SóProvas


ID
2501524
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Durante o século XIX, o expansionismo europeu sofreu um grande impulso, e a Ásia, a África e a Oceania foram divididos em zonas ocupadas pelos europeus ou sob influência europeia. A respeito desse tema, julgue (C ou E) o seguinte item.


Para evitar sucumbir ao domínio europeu, o Japão assinou com os Estados Unidos da América o Tratado de Amizade e Cooperação, em 1853, o que possibilitou a modernização da economia japonesa e a construção de uma Marinha de Guerra, dando início à Revolução Meiji.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.

    A partir de 1850, as nações ocidentais passaram a desenvolver estratégias políticas que pressionavam a abertura política e econômica japonesa. Em 1854, sob o comando do almirante Perry, uma esquadra norte-americana impôs a abertura dos portos nipônicos ao mercado mundial. Por meio de sérias ameaças militares, os japoneses foram obrigados a assinar tratados comerciais com diferentes países. Buscando reagir ao processo de dominação, os japoneses permitiram que seus jovens fossem enviados à Europa e os Estados Unidos para estudarem em universidades voltadas para os campos de ciência e tecnologia. Com o passar do tempo, a população japonesa começou a dominar o conhecimento necessário para a criação de suas primeiras indústrias. Em pouco tempo, esse projeto de modernização também foi seguido pelo campo político, com a chamada Revolução Meiji. Manifestações de cunho nacionalista passaram a se opor ao domínio absoluto do xogunato. Dessa forma, com o apoio do Exército e da Marinha, Mitsuhito, o imperador Meiji, empreendeu uma série de reformas que deram uma nova feição política ao Japão.

  • O Tratado de Amizade e Cooperação foi assinado entre os países do sudeste asiatico. Os EUA só entrou no tratado em 2009.
  • A questão dá a entender que a modernização do Japão aconteceu por causa dos tratados com os EUA, o que é errado.
    A modernização japonesa, na verdade, ocorreu por motivos internos. Houve uma guerra civil (Guerra Boshin) entre os grupos que apoiavam o xogunato (visão mais conservadora) e os que apoiavam o Imperador Meiji (visão mais progressista).  [correção CACD 2017 do Clio]
    A Revolução Meiji (1868) trouxe modernização ao Japão. A rápida industrialização e modernização japonesa permitiu e requereu um enorme aumento na produção e na infraestrutura. As empresas nacionais se tornaram consumidoras de tecnologia ocidental e aplicou isso para produzir itens que seriam vendidos a preços baixos no mercado internacional. Com isso, as zonas industriais cresceram enormemente, e não houve migração em massa do campo para os centros de industrialização. A industrialização além disso era paralela com o desenvolvimento de um sistema ferroviário e comunicações modernas, integrando o país. [Wikipedia]

  • Gabarito: ERRADO

    "O Japão não assinou tratado com os EUA para 'evitar sucumbir ao domínio europeu'. O país foi coagido pela Diplomacia da Canhoneira, com a expedição naval dos EUA comandada pelo Comodoro Matthew Perry. Além disso, o país insular também assinou tratados desiguais com potências europeias. Finalmente, 1853 é o ano da citada expedição de Matthew Perry, não o ano de asssinatura de qualquer tratado".

     

    Livro: 1.600 Questões Comentadas

  • No século XIX as potências europeias buscavam expansão de seus negócios em direção a regiões africanas e asiáticas. É o que, normalmente, é conhecido como expansão imperialista. O mesmo acontecia com os EUA. 

    Em um primeiro momento há a expansão de leste para o oeste da América do Norte, em direção ao Oceano Pacífico. A proposta era a de formação de um país costa a costa: do Atlântico ao Pacífico. Embora a política externa norte-americana fosse oficialmente definida como de “ isolacionismo", isto significou tão somente que os EUA não iriam interferir nos interesses europeus, na mesma medida em que não aceitariam interferências no continente americano ou em áreas de seu interesse na costa do Oceano Pacífico . Daí a história das relações entre EUA e Japão. 

    Em 1853 chega ao Japão o comodoro norte-americano Matthew Perry aportou no Japão, sem interferência dos britânicos que buscavam atuação na região desde o século XVII. Foram iniciadas as negociações para assinatura de um tratado de amizade e comércio. Perry, no comando de uma esquadra e ameaçando utilizar a força, inicialmente recusou- se a negociar com os oficiais japoneses e exigiu falar com o imperador japonês. Só que o shogun Tokugawa Ieyoshi - uma espécie de primeiro ministro - era de fato o homem das leis do Japão. A interação entre o imperador e estrangeiros era fora de questão.  Perry concluiu que era melhor tentar um tratado com representantes do Xogun e não com o imperador. 

    O Tratado de Kanagawa foi assinado pelos Estados Unidos e pelo Japão já no início de 1854, por conta da pressão dos EUA, dando fim à politica de isolamento do Japão em relação a estrangeiros. Pelo tratado os portos japoneses de Shimoda e Hakodate foram abertos ao comércio estadunidense,. Era garantida a segurança dos marinheiros dos Estados Unidos e, foi estabelecido um consulado permanente dos EUA no Japão. 

    O poder do Xogun foi, realmente, desarticulado pela Revolução Meiji citada na afirmativa da questão. Mas,  esta só aconteceu entre 1868 e 1900. A Era Meiji foi um momento de renovação política, religiosa e social bastante profunda que ocorreu no Japão. A relação entre a Era Meiji e o tratado assinado entre Japão e os EUA não é tão direta quanto a afirmativa propõe , até por conta da temporalidade de cada momento histórico. 

    A análise da afirmativa exige conhecimento específico acerca da política externa dos EUA em relação à Ásia. A bibliografia necessária ao estudo é igualmente específica que, normalmente, é fornecida pelo Instituto Rio Branco no edital do concurso. No entanto, a obra de Moniz Bandeira, Formação do Império Americano, pode ser considerada leitura básica para a compreensão do tema. 

    A afirmativa está incorreta. A assinatura do tratado não é resultante da necessidade de “escapar" de algum tipo de influência europeia. Além disso o Tratado de Kanagawa não resulta da Revolução Meiji. Na verdade é possível entendê-lo como um dos elementos que permitiu a revolução que estabelece de fato o poder da dinastia Meiji acima do xogunato 

    Gabarito do Professor: ERRADO.