SóProvas


ID
2501467
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Em 1830 e em 1848, a Europa foi tomada por movimentos revolucionários. Acerca desse assunto, julgue (C ou E) o item a seguir.


Embora exprimissem demandas nacionais, as revoluções de 1848 constituíram movimentos coordenados, articulados de forma central durante as campanhas liberais de Paris.

Alternativas
Comentários
  • Com o fim da era napoleônica, as monarquias européias se reuniram com o objetivo de conter as propostas de transformação disseminadas pela Revolução Francesa. Tal encontro aconteceu no chamado Congresso de Viena, momento em que parte dos monarcas que ali se encontravam decidiu formar a chamada Santa Aliança. Nesse acordo, diversos monarcas se comprometiam a auxiliar militarmente toda monarquia que tivesse sua autoridade ameaçada.

    Contudo, esse projeto que deveria preservar o Antigo Regime não foi capaz de conter a marcha das novas revoluções que tomariam conta da Europa. No ano de 1848, as várias novas correntes políticas que surgiam em todo o Velho Mundo se mostraram decididas a dar fim ao regime monárquico. Em linhas gerias, o contexto político europeu se via tomado não só pelas propostas liberais oriundas da experiência francesa, mas também contou com a ascensão das tendências nacionalistas e socialistas. 

    ERRADO - Acredito, portanto, que o erro da questão está na afirmação: " movimentos coordenados, articulados de forma central durante as campanhas liberais de Paris - Havia movimentos de cunho nacionalistas, socialistas e liberais

  • Os movimentos não foram coordenados nem articulados de forma central.

  • Depois da Revolução Francesa de 1789 e 1799 e o período napoleônico até 1815 aconteceu o Congresso de Viena. Ele foi liderado pelo príncipe austríaco Metternich, ministro do imperador Ferdinando de Habsburgo, e restaurou em várias regiões da Europa, o Antigo Regime fundamentado no governo absolutista.

    O Congresso de Viena levou em consideração, acima de tudo, os interesses dos chamados “4 Grandes" : Áustria, Prússia (atual Alemanha), Rússia e Inglaterra. Todos os ganhos populares e das diferentes burguesias dos países antes dominados por Napoleão foram abafados.

    Como resultado, a Europa vê três “ondas" de revoluções de caráter liberal: em 1820, 1830 e 1848, sendo que as duas últimas atingiram mais países. Em 1848, a partir da França, 21 regiões estavam com movimentos revolucionários. Nem todos, porém, foram bem sucedidos.

    No entanto, embora o motor fundamental tenha sido o ideário liberal, nascido com o Iluminismo difundido pela Revolução Francesa e pelas tropas de Napoleão, não é possível afirmar que os movimentos eram “ coordenados“, “articulados" a partir dos movimentos liberais em Paris. Há o exemplo francês, há o protagonismo de Paris mas, não há a centralização dos movimentos a partir das lideranças francesas.

    Cada movimento, seja em Portugal, na Espanha, no Império Austro Húngaro ou na Prússia, teve um tempo e motivações específicas. De acordo com o momento histórico de cada Estado. As demandas têm, por conseguinte, pontos semelhantes, como por exemplo a exigência de constituição e, pontos que atendem às necessidades específicas de cada região.

    Daí entende-se que a afirmativa está incorreta.

    RESPOSTA: ERRADO
  • Revoluções raramente são movimentos coordenados. O contrário ocorre com os golpes.