-
A Noruega desde o século XVI estava em uma união próxima com a Dinamarca, porém a aliança do Reino da Dinamarca e Noruega com o Império Francês de Napoleão Bonaparte fez com que o Reino Unido e a Rússia aprovassem a anexação do território pela Suécia como uma compensação pela perda da Finlândia em 1809, além de uma recompensa por juntar-se à sua coligação contra os franceses. Pelo Tratado de Kiel de 1814, o rei Frederico VI da Dinamarca foi forçado a ceder a Noruega para o rei Carlos XIII da Suécia.
Fonte: Wikipédia
-
Esta questão consta no gabarito da CESPE como ERRADO. Pelo que li na Internet a questão está certa.
-
o erro está em "como compensação", já que a parte oriental da Suécia, separou-se em 1809 formando a Finlândia, como grão-ducado russo autônomo.
A campanha contra a Noruega em 1814 estabeleceu uma união que durou até 1905, quando se dissolveu pacificamente
então os eventos do item ñ tem relação
-
Na realidade o erro está na palavra perda.
Veja bem, a Suécia já havia perdido a Finlândia em 1809 e esperava que o Congresso de Viena reestabelecesse este dominio, amparado no princípio da legitimidade. Contudo, a manutenção da Finlândia pela Rússia serviu de recompeça pela vitória sobre Napoleão e a Suécia foi indenizada com a Noruega. Ou seja, a compensação foi em virtude da manutenção do território pela Rússia e não pela perda dele.
Abaixo segue trecho do livro História da Civilização Ocidental de Edward McNall Burns, onde podemos ver que tanto o controle sobre a Noruega, quanto a natureza de compensação dele estão corretos.
"Outra série de compensações semelhantes foi levada a efeito a fim de recompensar a Russia pela participação na derrota de Napoleão. O czar pode conservar a Finlândia, que fora tomada à Suécia em 1809. Esta, por sua vez, foi indenizada com a aquisição da Noruega, tomada à Dinamarca. Todos esses arranjos se fizeram com total desrespeito aos interesses dos povos neles envolvidos. (...) Também não se teve a menor consideração pelos interesses dos noruegueses ao transferi-los para a soberania da Suécia."
-
Gabarito: ERRADO
"Embora o Congresso de Viena consagre a posse russa da Finlândia e consagre a união de coroas entre Suécia e Noruega, que foi de fato uma compensação aos suecos, a união de coroas e troca de territórios foi um processo separado.
Iniciado com o Tratado de Kiel, em janeiro de 1814, e terminado em 4 de novembro daquele ano, quando os noruegueses finalmente elegem o rei sueco como seu rei, após breve conflito.
Inicialmente o gabarito grafava C. Após recursos elaborados por candidatos com subsídios de fontes primárias e secndárias, ele foi justamente alterado para E."
Livro: 1.600 Questões Comentadas
-
Tratado de Kiel (1814)
- A independência da Noruega está relacionada com as guerras napoleônicas.
- A Suécia reivindicou a Noruega para compensar a perda da Finlândia para a Rússia.
Após uma administração de mais de 400 anos, a Dinamarca perdeu a Noruega para a Suécia.
-
O Congresso de Viena foi um encontro ocorrido, entre setembro de 1814 e junho de 1815, com o objetivo de redesenhar o mapa político europeu após a derrota de Napoleão Bonaparte , criando um equilíbrio entre as potências vencedoras.
As principais potências envolvidas foram a Inglaterra, a Prússia,a Rússia e a Áustria . A proposta ser a de restaurar o Antigo Regime Absolutista ,com a retomada das casas reais consideradas “ legítimas" ao poder.
Esta afirmativa está incorreta pois a Finlândia pertencia à Rússia que foi autorizada a se manter o território com a assinatura do acordo de paz elaborado no Congresso de Viena. Neste mesmo acordo a Suécia recebeu o direito sobre a Noruega, mas não há registros de que tenha sido uma compensação por perda de território. A Suécia foi considerada potência vencedora de Napoleão, por ter participado de algumas coligações militares anti-napoleônicas.
Gabarito do Professor: ERRADO.