-
Kuomintang ou Partido Nacionalista Chinês é fundado após a Revolução Nacionalista, em 1911, em que o país se torna uma República. Sun Yat-se colaborava com os comunistas chineses, mas depois de sua morte, os atritos com o Kuomintang começaram. O Kuomintang era militarmente mais forte nas cidades, enquanto os comunistas tinham maior força nos campos. Os Kouminatang, em 1949, refugiaram-se em Taiwan, onde instalaram a China Nacionalista (Taiwan). As forças de Mao conseguiram a vitória em 1º de outubro de 1949, conquistaram o poder e proclamaram a República Popular da China. Com o início da Era Mao Tse-tung, a China passa por uma série de reformas como, por exemplo, coletivização das terras, controle estatal da economia e nacionalização de empresas estrangeiras.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Revolu%C3%A7%C3%A3o_Chinesa
-
Aos não assinantes,
GABARITO: CERTO
-
Na primeira etapa da revolução, chamada de Nova Democracia, as grandes e médias propriedades rurais foram confiscadas pelo Estado e entregues aos camponeses. A reforma agrária foi muito importante para diminuir a pobreza no país. Milhões de pessoas que antes viviam entulhadas nas favelas da periferia de Xangai e Pequim ganharam terra para trabalhar. Também foi organizado um gigantesco movimento de educação popular, que alfabetizou dezenas de milhões de adultos. As mulheres, que até então eram tratadas como servas domésticas, ganharam igualdade de direitos com os homens. Sem dúvida, era uma nova China que estava nascendo.
Em 1953, todas as empresas, bancos e indústrias passaram para o controle do Estado. A China se tornava um país socialista que seguia o modelo soviético, com apoio total à industria pesada e à economia dirigida por planos de 50 anos. A URSS ajudava bastante, enviando dinheiro, tecnologia, engenheiros, médicos, professores e operários especializados.
https://www.coladaweb.com/historia/revolucao-chinesa
-
Certo !
Foi na China dos anos 20 que começaram as tumultuosas relações entre o Kuomintang (KMT) e o Partido Comunista Chinês (PCC). Relações que ficarão marcadas por alianças e guerras fratricidas entre os dois partidos.
O PCC foi fundado em Shanghai, em 1921, por Mao Tse Tung. Três anos mais tarde, sob a impulsão da Komintern (Terceira Internacional), o partido alia-se aos nacionalistas do KMT.
-
Desde o inicio do século XX a China enfrentava tensão política entre várias proposições. Em 1911 houve a Revolução Xinhai que pôs fim ao regime monárquico mas, o território chinês se encontrou mais fragmentado político e ideologicamente. Os Senhores de Guerra lutavam apoiando os movimentos separatistas ao sul. O Kuomintang, que era o partido nacionalista, defendia a permanência da unidade territorial chinesa e, em meio a estes dois grupos, surgiram os comunistas. Além disso é mantido o último imperador da China, Pu Yi, “governando" confinando na Cidade Proibida , localizada em Pequim.
Houve um fortalecimento dos comunistas chineses com o sucesso da Revolução Russa de 1917. Tanto que no ano de 1921 foi criado o Partido Comunista Chinês com 57 fundadores, dentre eles Mao Tse Tung. A relação entre o PCC e o Kuomitamg era amistosa e intermediada pela União Soviética. Após a morte do líder do partido nacionalista e com a ascensão de Chiang Kai Shek, os membros do PCC passaram a serem perseguidos e sofrerem repressão dando início à uma guerra civil.
A Guerra civil teve uma trégua quando começaram a Guerra Sino Japonesa e a Segunda Guerra Mundial. Com a derrota do Japão oficializada, as discussões foram retomadas e não tiveram sucesso. Dessa forma, a guerra civil recomeçou e as forças comunistas, superiores em número de pessoas e armamentos, venceram. Os nacionalistas fugiram para Taiwan e assim Mao-Tsé Tung estabeleceu a República Popular da China.
O primeiro esboço da economia feito por Mao Tsé Tung para a República Popular da China foi o Plano Quinquenal. O objetivo deste plano era desenvolver as indústrias pesadas e estabelecer as metas necessárias para o crescimento das áreas de produção consideradas prioritárias pelo PCC. Uma das medidas econômicas para conseguir ampliar os recursos financeiros do partido foi a expropriação das empresas privadas que estavam em território chinês desde o período monárquico e, também, os bens dos membros do partido nacionalista Kuomitang que fugiram quando o regime comunista foi implementado.
Por este motivo podemos afirmar que a questão está correta.
Gabarito do Professor: CERTO.