-
As próprias Guerras Napoleônicas envolveram um sem número de nações europeias (a França, a Espanha, Portugal, os Reinos Alemães, o Império Austríaco, o Reino da Itália, o Reino de Nápoles, o Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda e até mesmo a Rússia (lembrem que Moscou foi incendiada pelos próprios russos como estratégia de terra arrasada ante a invasão francesa). Houve, inclusive, repercussões fora do continente europeu, a exemplo do embate entre as tropas inglesas e francesas no Egito e da própria fuga estratégica da família real portuguesa para o então Brasil Colônia, em 1808.
O nome Primeira Guerra Mundial foi atribuído ao conflito de 1914 a 1918, pois essa foi, efetivamente, a primeira guerra da qual participaram as principais potências das diversas regiões da terra, embora o principal cenário das batalhas tenha sido o continente europeu. Os conflitos internacionais anteriores tinham um caráter localizado, sempre restrito a países de um mesmo continente, de economia predominantemente agrícola ou mercantil. Já o conflito de 1914 a 1918, além do seu caráter generalizado, envolveu potências que tinham alcançado a industrialização e que dedicaram sua capacidade de produção ao desenvolvimento de uma poderosa indústria bélica. Essas potências alinharam efetivos consideráveis, extraídos principalmente da população rural, cuja diminuição acarreta uma inquietadora redução dos aprovisionamentos. Assim, o conflito desorganizou as trocas e abalou seriamente a estrutura econômica do mundo.
-
Errada!
Temos a Guerra da Crimeia, que se estendeu de 1853 a 1856. Envolveu, de um lado o Império Russo e, de outro, uma coligação integrada pelo Reino Unido, a França, o Reino da Sardenha e o Império Otomano (atual Turquia). Esta coligação, que contou ainda com o apoio do Império Austríaco, foi formada como reação às pretensões expansionistas da Rússia.
Nessa guerra, foi importante o papel da marinha de corso, pela França e Reino Unido.
Fonte: Wikipédia
-
O conceito de “Guerra Mundial” é algo que carrega em si o estigma da contemporaneidade, a expressão é bem aplicada para os tempos de globalização. A humanidade já passou por inúmeras guerras, de pequena ou grande escala, desde a História Antiga até os dias atuais, mas os momentos da história humana determinaram a repercussão dos conflitos. É claro que toda guerra tem como consequência invariável os prejuízos humanos, econômicos, sociais e políticos, mas a dimensão que assumem está muito atrelada ao seu momento histórico. As próprias Guerras Napoleônicas envolveram um grande número de nações europeias.
-
A dica para essa questão está em observar que no contexto das Guerras Napoleônicas, muitas nações foram envolvidas no conflito, inclusive Portugal por não ter acatado o Bloqueio Continental, vindo a familía real a se refugiar no Brasil.
-
Gabarito: ERRADO
"A maior 'guerra de ajuste', como são chamados os conflitos travados durante os "Cem anos de Paz relativa", foi a Guerra da Crimeia, em 1856, que envolveu Rússia, França, Reino Unido, Sardenha e Imperío Otomano. Ou seja, ao menos três das potências presentes em Viena no ano de 1815".
Professor: Filipe Figueiredo
Livro: 1.600 Questões Comentadas
Para complementar, há outro item que trata do mesmo tema no ano de 2016:
Ano: 2017 Banca: CESPE Órgão: Instituto Rio Branco Prova: Diplomata
"A Guerra da Crimeia - um dos maiores conflitos militares em que se envolveram Estados europeus e asiáticos entre as Guerras Napoleônicas e a Primeira GUerra Mundial -, ao opor, de um lado, Grã-Bretanha e França, e, de outro, a Rússia, provocou séria elevação no n;ivel de tensão do sistema internacional."
Gabarito: CERTO
-
Após as guerras napoleônicas, até o início da primeira guerra mundial, em 1914, não houve grandes conflitos que envolvessem várias potências europeias. Por isso é que é um tempo chamado de “Belle époque". É também um período de quase cem anos de paz.
Já a guerra de 1914-1918 tornou-se uma guerra mundial por ter tido vários campos de batalha – como norte da Itália, península Balcânica, fronteira franco-belga – e por ter envolvido tropas de estados europeus e de suas colônias!
Como os Estados europeus tinham colônias na América, na África e na Ásia, muitas nacionalidades e, interesses cada vez mais diversificados influenciaram o curso do conflito.
Antes de 1917 há incluso a participação de voluntários norte-americanos. Depois da entrada dos EUA há então a participação dos norte-americanos e de grupos de outros aliados, como por exemplo, brasileiros, mesmo que não com tropas .
A justificativa apresentada para a denominação “guerra mundial" para o conflito 1914/18 não procede.
O argumento “, desde as Guerras Napoleônicas, nenhum grande conflito armado havia envolvido mais que duas das principais potências mundiais " justifica a Belle Époque.
RESPOSTA : ERRADO.
-
O estopim deste conflito foi o assassinato de Francisco Ferdinando, príncipe do império austro-húngaro.