SóProvas


ID
2501449
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Em 1945, iniciou-se a redemocratização do Brasil e, no ano seguinte, o general Eurico Gaspar Dutra foi eleito presidente da República por voto popular. No que se refere a esse assunto, julgue (C ou E) o item subsequente.


Inicialmente, o governo Dutra manteve a política econômica do Estado Novo, mas a exaustão das divisas acumuladas durante a Segunda Guerra Mundial levou-o a tomar medidas liberalizantes e a retirar o apoio financeiro à indústria nacional em 1947.

Alternativas
Comentários
  •  

    O Brasil passaria por crises sucessivas do balanço de pagamentos nos primeiros anos do pós-Guerra, o que levaria o país a abandonar o modelo liberal e adotar um modelo de desenvolvimento industrial com crescente participação estatal.

  • Pegadinha! Foi o contrário.

    O governo Dutra começou com postulados liberais (até porque não faria sentido todo o trabalho de tirar Vargas com o objetivo de manter sua política). No entanto, devido ao rápido esgotamento das reservas cambiais e da inflação (pós-guerra), ele lança o Plano SALTE, totalmente intervencionista, sendo uma atitude contrária. O plano não deu certo e tudo ficou pior

  • A partir de Bretton Woods, ocorrida em agosto de 1944, na cidade homônima de New Hampshire, nos Estados Unidos, foram discutidas a base da economia mundial pós-guerra, o que, para Dutra, que assumiria o poder em 31 de janeiro de 1946, após vitória eleitoral em 2 de dezembro anterior, seria um bom auspício ao liberalismo econômico. Inicialmente, Dutra acabou por permitir a abertura comercial brasileira; contudo, um ano depois, em julho de 1947, entra em vigor a Instrução nº 25, da SUMOC (Superintendência da Moeda e do Crédito), que faz com que voltem os controles cambiais, a fim de evitar as perdas de divisas brasileiras. Outro fator que contribuiu para tal foi a "ilusão de divisas", quando o Brasil acreditava que, com a Segunda Guerra Mundial, estava numa situação favorável de reservas. Contudo, o fato é que o país carecia de moedas conversíveis. 

  • ERRADO

    Bóris Fausto, História do Brasil, EDUSP, 2013, p. 344: "Do ponto de vista da política econômica, o governo Dutra se iniciou seguindo um modelo liberal. A intervenção estatal foi condenada, e os controles estabelecidos pelo Estado Novo foram sendo abolidos (...) A situação do Brasil no plano internacional era favorável, pois o país acumulara ívidas no exteriir, resultantes das exportações nos anos de guerra. Apesar disso, a política lliberal acabou fracassando...Como resposta, em junho de 1947, o governo mudou a orientção, estabelecendo um sistema de licenças para importar. ...Levando-se em conta que o cruzeiro foi mantido em níveis altos em sua relação com o dólar, houve um desestímulo às exportações e um estímulo à produção para o mercado interno." Assim, segundo, Fausto, a política implementada a partir de 1947 favoreceu a indústria no Brasil.

     

  • A melhor forma de acabar com o liberalismo é aplicando medidas liberais

  • ERRADO. Em verdade, a política econômica da primeira parte do governo Dutra, chefiada por Correa Castro, foi liberal e ortodoxa. O Brasil tentava uma melhor inserção na economia internacional, o que deu azo à abertura do país para a importação de diversos produtos, e possivelmente, de investimentos.

    O problema foi que o país foi vítima de uma ilusão cambial, ou seja, o governo tinha muitas divisas, mas inconversíveis. Assim, Castro sai e Guilherme da Silveira é contratado, iniciando uma fase mais protecionista economicamente, tentando emular o nacional-desenvolvimentismo varguista. 

  • Eu errei essa questão. Vendo o comentário da professora, entendi que o início do governo Dutra foi liberalizante, e não intervencionista como afirma a questão. Mas e sobre retirar os recursos financeiros da indústria nacional em 47, isso aconteceu?

  • SO LEMBRAR DA CONSTITUIÇAO DE 1946, PROMULGADA NO GOVERNO DUTRA ELA ERA DEMOCRATICA E LIBERAL

    PLANO SALTE

    SAUDE

    TRASPORTE

    ENERGIA

    PMAL 2021

  • Faltou "alimentação" Antônio Gomes,

    Saúde

    ALimentação

    Transporte

    Energia

  • GABARITO ERRADO.

    ERRO ESCANCARADO EM VERMELHO

    Inicialmente, o governo Dutra manteve a política econômica do Estado Novo, mas a exaustão das divisas acumuladas durante a Segunda Guerra Mundial levou-o a tomar medidas liberalizantes e a retirar o apoio financeiro à indústria nacional em 1947.

    O governo de DUTRA praticava o liberalismo econômico desde o incio até metade do seu mandato, (inclusive a constituição de 1946 era DEMOCRÁTICA e LIBERAL. no estado novo era oposto disso!!

    Dutra veio criar o Plano SALTE na segunda metade do seu mandato. Até chegar nesse plano era tudo liberal.

    O tal plano SA.L.T.E tinha como objetivo estimular o desenvolvimento de setores da Saúde, ALimentaçãoTransporte e Energia; NUMA TENTATIVA DE CONTROLAR A INFLAÇÃO

    nos primeiros anos a abertura de importações era ENORME

  • Tenho apostilas em PDF esquematizadas para PMAL no precinho.

    wpp 82 982057012

  • "Uma das principais características do governo Dutra foi o abandono do nacionalismo econômico da Era Vargas".

    -Livro História e Consciência do Brasil - 2º Grau, de Gilberto Cotrim.

  • Errado!

    .

    .

    Druta - Política econômica: incentivo à industrialização e a facilitação de importações = crise

    Planos de metas: SALTE (Fracasso: liberação no setor da importação)

    Saúde

    ALimentação

    Transporte

    Energia 

  • No inicio do governo Dutra, em contraponto com as medidas do governo Vargas e com escassez de capitais, dada a recusa de um "Plano Marshal" para América Latina por parte do governo americano, o presidente toma medidas liberalizantes e flexibiliza as importações. Em razão do câmbio brasileiro desvalorizado e à insipiente industrialização do país, o Brasil tem déficit muito grande de sua balança comercial diminuindo significativamente as reservas nacionais (reservas que o país acumulara em exportações durante o período de guerra). Para combate a crise gerada, Dutra então toma medidas no sentido de manter flexíveis apenas as importações de maquinário e equipamentos adotando protecionismo para produtos brasileiros numa política de substituição de importações.

    Corrijam-me, caso haja engano, por favor.