiros para a industrialização esteja certa, ainda que sob controle do Estado ou, no caso do petróleo, em associação com a Petrobrás.

    RESPOSTA: ERRADO
  • O erro da questão está em "homogeneamente", pois havia dissensos dentro das Forças Armadas.

    Gab.: Errada

  • "PÁTRIA AMADA, BRASIL."

    Jamais homogêneo.