SóProvas


ID
2501515
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

      Talvez o tema mais importante da história política da América espanhola das primeiras décadas pós-independência tenha sido a dificuldade de constituir Estados novos viáveis após a separação da Espanha.

Frank Safford. Política, ideologia e sociedade na América espanhola do pós-independência. In: Leslie Bethell (Org.). História da América Latina. Brasília: FUNAG; São Paulo: EdUSP, 2009, v. 3, p. 331.

A propósito do tema precedente e de seu contexto, julgue (C ou E) o item seguinte.


Na Confederação Argentina, nas décadas de 20 e 30 do século XIX, havia dois projetos para o Estado Nacional: o centralista, apoiado pelos caudilhos do interior, e o federal, apoiado pela elite ilustrada urbana.

Alternativas
Comentários
  • Ao contrário, os federalistas era do interior.
  • ERRADO.

     

    "(...) Em 1819, Buenos Aires decretou uma constituição centralista que fosse substituída pela federalista. A Batalha de Cepeda de 1820, travada entre os centralistas e os federalistas, resultou no fim do governo do Diretor Supremo. Em 1826, Buenos Aires promulgou outra constituição centralista, com Bernardino Rivadavia sendo nomeado como o primeiro presidente do país. Entretanto, as províncias do interior se opuseram a ele, forçaram sua renúncia e rejeitaram a constituição. Centralistas e Federalistas retomaram a guerra civil; este último grupo prevaleceu e formou a Confederação Argentina em 1831, liderada por Juan Manuel de Rosas. (...)"

  • Gabarito: ERRADO

    "A concepção de forças do item está invertida. Os caudilhos do interior argentino apoiavam o poder federal, com  maior distribuição da representação política. Já a elite urbana, especialmente de Buenos Aires, defendia um projeto centralista, mantendo o papel da cidade como centro político. Além disso, como observação factual, o conflito durou até 1830".

     

    Livro: 1.600 Questões Comentadas