-
CORRETO.
No dia 29 de outubro de 1945, Getúlio Vargas, como o próprio ressalta em sua carta-testamento, renunciou ante a iminência de ser deposto por um golpe militar, sendo conduzido ao exílio na sua cidade natal, São Borja. No dia 2 de dezembro do mesmo ano, foram realizadas eleições livres para o parlamento e presidência, nas quais Getúlio seria eleito senador pela maior votação da época. Era o fim da Era Vargas, mas não o fim de Getúlio Vargas, que em 1951 retornaria à presidência pelo voto popular.
-
Essa questão é muito evasiva, não se sabe ao certo se o enunciado refere-se ao Queremismo ou se a eleição de Dutra. Quem acertou a questão acertou por sorte e quem a errou errou por azar.
-
Getúlio Vargas comprovou sua popularidade e sua força eleitoral pelo fato da vitoria de Eurico Gaspar Dutra ter acontecido por que Vargas o apoiou. A eleição é diretas quando os ocupantes dos cargos legislativos e executivos são escolhidos pelo voto dos eleitores - e não por um colégio ou assembléia. No Brasil, as eleições diretas para Presidente da República estiveram em vigor entre 1945 e 1964, ano em que ocorreu o golpe militar. Em 1989, foi reinstituída a escolha direta.
PM/MA 2017
-
Essa é pra n zerar
PMMA 2017
-
Queremismo: Movimento populista que defendia a permanência de Vargas na presidência, sendo assim, foi uma demonstração de poder.
-
Leiam diretamente os comentários do Daniel Gonçalves.
-
A própria questão (ler enunciado) já indica o caminho da resposta.
Vargas em 1945 decide apoiar Dutra. Assim, o apoio de Vargas foi essencial para a vitória de Dutra, já que tinha muita popularidade, demonstrada pelo movimento queremista (queremos Vargas)
-
Gabarito Certo!
Dutra era Ministro de Vargas no estado novo e teve seu apoio para ser eleito em 1945, confirmando a popularidade e a força política de Getúlio.
-
Gabarito: CERTO.
Pegadinha da banca.
O golpe dado em 1945 na verdade não derrubou Vargas da Presidência por meios fora da legalidade. Ele recebeu um ultimato dos militares, e o seguinte acordo foi feito: Getúlio sairia da Presidência e não concorreria para Presidente da República na eleição que aconteceria em poucas semanas, bem como apoiaria o Marechal Dutra como candidato; ao mesmo tempo, não seria feita uma investigação sobre os excessos do seu regime, e ele não perderia seus direitos políticos. Feito o acordo, ele renunciou, mantendo todos os seus direitos políticos. Assim, Vargas pôde participar das eleições de 1945, e foi eleito Senador em 4 Estados, além de Deputado Federal em outros 6, inclusive no Distrito Federal. Ele escolheu assumir o mandato como Senador pelo Rio Grande do Sul, mas poucas vezes foi às sessões legislativas.
Somando esses fatos à circunstância de o seu apoio ter sido fundamental para a eleição de Eurico Gaspar Dutra, fica claro que as eleições de 1945 de fato confirmaram toda a força política de Vargas, inclusive nas urnas.
-
"Em 1945, iniciou-se a redemocratização do Brasil e, no ano seguinte, o general Eurico Gaspar Dutra foi eleito presidente da República por voto popular." Essa frase pode nos levar ao erro, imaginando que a questão está dizendo que as eleições presidenciais nas quais Dutra foi eleito aconteceram em 1946. É que as eleições ocorreram dia 02 de dezembro de 45 e o resultado, portanto a eleição de Dutra só ocorreu no início de 1946, quando concluídas as apurações, que na época duravam muitos dias.
-
A Populariedade de Vargas ficou evidente, quando ele apontou Dutra para o povo brasileiro, dizendo que ele seria seu sucessor! Graças a esse apoio Dutra foi eleito presidente.
-
como alguem eleito deputado por 7 unidades federativas e senador por outras 4 (na época nao existia impedimento) nao comprova sua popularidade e força eleitoral?
-
GABARITO CORRETO:
Vargas APÓS RENUNCIAR A PRESIDÊNCIA , participou das eleições de 1945, concorrendo aos cargos de SENADOR e DEPUTADO FEDERAL.
Ganhou em 4 Estados + distrito federal (COMO SENADOR) ,
e ganhou em 6 Estados + Distrito Federal (como DEPUTADO FEDERAL)
SERÁ que O "PAI TAVA ON" ??? HAAHA
Talvez por ser Por ser Gaúcho optou por assumir o mandato como SENADOR pelo Rio Grande do Sul.
AÍ O CAMARADA VAI E APOIA DUTRA PRA PRESIDENTE, SERÁ que TINHA COMO ELE (DUTRA) PERDER?
Dutra venceu em 23 unidades da federação!! (graças ao apoio de vargas)
VARGAS ERA MAIS POPULAR que HAVAIANAS!!!!
-
Ele comprovou apoiando Dutra, o qual fora eleito.
-
Após a queda de Vargas em 1945 , por ação das Forças Armadas, muitos acreditaram que ele realmente havia se retirado da vida pública quando se recolheu à sua fazenda no Rio Grande do Sul. No entanto, Vargas manteve-se presente na política. Elegeu-se senador pelo Rio Grande do Sul, com a chancela do Partido Social Democrático (PSD).
Conciliou então suas funções de senador com longos períodos de “descanso" em sua residência, no Rio de Grande do Sul, de onde articulou a estratégia política para retornar ao poder o mais breve possível.
O ponto de partida foi a busca de apoio e alianças dentro do PSD e até mesmo elementos da UDN ( União Democrática Nacional) , partido francamente anti-varguista.
Entre as pessoas de quem buscou apoio e de quem se aproximou destaca-se Adhemar de Barros, político de grande prestígio e força em São Paulo, um dos maiores colégios eleitorais do país.
Sua plataforma eleitoral , pelo PTB ( Partido Trabalhista Brasileiro) , tinha como metas anunciadas uma política de bem-estar social, com a ampliação dos benefícios para os trabalhadores e, a priorização da industrialização para promover o desenvolvimento econômico do Brasil.
Excelente político e orador, Vargas soube moldar seu discurso para cada local do país em que passava e dizia aquilo que as pessoas queriam ouvir. Além disso, uma propaganda bastante eficaz convenceu grande parte do eleitorado de que seria bom “ colocar o retrato do velho na parede outra vez".
Com 48, 7% dos votos válidos , Vargas volta ao poder pela via democrática, comprovando sua popularidade e sua capacidade de articulação política. Por conseguinte, a afirmativa está correta. A bibliografia sobre o tema é variada, tanto no que diz respeito a manuais de Ensino Médio quanto à bibliografia acadêmica. Especial destaque para as publicações da historiadora Ângela de Castro Gomes.
Gabarito do Professor: CERTO.
-
Ele comprovou apoiando Dutra, o qual fora eleito.
-
As eleições de 1945 foram acirradas (com dois candidatos ruins a frente, rs). Após umas trapalhadas do Brigadeiro, que disse num comício que não precisava de votos de "uma malta de desocupados", Dutra coloca-se a frente no pleito. Ao final da campanha, Vargas deposita seu apoio, a contragosto, em Dutra, porém alertando de sua volta caso o candidato não cumprisse com os compromissos trabalhistas caros a Vargas.
Além do apoio ao candidato vencedor, vargas concorreu aos cargos de senador e deputado por vários estados, tendo sido eleito em vários deles, confirmando sua popularidade e força eleitoral.