SóProvas


ID
2501482
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Acerca das revoluções russa (1917) e chinesa (1949), dois marcos na história política e das relações internacionais no século XX, julgue (C ou E) o próximo item.


Vitorioso, o regime chinês chefiado por Mao Tse-tung implementou um programa econômico que estatizou empresas industriais estrangeiras e aquelas pertencentes a famílias ligadas ao Kuomintang.

Alternativas
Comentários
  • Kuomintang ou Partido Nacionalista Chinês é fundado após a Revolução Nacionalista, em 1911, em que o país se torna uma República.  Sun Yat-se colaborava com os comunistas chineses, mas depois de sua morte, os atritos com o Kuomintang começaram. O Kuomintang era militarmente mais forte nas cidades, enquanto os comunistas tinham maior força nos campos. Os Kouminatang, em 1949, refugiaram-se em Taiwan, onde instalaram a China Nacionalista (Taiwan). As forças de Mao conseguiram a vitória em 1º de outubro de 1949, conquistaram o poder e proclamaram a República Popular da China. Com o início da Era Mao Tse-tung, a China passa por uma série de reformas como, por exemplo, coletivização das terras, controle estatal da economia e nacionalização de empresas estrangeiras.

     

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Revolu%C3%A7%C3%A3o_Chinesa

  • Aos não assinantes,

    GABARITO: CERTO

  • Na primeira etapa da revolução, chamada de Nova Democracia, as grandes e médias propriedades rurais foram confiscadas pelo Estado e entregues aos camponeses. A refor­ma agrária foi muito importante para dimi­nuir a pobreza no país. Milhões de pessoas que antes viviam entulhadas nas favelas da periferia de Xangai e Pequim ganharam terra para trabalhar. Também foi organizado um gigantesco movimento de educação popular, que alfabetizou dezenas de milhões de adul­tos. As mulheres, que até então eram tratadas como servas domésticas, ganharam igualdade de direitos com os homens. Sem dúvida, era uma nova China que estava nascendo.

    Em 1953, todas as empresas, bancos e indústrias passaram para o controle do Estado. A China se tornava um país socialista que se­guia o modelo soviético, com apoio total à industria pesada e à economia dirigida por planos de 50 anos. A URSS ajudava bastan­te, enviando dinheiro, tecnologia, engenhei­ros, médicos, professores e operários especializados.

     

    https://www.coladaweb.com/historia/revolucao-chinesa

  • Certo ! 

    Foi na China dos anos 20 que começaram as tumultuosas relações entre o Kuomintang (KMT) e o Partido Comunista Chinês (PCC). Relações que ficarão marcadas por alianças e guerras fratricidas entre os dois partidos.

    O PCC foi fundado em Shanghai, em 1921, por Mao Tse Tung. Três anos mais tarde, sob a impulsão da Komintern (Terceira Internacional), o partido alia-se aos nacionalistas do KMT.

  • Desde o inicio do século XX a China enfrentava tensão política entre várias proposições. Em 1911 houve a Revolução Xinhai que pôs fim ao regime monárquico mas, o território chinês se encontrou mais fragmentado político e ideologicamente. Os Senhores de Guerra lutavam apoiando os movimentos separatistas ao sul. O Kuomintang, que era o partido nacionalista, defendia a permanência da unidade territorial chinesa e, em meio a estes dois grupos, surgiram os comunistas. Além disso é mantido o último imperador da China, Pu Yi, “governando" confinando na Cidade Proibida , localizada em Pequim. 

    Houve um fortalecimento dos comunistas chineses com o sucesso da Revolução Russa de 1917. Tanto que no ano de 1921 foi criado o Partido Comunista Chinês com 57 fundadores, dentre eles Mao Tse Tung. A relação entre o PCC e o Kuomitamg era amistosa e intermediada pela União Soviética. Após a morte do líder do partido nacionalista e com a ascensão de Chiang Kai Shek, os membros do PCC passaram a serem perseguidos e sofrerem repressão dando início à uma guerra civil. 

    A Guerra civil teve uma trégua quando começaram a Guerra Sino Japonesa e a Segunda Guerra Mundial. Com a derrota do Japão oficializada, as discussões foram retomadas e não tiveram sucesso. Dessa forma, a guerra civil recomeçou e as forças comunistas, superiores em número de pessoas e armamentos, venceram. Os nacionalistas fugiram para Taiwan e assim Mao-Tsé Tung estabeleceu a República Popular da China.

    O primeiro esboço da economia feito por Mao Tsé Tung para a República Popular da China foi o Plano Quinquenal. O objetivo deste plano era desenvolver as indústrias pesadas e estabelecer as metas necessárias para o crescimento das áreas de produção consideradas prioritárias pelo PCC. Uma das medidas econômicas para conseguir ampliar os recursos financeiros do partido foi a expropriação das empresas privadas que estavam em território chinês desde o período monárquico e, também, os bens dos membros do partido nacionalista Kuomitang que fugiram quando o regime comunista foi implementado.
    Por este motivo podemos afirmar que a questão está correta. 

    Gabarito do Professor:  CERTO.